sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Bolo de amêndoa sueco (Toscatårta)

English version

Toscatårta (Swedish almond cake / Bolo de amêndoa sueco)

Semana passada finalmente assisti a “O Lado Bom da Vida” e achei um filme bom – não ótimo. Não entendo o frenesi causado pelo filme nem as múltiplas indicações a prêmios, especialmente para melhor filme e melhor diretor – Paul Thomas Anderson deveria estar no lugar de David O’Russell, ou pelo menos Ben Affleck por causa de seu super popular “Argo”. Jennifer Lawrence é fantástica – eu a adoro, vocês sabem – mas num mundo perfeito sua performance jamais venceria a de Naomi Watts em “O Impossível” (estou comparando as performances que vi, por isso não menciono as outras indicadas a Melhor Atriz). Ah, expectativas... Elas podem ser traiçoeiras, às vezes: todo mundo falou tanto sobre o filme que acho que esperei demais dele. Por sorte isso pode funcionar de dois modos: eu esperava que o livro de bolos da Rachel Allen fosse bom, mas na verdade é excelente.

Bolo de amêndoa sueco (Toscatårta)
do lindo demais Cake (comprei o meu aqui)

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
3 ovos grandes
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara + 1 colher (sopa) - 150g - de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de leite integral
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, derretida

Cobertura:
50g de manteiga sem sal
100g de amêndoas em lascas
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
2 colheres (chá) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 23cm, com aro ou fundo removível* - se usar a forma com aro removível, prenda o fundo virado para cima, para que não haja nenhum degrau na hora de desenformar o bolo.
Na tigela grande da batedeira, bata os ovos e o açúcar por 5-7 minutos ou até que engrossem e fiquem com uma consistência de mousse. Junte a baunilha. Remova a tigela da batedeira e peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a massa. Despeje o leite e a manteiga derretida e incorpore tudo gentilmente com uma espátula de silicone, misturando de baixo para cima. Transfira a massa para a forma preparada e asse por 30-35 minutos ou até que um palito inserido no centro do bolo saia úmido, não totalmente limpo (a massa vai voltar ao forno por mais 10 minutos para firmar a cobertura). Aumente a temperatura do forno para 200°C.
Pouco antes do tempo de forno do bolo chegar aos 30-35 minutos, prepare a cobertura: coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio. Quando derreter, junte os ingredientes restantes e deixe levantar fervura. Ferva por 1 minuto.
Retire o bolo do forno e espalhe a cobertura por cima. Volte ao forno por mais 10-15 minutos ou até que cobertura doure.
Deixe o bolo esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10 minutos. Solte-o das laterais da forma com uma faquinha afiada e desenforme com cuidado. Deixe esfriar completamente ainda na base da forma.

* fiz exatamente a receita acima usando uma forma redonda de 20cm com fundo removível

Rend.: 8-10 porções

6 comentários:

Unknown disse...

Parece muito delicioso. Não acerto com as formas com fundo removível, por mais que aperte o bolo espalha-se no fundo do forno.

Raquel Alabaça disse...

Que lindo, super direitinho! Acho que vou fazer este fim de semana para o chá!
Beijinho

Su Delícia disse...

Pelo aspecto só pode ter um sabor divinal!!!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Rita disse...

Venho comentar mastigando um pedaço do bolo, chomp chomp chomp. Já fiz!!! Ficou levíssimo (é um pão de ló, né?) e é perfeito pra comer com café, portanto a foto está perfeita. Hum, adorei desencalhar o pote de amêndoas esquecido o armário.

Beijos!
Rita

Unknown disse...

Quanto a filmes e actores não sou a melhor pessoa para opinar:( mas quanto ao bolo está lindo:)
bjus
Cila

Patricia Scarpin disse...

Rita, querida, amei saber que vc gostou da receita, seu bolo ficou lindão!
xx