quarta-feira, junho 25, 2014

Almôndegas com limão siciliano e pecorino e personagens de TV favoritos

English version

Beef, lemon and pecorino meatballs / Almôndegas com limão siciliano e pecorino

Ao terminar de assistir à quinta temporada de “Sons of Anarchy” fiquei pensando em personagens preferidos de seriados de TV – tenho alguns, personagens por quem torci (ou ainda torço) mesmo que não fossem as melhores pessoas da vizinhança (olá, Walter White). :)

No caso de SoA, por exemplo, é uma agonia ter um personagem favorito – digamos que Kurt Sutter e George R. R. Martin poderiam ser melhores amigos – mas ainda assim Chibs é de quem eu mais gosto, simplesmente o adoro e o seu sotaque também. <3 Samantha Jones e Peggy Olson são as minhas favoritas em “Sex and the City” e “Mad Men”, respectivamente, e apesar de todo mundo em “Seinfeld” ser engraçadíssimo George Costanza foi e sempre será o meu #1. :) Vocês tem personagens de TV preferidos? Que tal me contar? :) Tenho favoritos também quando o assunto é comida: almôndegas tem um lugar muito especial no meu coração, e o marido também as adora. Sempre fico interessada em novas receitas de almôndegas, especialmente quando há alguma coisa diferente, como as com alho-poró do Ottolenghi que postei outro dia. As de hoje são deliciosas, bem fáceis de fazer e nelas o queijo tem dupla função: temperar e dar liga, por isso não é necessária a adição de ovos ou farelo de pão. Servi as almôndegas com molho de tomate e a polenta do Andrew Carmellini porque o dia estava bem frio, mas tenho certeza de que elas ficariam igualmente ótimas como petisco em um dia quente, com um pouquinho de Tabasco e uma cerveja gelada para acompanhar.

Um aviso: todo esse queijo derretendo no forno vai perfumar a cozinha de tal maneira que vocês vão querer devorar as almôndegas no segundo em que ficarem prontas – podem acreditar. :)

Almôndegas com limão siciliano e pecorino
um tiquinho adaptadas da sempre deliciosa revista Olive

400g de carne bovina moída
½ cebola roxa ralada
1 dente de alho grande, amassado e bem picadinho
raspas da casca de ½ limão siciliano
1 punhado de folhas de orégano fresco picadas
30g de queijo pecorino ralado bem fininho
sal e pimenta do reino moída na hora – usei ½ colher (chá) de sal, tome cuidado pois o pecorino já é salgadinho

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande com uma camada dupla de papel alumínio. Unte o papel com óleo.
Coloque a carne moída, a cebola, o alho, as raspas de casca de limão, o orégano, o pecorino, o sal e a pimenta do reino em uma tigela grande e misture (eu uso uma das mãos para isso). Faça bolinhas com a mistura (palmas das mãos úmidas facilitam o trabalho) e coloque-as na assadeira preparada. Asse até que dourem e estejam assadas por dentro (cerca de 20 minutos).
Sirva com molho de tomate ou o que você preferir. :)

Rend.: cerca de 18 almôndegas

16 comentários:

Anna disse...

Meu personagem preferido da TV é o Doutor, o protagonista da série sci-fi inglesa "Doctor Who". O fato de ele ter sido interpretado por (até o momento) 13 atores é o que me atrai no cara: como é possível arrancar tantas variações no mesmo tema?

E quanto às almôndegas, tenho que testar. Qualquer coisa com limão-siciliano me agrada logo de cara (menos limoncello, porque tudo na vida tem limite).

Patricia Scarpin disse...

Anna, tenho uma amiga que adora "Dr. Who", mas eu nunca assisti! Também acho bem interessante isso de vários atores terem feito o mesmo personagem.
Eu não gosto de tomar limoncello, acho meio forte, mas ele fica ótimo em bolos e biscoitos.
Bj e obrigada por comentar!



Sabrina Romano disse...

Escorpiana que não tem Samantha Jones como favorita, não é escorpiana! Os mafiosos grudam na minha cabeça, mas como cresci assistindo Star Trek com a minha mãe, tenho de dizer que as orelhas do Sr. Spock me fascinam até hoje... Também fiz polenta essa semana, a de milho verde do Ottolenghi; bom para aproveitar aquelas espigas na geladeira...

karoline disse...

Que delicia pat! Você poderia publicar a receita da polenta?
Comi pela primeira vez este final de semana em um festival de inverno e quero fazer em casa, mas quero uma receita top e as suas arrasam!

bjss

Anna disse...

Ela é chata e estranha mas tenho que admitir, minha personagem preferida é a Bones. A Emily Deschanel está longe de ser uma ótima atriz mas a Bones é quase membro da família lá em casa.

Marisa disse...

Eu adoro o Tyrion do Game o thrones! =P

Anônimo disse...

Monica Geller <3

stella disse...

Eita pergunta difícil! Não gosto de Sex and the City e das séries de todos os tempos meus personagens favoritos, se ficarem em fila, dão a volta no planeta terra. Agente Cooper, de Twin Peaks. Lorelai Gilmore. Phoebe. Tyrion, obviamente. Seinfeld. Não vi Breaking Bad. Então, deixo só com esses mesmo :)
Ainda não comi comida salgada com limão siciliano, mas limoncello é uma coisa que muito me agrada...

Tina Lopes disse...

O Mike de Breaking Bad; Elaine Benes, Miranda de S&TC, A mulher do cirurgião de Nip/Tuck (acho que só eu assistia), ih, menina, eu podia passar horas respondendo essa =)

LuLu disse...

Meu preferido é o doido-genial-metódico do Sheldon. De The Big Bang Theory!

Henrique disse...

Personagem favorito? Vai ser difícil hehe, vou pontuar alguns (pq escolher só um seria tortura): Matt Albie do Studio 60; Francis do house of Cards... Jesse do Breaking Bad... Carlos de Cuentame como Pasó...

Ana Elisa Granziera disse...

Pós-intimação no FB... ;) Com certeza Liz Lemon, do 30 Rock. Rola uma identificação forte. E Phoebe Buffay. E George Costanza. Os três estão no meu coração, principalmente por causa disso aqui: http://www.anegg.com.br/2010/03/por-que-e-que-eu-fui-perguntar.html

bjs

Sara disse...

Bom, vamos lá:
De SOA eu amo e amarei eternamente o Opie. Acho ele o típico cara bom, amigão e que só se ferrava na vida. Chibs é algo tipo um paimelhoramigo perfeito e irlandês ainda, o que me deixa mais apaixonada ainda.
Breaking Bad, Walter Jr, por sua bondade sem limites, mas tb Jesse pelo conjunto da obra.
Homeland: apesar dos pesares Saul, por achar q ele sempre tentou.
Sou apegada ao Benedict Cumberbatch como Sherlock na série da BBC, pois eu acho inteligente demais tal personagem e ele conseguiu dar muita vida a isso. Além de usar excelentes adesivos de nicotina e sofrer muito sem fumar.
Gosto muito do Adam, de Girls, por mostrar que todo mundo tem uma essência e mesmo escondida ela um dia aparece. No caso dele, muito boa.
Agora vamos a verdade absoluta:
Cohle de True Detective é meu personagem favorito de todas as séries de todos os mundos ever! Pq Cohle tem os melhores pensamentos, frases, perfil, diálogos, tipo, que eu admiro e acho muito parecido comigo essa coisa meio sofrida e desprendida. Além de tomar cervejas. "Thanks for the beer!".
Me empolguei no comentário =)
Aposto que esqueci de alguns, mas esses são meus favoritos.

Maira Giosa @ Mesa em Cena disse...

Ah, tenho dois personagens favoritos: Daryl Dixon e Michone, de Walking Dead (porque essa é a única série que assisto hahaha).

Se valer, adoro a série Arrow - e meus personagens favoritos são Felicity e o detetive Lance ;)

Bia Couto disse...

que pergunta difícil, Pat!
no Game of Thrones, apesar de ser a personagem mais odiada por todos, minha favorita é a Sansa.
no Criminal Minds, me fazer escolher entre o Reid e a Penélope é tipo escolher qual filho ama mais.
e o Sherlock e o John na série britânica. <3
tenho um favorito em cada série, é claro, mas esses são aqueles que eu amo, leio fic, procuro foto, acompanho os atores e tudo mais.
acho sua escolha da Peggy muito válida. (: gosto muito da personagem também.

Patricia Scarpin disse...

Brigada, gente! <3

Sá, a Samantha é hilária, eu me divirto demais com ela! <3
Pre-ci-so provar essa polenta de milho, deve ficar deliciosa!
xx

Karoline, eu não publiquei a receita porque fiquei com preguiça de traduzir. Tem várias opções de polenta pela net, vc vai encontrar uma que goste, tenho certeza.

Anna, nunca vi "Bones", é bom?

Marisa, pelo que eu vejo no FB, um monte de gente adora o Tyrion. O ator é ótimo, não?

Paulitcha, Monica é amorrrrr. <3

Telinha, Agente Cooper = amor em looping infinito. Adorava tb.

Tina, tb adoro o Mike de "Breaking Bad", mas o Saul é o dono do meu coração. <3
Eu vi as duas primeiras temporadas de "Nip/Tuck", depois fiquei um tempo sem TV a cabo, acabei perdendo o fio da meada.
xx

LuLu, ele é engraçado, sim!

Henrique, gosto muito do Kevin Spacey em "House of Cards", boa pedida! Mas a minha preferida na série é a Claire.

Ana, desculpaê pelo bullying. :D

Sara, não vi algumas séries da sua lista, mas gostei de saber todos os seus preferidos.
Eu tb adorava o Opie, mas é que o Chibs é nhóim infinito de amor <3

Maira, minha irmã é viciada em "The Walking Dead", mas eu ainda não assisti!

Bia, eu gosto bastante da Joan, tb, mas acho a Peggy a mais bacana de todos os personagens. <3