sexta-feira, dezembro 07, 2012

Panforte de amêndoa, mel e chocolate branco

English version

White chocolate, honey and almond panforte / Panforte de amêndoa, mel e chocolate branco

Na época da faculdade tive uma colega de sala dez anos mais velha do que eu (eu tinha 16 na época) e nós nunca conseguimos chegar a um acordo quando o assunto era música: ela adorava MPB enquanto que eu gostava de bandas de rock americanas e britânicas. Ela costumava dizer que quando eu ficasse mais velha começaria a curtir o tipo de música de que ela gostava. Bem, dezoito anos se passaram e nada mudou: continuo não ouvindo MPB e as bandas americanas e britânicas ainda são as minhas preferidas (com pitadas francesa e canadense aqui e acolá). :)

Posso não ter mudado muito meu gosto musical, mas todos estes anos me trouxeram algo que eu não tinha no passado: paciência – no meu caso a virtude está extremamente ligada a tornar-se mais velha. Tenho certeza de que se tivesse preparado este panforte há alguns anos teria jogado tudo no lixo no minuto em que vi que o papel manteiga havia grudado completamente no doce – mas agora, aos 34, removi o papel serenamente, pedacinho a pedacinho, com uma faca afiada e toneladas de paciência.

Panforte de amêndoa, mel e chocolate branco
um tiquinho adaptado da sempre ótima Delicious - Australia

- xícara medidora de 240ml

300g de chocolate branco picado
¾ xícara de mel
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/3 xícaras (185g) de farinha de trigo, peneirada
¼ xícara de gengibre cristalizado, picadinho – meça, depois pique
¼ xícara de damascos secos, picadinhos – meça, depois pique
¼ xícara de casca de laranja cristalizada picadinha – aqui é o inverso: pique, depois meça
½ colher (chá) de gengibre em pó
¼ colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída
¼ colher (chá) de canela em pó
200g de amêndoas inteiras, sem a pele, tostadas e frias
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino moída na hora
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 160°C. Forre o fundo de uma forma desmontável de 22cm de diâmetro com um círculo de papel manteiga*.
Coloque o chocolate, o mel e a baunilha em uma tigela refratária média e leve ao banho-maria (água fervendo em fogo bem baixinho) até derreter (não deixe que o fundo da tigela toque a água). Reserve.
Em uma tigela grande, misture a farinha, o gengibre cristalizado, o damasco, a casca de laranja, as especiarias, o sal, a pimenta e as amêndoas. Junte a mistura de chocolate e incorpore até homogeneizar. Espalhe na forma preparada e aperte com costas de uma colher. Asse por 50-60 minutos ou até que doure mas ainda esteja macio ao toque (se começar a dourar muito rapidamente cubra de maneira frouxa com papel alumínio). Deixe esfriar completamente na forma. Desenforme, retire o papel, polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

* usei uma forma comum de 22cm (fundo fixo), untada com manteiga, fundo forrado com um círculo de papel manteiga, untado também. Foi fácil remover o panforte da forma, mas o problema é que papel grudou todinho no doce! Tive de remover com uma faca afiada – demorei meia-hora e foi realmente bem chato. Não testei, mas acho que papel alumínio (também untado com manteiga) poderia ser uma alternativa melhor para forrar a forma

Rend.: 12-14 porções

6 comentários:

Um toque de canela disse...

Um bolinho com um ar maravilhoso e uma textura deliciosa! Como eu gostaria de provar um bocadinho! Acho que vou ter que fazer!... ;)
Bjs
Paula

Grazi disse...

oi Paty, ontem fiz teus biscoitinhos de açúcar mascavo e especiarias e também os biscoitos com amêndoas... não vou conseguir resistir e não fazer esse panforte, desde o ano passado namoro essa receita, e com vc explicando tudo, não vou resistir!! obrigada querida sempre... bjos

Angela Escritora disse...

AAAAAAAAAAAAA!!! preciso disso na veia!!!

Sabores Autenticos disse...

Bolo lindo e com toda a certeza muito bom.
Bjs

Ana Elisa Granziera disse...

Pat,
da última vez que fiz panforte usei o papel arroz. Que gruda também, mas se come. Fiquei curiosa com relação à textura: ficou bem chewy como o panforte tradicional? Ou mais "bolo"?

Bjs

Chef de Algibeira disse...

Que maravilha deve ser esse bolinho.... Esta muito bonito e delicioso de certeza... :)
Um beijinho e bom fim de semana