quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Bolo de claras com curd de maracujá

English version

Devilish angel food cake with passion fruit curd / Bolo de claras com curd de maracujá

Eu e a Susan baking juntas novamente – eu quase tive que pedir ajuda para parar de comer esse bolo. :)

Fiquei mentindo para mim mesma dizendo que “isso é praticamente só clara de ovo” a cada fatia de bolo devorada, e depois disso a Susan me escreveu a mesma coisa. Estão vendo, a culpa não é só minha. ;)

Fiz uma curd de maracujá para servir junto com o bolo, mas agora fiquei doida para experimentar a versão da Suz com a caldinha de framboesa... Hum!

Bolo de claras com curd de maracujá
bolo do Desserts by the Yard, curd do Modern Classics Book 2

- xícara medidora de 240ml

Bolo:
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 140g - de farinha para bolos*
1 xícara + 2 colheres (sopa) - 224g - de açúcar refinado
½ colher (chá) rasa de fermento em pó
9 claras grandes (252g)
¼ colher (chá) de cremor tártaro
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e ainda quente

Curd de maracujá:
½ xícara de polpa de maracujá + algumas sementinhas extras para decorar
100g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 ovo
3 gemas

Comece pelo bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre o fundo de uma forma de furo central com capacidade para 6 xícaras com um círculo de papel manteiga (faça um furo no centro do círculo para que ele possa encaixar na forma corretamente) – não unte a forma.
Peneire juntos duas vezes a farinha, ½ xícara + 1 colher (sopa) do açúcar refinado (112g) e o fermento. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor de arame, bata as claras em velocidade baixa até que comecem a espumar. Junte o cremor tártaro e 1 colher (sopa) do açúcar, continue batendo e vá adicionando aos poucos – 1 colher (sopa) por vez – a ½ xícara (100g) de açúcar restante. Bata até obter picos quase firmes. Desligue a batedeira e acrescente as sementes de baunilha. Continue batendo e vá adicionando, em fio e de maneira rápida, a manteiga quente. Remova a tigela da batedeira e, com o auxílio de uma espátula de silicone, misture delicadamente os ingredientes secos às claras.
Transfira a massa para a forma preparada, espalhando de maneira uniforme. Asse por 30 minutos, gire rapidamente a forma para que a parte que estava no fundo fique na frente, e continue assando por mais 10-15 minutos, até o bolo firmar (faça o teste do palito). Retire do forno e coloque-o virado de cabeça para baixo sobre uma gradinha. Deixe esfriar por 1 hora e então passe uma faca pelas laterais da forma para soltar o bolo. Desenforme-o e retire o papel manteiga.

Agora, prepare a curd: coloque a polpa de maracujá e a manteiga numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo, até derreter a manteiga. Junte o açúcar, o ovo e as gemas e misture bem com um fuê. Continue mexendo constantemente, cozinhando em fogo médio-alto por 5-7 minutos ou até o creme engrossar levemente. Passe por uma peneira fina, junte as sementes de maracujá reservadas e imediatamente cubra com filme plástico, colocando-o em contato com a superfície do creme. Deixe esfriar e depois leve à geladeira**.
Rend.: 1 ½ xícaras
Corte o bolo em fatias espessas e sirva com a curd de maracujá.

* farinha para bolos feita em casa: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho

** achei que a curd estava com um cheirinho leve de ovo – acrescentei 1 colher (chá) de suco de limão e funcionou

Rend.: 10 porções

25 comentários:

Quéroul disse...

seu bolo tá mais bonito, pronto falei. :P

eu tenho curiosidade desse bolo, fora que o nome dele é a coisa mais fofa do universo celestial.
mas ainda não me atrevi a fazê-lo, embora sempre leia que é facim...

:)

Ana Rita Marreiros disse...

Angel Cake é um dos que estou para fazer e este teu parece mesmo muito bom!!!

Bjoka
Rita

Anônimo disse...

Paty que delícia! Não tenho comentado mto, mas sempre passo aqui. Adorei as novas sobremesas - todas parecem deliciosas, mas morri com os cookies de sorbet de ameixa! Lembrei de vc ontem q fui no mercado e peguei um sacão cheio de nectarinas, maracujás e outras frutas sazonais. Tô aqui babando nesse Angel Cake e pensando q bolo do Sky High farei para o meu niversário q está chegando! Ó dúvida! hehehehhe
Beijos e boa semana! Ah! Amanhã verei Black Swan! =D

Rita disse...

Ai, Pati, você já é "terrível" sozinha, e agora com essa parceria... sei não, viu. Niguém segura, danou-se tudo. :-)

Bj
Rita

Miuda disse...

Que coisa maravilhosa, Pati! =) E que foto fantastica! =) Farei esse bolo concerteza! So lamento por não poder comprar maracujá..=( Cá em Moscovo é uma coisa tão rara...=( Não podia aconselhar algum outro fruto apropriado para calda em vez de maracujá, Pati?
Obrigada por mais uma receita óptima!!! =)
Beijinhos! ***

Jacqueline disse...

Oi Patricia!
Também achei seu bolo mais bonito :D
Sempre tenho vontade de fazer angel cake, mas tenho um receio bobo sem explicação...
Quem sabe qquer hora me animo!
Besos

Levi Pereira disse...

tava precisa de uma receita de bolo, a sua parece muuito boa, ainda mais com essa curd de maracujá, quero fazer com certeza!!!

Katia Linden disse...

Oi, Patricia!
Tudo bem?
Acompanho sempre seu blog, até já fiz algumas receitas, mas acho que nunca comentei...
Parabéns por tudo, viu?
Pelo carinho, pelos doces e pelo amor ao limão siciliano (como eu tenho, rs)!
Me tira uma dúvida?
Vc acha que dá pra fazer essa receita com parte das claras sendo congeladas?
É que tenho umas 5 no freezer pedindo pra ser usadas...
Beijo e obrigada!
Katia

Saam! disse...

Que bolo mais lindo! Parece estar tão fofo, sempre quis faze lo, mais pelo nome mesmo, haha.
Era o bolo preferido da minha vó, sempre comia com groselha! *-*

Parabéns, como sempre!

Beijos

Flavia disse...

Conheci uma senhora na fila de 4 horas da policia federal que me indicou esse site!
Tudo que posso dizer eh: Valeram a pena as 4 horas de fila p/ conhecer voces.

Carol disse...

Pati!!!
Tem carinha de pão de ló esse bolo!!
E esse curd deve ter ficado sensacional!!!

Cam Seslaf disse...

Ai, quase choro. :-)

Renata disse...

ai, seu bolo tá tão lindo pati! amo a combinação de bolo de claras com algum curd :*

Ludmila Maria disse...

Bem legal, gostei. =) =D

Ludmila Maria disse...

Interessante. O bolo é neutro e pode ser saborizado com o que quiser, não é? Obrigada por mais uma receita que chega fresquinha ao meu email. =) Deus a abençoe por compartilhar conocso receitas tão originais e diferentes.

Andrea - Sweet and Saucy disse...

O Angel Cake é surpreendente, mesmo! Eu também torci o nariz quando me disseram (antes de eu provar) que é feito quase que somente com claras... mas minha mente mudou rapidinho quando senti a maciez e o "arzinho" que fica na boca após o primeiro pedaço!

Delicioso, ainda mais combinado ao maracujá!

Parabéns pela receita deliciosa!

ameixa seca disse...

Tenho um monte de claras à espera do cremor que eu não encontro em lugar algum. Ainda tenho esperança de fazer um bolo desses, dos anjos :)

Malu Allen disse...

Ei!
Escrevi sobre nossas aventuras na cozinha lá no blog, como falei!

Taí a historinha com foto pra comprovar a delícia pronta!

http://moderninhaultrapassada.blogspot.com/2011/02/cozinhando-nas-ferias.html

Um beijão,

Malu

Anônimo disse...

Este bolo esta perfeito, tambem tenho um receio de fazer este angel cake! Quando estava no canada sempre comia o do supermercado e achava uma delicia, ca no brasil ainda nao me atrevi.

Enfim, o teu blog eh perfeito, as fotos sao melhores dos que as dos livros e a simpatia nem se fala...

Danielle

tatiane disse...

Pat, esse bolo tem uma textura incrível, deu até vontade de fazer de novo, ainda mais com esta curd de maracujá!
Ah, gostei muito do livro do Jamie, a tradução deixa a desejar, mas o capítulo sobre peixes e frutos do mar é muito bom!
beijos, querida

Levi Pereira disse...

Paty, é necessário o cremor de tártaro???? Fiquei na dúvida!
bjãO

Júlia Nascimento disse...

Ontem mesmo não resisti e pus em pratica esta deliciosa receita dos deuses!!!Como vendo empadas sempre me sobra muita clara e congelo pque me da pena de jogar fora e a ultima receita que testei de um bolo de claras ficou..umm estranho haha mas esta é muito boa mesmo vale a pena fazer!!!Adoro este blog!!!Tudo que sai daqui é bom ...Beijinhos te sigo pelo twitter hein..

moranguita disse...

bem que rico bolo hehe e de claras que da sempre jeito para nao se deitar nada fora.
esta muito bom.
beijocas

yasmim ferreira disse...

acabei de fazer o bolo, mas substitui o cremor tartaro por uma colher de sobremesa de sumo de limão (tbm poderia ser vinagre).
ficou ótimo, mas da próxima vez eu só faço com uma batadeira.

Patricia Scarpin disse...

Yasmim, que coragem fazer sem batedeira! Eu não tenho essa coragem, não - parabéns!