segunda-feira, agosto 27, 2012

Biscotti de limão siciliano

English version

Lemon glazed biscotti / Biscotti de limão siciliano

Já sei o que vocês vão pensar: depois de ter me tornado viciada em biscotti era apenas uma questão de tempo para fazer biscotti de limão siciliano, certo? Pois aqui estão, e para compensar todo o tempo perdido estes são biscotti duplos de limão siciliano: além de a massa ser perfumada com as raspas da casca da fruta há também uma coberturazinha deliciosa feita com o suco – quem está na chuva é para se queimar, não é mesmo? :D

Biscotti de limão siciliano
um tiquinho adaptados do maravilhoso Great Cookies: Secrets to Sensational Sweets

- xícara medidora de 240ml

Biscotti:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
¾ colher (chá) de cardamomo em pó
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, um pouquinho firme
raspas de casca de 2 limões sicilianos
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
1 ovo grande
2 gemas grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Cobertura:
1 ½ xícaras (210g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1 colher (sopa) de glucose de milho
cerca de 1 colher (sopa) de água quente

Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, o cardamomo e o sal. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata amanteiga e as raspas de casca de limão em velocidade médio-baixa. Aumente para a velocidade média e junte o açúcar em fio contínuo. Bata por mais 1 minuto.
Junte o ovo, seguido das gemas e da baunilha e bata por mais 1 minuto. Em velocidade baixa, junte os ingredientes peneirados em duas adições, misturando apenas até incorporar.
Espalhe metade da massa em um dos lados da assadeira preparada e, com as mãos levemente enfarinhadas, modele como um cilindro de 5x35cm. Repita com a outra metade da massa.
Asse por 18-20 minutos ou até que o topo esteja firme e levemente dourado. Retire do forno e coloque sobre uma gradinha por 15 minutos. Baixe a temperatura do forno para 160°C e forre outra assadeira grande com papel manteiga.
Com cuidado, remova os cilindros de massa do papel manteiga e corte em fatias de aproximadamente 1cm de espessura. Arrume as fatias na assadeira preparada e leve ao forno por 10 minutos ou até que doure. Vire os biscotti e asse por mais 10 minutos do outro lado ou até que doure também. Retire do forno e coloque sobre uma gradinha.
Faça a cobertura: em uma tigelinha, misture o açúcar, o suco de limão, a glucose de milho e a água e misture até conseguir uma cobertura com consistência para regar os biscotti – junte um pouquinho mais de água se necessário. Enquanto os biscotti ainda estiverem mornos, coloque-os próximos uns aos outros, e então mergulhe um garfo na cobertura e mova rapidamente para frente e para trás, regando os biscotti. Deixe em temperatura ambiente para que a cobertura seque antes de guardar.
Os biscotti podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até 3 semanas.

Rend.: cerca de 40 biscotti

9 comentários:

São Ribeiro disse...

SÓ FIZ UMA VEZ E FIQUEI FÂN, ESSES COM LIMÃO DEVEM SER MESMO UMA MARAVILHA.
BOAS SEMANA
BJS

Daniela Rhodry disse...

Hummm, estou com água na boca! Parecem deliciosos...

Bjks,
Danie
www.lindaecheiadegraca.blogspot.com

Miuda disse...

Também sou fã de biscotti e de cítricos! Adoro o cheiro de laranja ou limão em bolos. Adorei a receita, Pati! E ainda gostei muito da cobertura de açúcar com suco de limão! Vale a pena experimentar!
Muito obrigada =)
Beijinhos e boa semana! ;)

Quéroul disse...

arrasou, né, migues!
;)

Jota disse...

Hmmmmmmmmm, adoro biscotti!
Se bem, que ainda só tenha experimentado o mais clássico. Mas este sem dúvida que deve ser irresistível. ;)

Valentina disse...

Amiga, quisera eu poder te mandar um pouco de limao tailandes para vc brincar. o perfume é sem igual. e o sabor bem diferente.

Anônimo disse...

Só tenho algo a falar: tu me vicou em limão siciliano!! rs

Anônimo disse...

Olá!
Sei que biscottis são mais sequinhos/durinhos, mas gostaria de saber se esses em especial ficam mt secos. Gostaria de saber, pois penso em fazer para o Natal e como terão idosos e eles tem mais dificuldade com a mastigação não gostaria que fosse um incomodo a eles. Ou se por exemplo, posso só assar o primeiro tempo e não assar novamente depois de cortados.
Agradeço sua atenção!!! Já fiz várias receitas suas e todas um sucesso!!!

Patricia Scarpin disse...

Olá, Anônimo!
Eu não recomendo biscotti para quem tem problema de mastigação, eles são durinhos, sim. Melhor optar por biscoitos mais macios, tem várias opções aqui no blog!
Bj