sábado, abril 12, 2014

Asinhas de frango grudentinhas e deliciosas e zonas de conforto

English version

Sticky chicken wings / Asinhas de frango grudentinhas e deliciosas

Admiro quem sai de sua zona de conforto: não é algo fácil de fazer, nem todo mundo está pronto para isso, então parabéns para quem o faz. Mas ao mesmo tempo fico pensando que se estamos fazendo algo realmente bem, por que não continuar fazendo?

A vida é equilíbrio, acho.

Pensei nisso quando vi o pôster de “Maps to the Stars”, do Cronenberg – lá vai ele de novo trabalhar com Robert Pattinson (o cara que tornou impossível ver mais do que trinta minutos de “Cosmópolis”). Ah, David, já deu, né? É bacana variar as coisas de vez em quando, te admiro por isso, mas deixe de tontice e volte a trabalhar com Viggo, por favor. Volte àquela zona de conforto talentosa, lhe imploro.

Quando quero algo gostoso para o almoço e não tenho tempo de ficar procurando por aí fico na minha zona de conforto “alimentícia” e recorro a fontes em que confio: Nigella, Martha, Jamie – eles dificilmente desapontam. Bill Granger é parte da lista, também, com suas receitas sempre simples e gostosas, como estas asinhas que além de facílimas de preparar são, literalmente, de lamber os dedos.

Asinhas de frango grudentinhas e deliciosas
um tiquinho adaptadas do delicioso Holiday

4 ½ colheres (sopa) de mirin
4 ½ colheres (sopa) de molho de soja (shoyu)
3 colheres (chá) de açúcar cristal ou refinado
2 dentes de alho grande, amassados
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1 colher (chá) de cominho em pó
suco de 1 limão taiti
pimenta do reino moída na hora
16 asinhas de frango, sem as pontinhas
cebolinha em fatias fininhas, para servir

Em uma tigela rasa e não metálica, misture o mirin, o molho de soja, o açúcar, o alho, o gengibre, o cominho, o suco de limão e a pimenta e adicione o frango, cobrindo bem com a marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas (ou de um dia para o outro).

Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com uma camada dupla de papel alumínio e pincele-o levemente com óleo. Retire as asinhas da marinada e arrume-as sobre o papel alumínio, sem sobrepor. Asse por 30 minutos, virando-as uma vez.
Enquanto isso, despeje a marinada em uma panelinha e ferva em fogo baixo até reduzir pela metade. Despeje sobre o frango e asse por mais 10-15 minutos ou até que as asinhas fiquem bem douradas e grudentas. Salpique com a cebolinha picada e sirva imediatamente.

Rend.: 4 porções

9 comentários:

M Luiza disse...

Ola Patricia. estas asinhas devem ser otimas. Fiz o frango com curry vermelho. Ficou muito bom. Bem picante. Esta travessa branquinha é um charme. Onde comprou? Quero uma. Abraços,
Maria Luiza

Patricia Scarpin disse...

Oi, Maria Luiza, que bom que vc gostou do frango!
Esta travessa eu comprei no site da Donna Hay (www.donnahay.com.au).
Bj!

Anônimo disse...

Olá, Patrícia. Vim te pedir um socorro! Já fiz váááárias receitas de bolo (especialmente as que usam formas redondas) que,ao tirar do forno, elas afundam no centro. Nesse final de semana fiz o bolo de chocolate, peras e pistache. O bolo ficou delicioso, saiu do forno lindo mas, logo em seguida, afundou um pouco no centro. E depois de meio horinha, quando desenformei e virei o bolo para tirar o papel manteiga, afundou de vez... Morri de raiva. O bolo ficou delicioso, mas a cara, nem tanto. Tem alguma dica para dar? O que estou fazendo de errado?
Beijos e obrigada,
Malu.
OBS: A propósito, a cara desse franguinho está de dar água na boca.

Fernanda Amarante disse...

Sou obcecada com asas de frango, Pat!!! Essas devem ter ficado um escândalo! Babei aqui!

Anônimo disse...

Malu, dá uma olhada na validade do seu fermento!

Bjos,

Myla

Patricia Scarpin disse...

Malu, bolo que afunda no meio é geralmente culpa de forno muito quente - o bolo infla mas não assa por dentro, então quando vc o tira do forno a parte que ainda está molinha afunda. Você faz o teste do palito antes de tirar os bolos do forno?

Anônimo disse...

Faço o teste do palito, sim, Patrícia. Inclusive, às vezes, só de enfiar o palito o bolo já dá uma murchadinha... :( E, via de regra, ando assando meus bolos a 180°C. O que fazer?
Beijos e obrigada por me responder,
Malu.

Patricia Scarpin disse...

Malu, pois então acho que vc está abrindo o forno e espetando o palito antes da hora, daí o bolo afunda mesmo, querida. Às vezes a gente olha o bolo pela porta do forno, ele tá dourado e bonito, mas ainda está cru por dentro. Ah, e nem sempre a temperatura marcada no botão do fogão corresponde exatamente à temperatura dentro do forno.
Bj e boa sorte!

wair de paula disse...

Wow! Que receita!
Abraços