sexta-feira, agosto 03, 2012

Muffins de banana com cobertura streusel + "007 - Operação Skyfall"

English version

Banana streusel muffins / Muffins de banana com cobertura streusel

Admito que não sou fã dos filmes do 007 – não é a minha praia. Tentei assistir a vários deles, diversas vezes, mas 20 minutos depois eu geralmente estava mudando de canal ou dormindo profundamente. :S
O primeiro filme da franquia que vi inteiro foi “007 - Um Novo Dia Para Morrer”e... bem, digamos que no final em pensei que poderia ter gasto aquelas horas fazendo um bolo ou algo assim. :)
Anos depois dei outra chance a Bond, James Bond e decidi assistir a “007 – Cassino Royale”: o trailer parecia interessante e eu queria ver como Daniel Craig se sairia como o agente secreto com licença para matar; achei que ele fez um excelente trabalho, dando uma profundidade emocional ao personagem que eu ainda não vira (e Eva Green estava fabulosa com Vesper, também). Apesar de ainda não ter visto “Quantum of Solace” tenho certeza de que estarei no cinema em novembro para assistir a “007 – Operação Skyfall”: Craig, Judi Dench e Ralph Fiennes juntos em um filme já são motivo de sobra para mim, e para completar o filme é dirigido Sam Mendes, um diretor que adoro. O novo trailer já saiu e vale a pena ser visto.

***

Estes muffins de banana, apesar de serem preparados como bolo, são muito macios e deliciosos – o cheirinho deles no forno é inebriante. A cobertura streusel é gostosa e dá um toque crocante bacana – troquei parte da farinha por aveia para tentar deixar os muffins um tiquinho mais saudáveis e funcionou bem.

Muffins de banana com cobertura streusel
de um livro que eu adoro e deveria usar mais vezes

- xícara medidora de 240ml

Cobertura streusel:
¼ xícara (35g) de farinha de trigo
1/3 xícara (38g) de aveia em flocos
½ xícara (88g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
1/8 colher (chá) de sal
1/8 colher (chá) de canela em pó
¼ xícara (56g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos

Muffins:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3 bananas bem maduras (usei 2 bananas enormes)
½ xícara de iogurte natural integral

Cobertura streusel: em uma tigela média, misture a farinha, a aveia, o açúcar mascavo, o sal e a canela. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos, formando uma farofa grossa. Leve à geladeira enquanto prepara a massa.

Muffins: pré-aqueça o forno a 190°C. Unte com manteiga uma forma para muffins com 12 cavidades.
Em uma tigela média, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-alta até obter um creme claro e fofo, 2-3 minutos. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Raspe as laterais da tigela com uma espátula ocasionalmente. Junte a baunilha e as bananas e bata. Com a batedeira em velocidade baixa, junte os ingredientes secos e bata apenas até que sejam absorvidos. Acrescente o iogurte.
Divida a massa entre as formas preparadas. Espalhe a cobertura streusel sobre os muffins, apertando levemente para que grude na massa. Asse por 18-22 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 8 minutos, e então desenforme com cuidado, transferindo os muffins para a gradinha. Deixe esfriar.

Rend.: 12 unidades – fiz exatamente a receita acima usando esta forma (cada cavidade tem capacidade para ¾ de xícara de massa) e consegui 8 muffins bem altinhos

9 comentários:

saboracasa disse...

delicioso, adorei... adorei. já levo a receita comigo :)

Renata disse...

Pat, meu marido cairia de boca nesses muffins! Ele adora esse estilo 'cuca' de cobertura!

Saudades de passar por aqui!

Beijoca!

Miminhos da Mito disse...

Olá

Ficaram lindos eu adorei :)

Bjs

Vanderleia disse...

Oi Patricia, essa cobertura ficou maravilhosa.Deu um toque todo especial.Devem ter ficado deliciosos.
Bom dinal de semana.

Camila disse...

Olá
Ficaram lindo e me deu muita vontade. Será que é possível fazer em uma forma grande.
Por aqui é meio difícil de achar esse tipo de forma?

Beijos
Cah

Paula disse...

De repente deu-me uma fome!... Lindos =)

Edna Costa disse...

Patricia, sou fãzoca do seu blog e de muffins e cupcakes tb. Fiz essa receita e foram os muffins de banana mais deliciosos que já comi. A cobertura ficou 10 e os bolinhos de uma maciez e aroma indescritíveis!!! Amanhã farei os de coco com gotas de chocolate. Ja "colei" várias receitas daqui. Parabéns por tudo e obrigada por compartilhar conosco. Bjs.

Patricia Scarpin disse...

Oi, Edna! Tudo bem?
Menina, que notícia ótima, amei saber que a receita deu certo e que você gostou dos muffins! Obrigada a você por vir aqui me contar o resultado.
Beijo!

Filipa disse...

ola. adoro suas receitas. quanto ao 007 voce devia ver os antigos sao muito melhores, eu sou uma grande fa mas o Daniel Craig não e um bom 007 nem o antes dele era tambem grande coisa. serio tente ver os antigos.
Beijo