sexta-feira, novembro 01, 2013

Bolo de banana e xarope de bordo com caldinha de caramelo + um trailer fantástico

English version

Maple banana cake with caramel drizzle / Bolo de banana e xarope de bordo com caldinha de caramelo

Há algumas semanas foi divulgado o trailer de “Foxcatcher” e o meu interesse pelo filme disparou – eu já tinha lido alguma coisa a respeito e visto algumas fotos (nas quais Mark Ruffalo e Steve Carell estão irreconhecíveis) e o trailer me deixou ainda mais curiosa (ah, a alegria de um trailer bem montado!).

Acho notável quando um ator escolhe um projeto completamente diferente de tudo o que ele já fizera até aquele momento, e é isso que Carell está fazendo com “Foxcatcher” – pelo pouco que vi e li a performance dele merecerá bastante atenção ano que vem. Lembrei de outros atores que saíram de comédias e tiveram interpretações memoráveis em dramas, como Jim Carrey em “O Show de Truman”, Jamie Foxx em “Colateral” (antes disso duvido que alguém achasse que ele poderia um dia ganhar um Oscar) e, para mim, a mais fantástica de todas: Marlon Wayans em “Réquiem para um Sonho” (Darren Aronofsky fez o impossível aqui, sejamos honestos). Mal posso esperar para ver Steve Carell dar vida a um personagem tão sombrio, e é uma pena que a data de lançamento do filme tenha sido postergada para 2014 (parece que ninguém quer competir com “Gravidade” e “12 Years a Slave”).

***
Gosto de ter alguns ingredientes no freezer para preparar refeições ou docinhos, como frutas vermelhas, ervilhas, espinafre e castanhas variadas, e duas coisas que sempre tenho são claras de ovo e bananas muito maduras. Tempos atrás o estoque de claras andava meio pobrinho, mas as bananas estavam dando cria dentro do freezer, então as transformei neste bolo delicioso e úmido (a caldinha de caramelo o torna ainda mais especial, não a omitam). O bolo fica bem saboroso feito com xarope de bordo, mas já fiz esta receita o substituindo por um mel de sabor suave e funcionou super bem.

Bolo de banana e xarope de bordo com caldinha de caramelo
um nadinha adaptado da sempre lindíssima Delicious Australia

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
3 ovos grandes
125g de manteiga, derretida e fria
1 xícara (175g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
¼ xícara (60ml) de xarope de bordo (maple syrup)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
4 bananas bem maduras, amassadas
¼ xícara creme azedo (sour cream)*
225g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
1/8 colher (chá) de sal
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Caldinha de caramelo:
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1/3 xícara (60g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

Bolo: pré-aqueça o forno 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de furo central com capacidade para 8 xícaras de massa.
Bata os ovos, a manteiga, o açúcar mascavo, o xarope de bordo e a baunilha com a batedeira por 5 minutos ou até obter um creme espesso. Batendo, adicione a banana e o creme azedo. Sobre a mistura da tigela peneire a farinha, o fermento, a canela e o sal e misture para incorporar. Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos e então desenforme com cuidado, deixando esfriar completamente.
Prepare a caldinha: em uma panelinha, misture a manteiga e o açúcar mascavo. Leve ao fogo baixo, mexendo, até dissolver o açúcar. Quando ferver, junte o creme de leite – com cuidado, pois a mistura vai borbulhar – e mexa até incorporar. Retire do fogo.
Polvilhe o bolo com açúcar de confeiteiro e regue com a caldinha de caramelo.

* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – coberto com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem cremoso – leve à geladeira para ficar mais espesso ainda)

Rend.: 8-10 porções

7 comentários:

Hevelyn Mori disse...

Bolos de banana são meus preferidos!!! Este deve estar muito bom mesmo! Adoro suas receitas! Posso te fazer uma pergunta? Vc compra suas formas pela Amazon? Sabe dizer se vale a pena? Muito obrigada!!!

valeria rezende disse...

Olá Patricia. A-M-E-I a forma, o bolo nem precisa ficar gostoso(brincadeirinha).Engraçado, Jim Carrey em “O Show de Truman”, é o único trabalho dele que gostei, não o suporto,na minha opnião, só perde pro Adam Sandler no quesito chatice.
Abraços!

Silvia, de Álamos Ventosos disse...

Hola, Patricia !
suelo hacer otra receta de torta de bananas, similar de alguna manera a esta. No obstante, justo esta semana tengo algunas bananas esperando un buen destino y quería una torta de bananas distinta para variar un poco a la que hago siempre. Tu versión me ha encantado, así que ciertamente no tardaré en ponerla en práctica. Cariños.

Nico disse...

Ai, Patricia. Eu sou suspeita pra falar de bolo de banana. Faço sempre que posso, e tirando o Xarope de bordo, tenho todos os ingredientes. Será que ficaria bom substituí-lo por mel de flor de laranjeira ou ficaria muito doce?

Letrícia disse...

G-zus, tô morrendo com esse bolo. Eu preciso prová-lo, nem que eu não durma à noite para prepará-lo (o que, na atual conjuntura, está fácil).

Aff, tô morrendo mesmo. Olhei pra ele de novo e deu tremedeira nas pernas.

Deixa eu me despedir agora ou nunca mais conseguirei sair da frente do monitor.

Beijo, lindona!

Patricia Scarpin disse...

Hevelyn, comprei algumas na Amazon mas não para entregar aqui - foram entregues nos EUA e eu as trouxe na bagagem.

Valeria, eu gosto de "O Mundo de Andy" também, acho Jim Carrey super talentoso para drama (em comédia não suporto, mas gosto de "O Máscara").
Bj!

Querida Silvia, obrigada pelo comentário! Beijo!

Nico, eu acho esse mel meio forte, mas se vc gosta acho que não tem problema, não. Beijo!

Lê, bolo de banana é a sua cara, querida, sempre lembro de ti!
Bj!

Unknown disse...

Oi Patricia! Moro nos EUA e adoro seu blog! Sigo ele em ingles pois acho mais facil de comprar os ingredientes aqui, mas como minha mae esta me visitando, mostrei seu blog em portugues e ela tb ta amando! Queria saber se vc poderia me dizer q forma eh essa, pois na receita em ingles tb nao tem e gostaria de comprar.. tenho algumas da Nordic com esses efeitos assim diferentes mas essa nunca vi! Se essa for da Nordic tb, vc poderia passar o nome do modelo? Obrigada!