quarta-feira, maio 05, 2010

Cupcakes de baunilha com cobertura de água de rosas

English version

Vanilla cupcakes with rosewater icing / Cupcakes de baunilha com cobertura de água de rosas

Finalmente assisti a “Alice no País das Maravilhas”, mas não posso dizer que gostei... Achei histérico demais, mesmo pro Burton.

Os destaques do filme para mim foram Alan Rickman como a Lagarta – tem como não amar a voz desse homem? – e Helena Bonham Carter; apesar de eu ter usado rosas bem clarinhas nestes cupcakes, acho a Rainha de Copas, com sua obsessão por rosas vermelhas, muito mais divertida. :)

Vanilla cupcakes with rosewater icing / Cupcakes de baunilha com cobertura de água de rosas

Cupcakes de baunilha com cobertura de água de rosas
da Donna Hay magazine

- xícara medidora de 240ml

250g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras + 2 colheres (sopa) - 274g - de açúcar refinado
1 fava de baunilha, aberta com uma faca no sentido do comprimento, sementinhas removidas com as costas da faca
4 ovos
2 ¼ xícaras + 2 colheres (sopa) - 335g - de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 xícara (240ml) de leite integral

Rosewater icing:
1 xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 218g - de açúcar refinado
¼ xícara (60ml) de água
¼ colher (chá) de cremor tártaro
1 colher (chá) de água de rosas
3 claras
2-3 gotinhas de corante alimentício cor de rosa
24 flores de açúcar ou pétalas de rosas cristalizadas*, para decorar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque a manteiga, o açúcar e as sementinhas/pasta de baunilha na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Peneire a farinha e o fermento sobre a mistura e bata até incorporar. Acrescente o leite e misture com uma espátula de borracha/silicone. Divida a massa entre 24 forminhas de muffin com capacidade para ½ xícara (120ml) cada forradas com forminhas de papel. Asse por 15-20 minutos ou até que cresçam e dourem (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Prepare a cobertura: junte o açúcar, a água, o cremor tártaro e a água de rosas numa panela e leve ao fogo alto, mexendo só até dissolver o açúcar. Deixe ferver – não mexa mais – e então abaixe o fogo para o mínimo, deixando ferver lentamente por 3 minutos. Enquanto isso, bata as claras na tigela grande da batedeira até que formem picos suaves. Com a batedeira ligada, vá derramando a calda de açúcar sobre as claras, batendo. Bata até que esfrie ligeiramente e fique uma cobertura espessa e brilhante. Adicione o corante e misture bem com uma espátula de borracha/silicone.
Com o auxílio de uma espátula, cubra os cupcakes com a cobertura e finalize decorando com uma florzinha de açúcar ou uma pétala de rosa cristalizada.

*para cristalizar as pétalas: coloque uma clara numa tigelinha e bata ligeiramente com um garfo. Pincele as pétalas limpas e secas com a clara e polvilhe com açúcar refinado, removendo o excesso. Deixe secar. Use flores orgânicas (sem pesticidas) para que possam ser consumidas

Rend.: 24 unidades – consegui 5 cupcakes fazendo ¼ da receita dos bolinhos, usando forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e 1/3 da receita da cobertura

38 comentários:

Anônimo disse...

Fazia tanto tempo que não passava por aqui. E hoje, quando decidi passar tive uma surpresa com esta receita tão linda. Adoro os cupcacakes não só por serem uma delícia, mas por esta lindeza que eles ficam. A imagem deles recem tirados do forno, todos pequenininhos, com formatinho. A-d-o-r-e-i! As rosas então, nem se fala, deram um toque todo especial! Parabéns pela montagem das fotos também. Tudo está sincronizado.

Bjo!

Ana Hostin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natália disse...

Lindíssimo !

Quéroul disse...

eu ainda não consegui me convencer da água de rosas... sempre me lembro daquele docinho que eu comi e brrrr.
mas as pétalas tão lindas, e os bolinhos totalmente nham nhams.

e minha surpresa com Alice foi ter gostado da Bonham Carter. O.o
e tinha esquecido do Rickman. a voz dele é tudo nesse país, né?

mas vá lá. Alice até que renovou meu apreço por Depp e Burton, que tava lááá no chinelo. :P

beijo de boa terça pra vc!
=**

Salsa Verde disse...

Que cupcakes fabulosamente lindos e devem ser uma delícia com a água de rosas!
Beijinhos,
Lia.

Levi Pereira disse...

Paty, estou dooooido pra ver "Alice no País das Maravilhas " é uma super produção, parece bem empolgante!!! Assim como os cupcakes, parece produção de cinema de lindos e perfeitos!!!
super bjo!!!

Orquídea disse...

A água de rosas não é aquela que usamos como tónico para a pele... ou é?

Desculpa a pergunta se for muito idiota.

Beijos
Orquídea

ameixa seca disse...

Água de rosas só consegui encontrar aquela que se usa para limpar e aromatizar a pele. Os cupcakes ficaram super delicados :)
Vi o filme e também não achei nada de surpreendente. A White Queen até me meteu um bocadinho de medo, mais do que a Red Queen :)

Giu disse...

Paty , adoro o seu blog ! Essa receita parece deliciosa e com certeza vou experimentá-la em breve ! Parabéns pelas fotos também , elas me dão uma sensação de paz e de beleza muito grande.
Bjs !
Giuliana

Tays Rocha disse...

Pati, como te disse no Twitter, minha boca fica aguada... hehheh, parece tão deliciosamente suave isso! Eu me programei prá fazer um curso de cupcakes agora em maio, morro de vontade, já faço o basiquinho, mas quero fazer desses aí, bem exibidos... heheheh. Sozinha não me arrisco. Beijocas.

Mariana disse...

Olá Patrícia, tudo bom? Virei fã do teu blog e apenas gostaria de agradecer por compartilhares todas essas receitas maravilhosas! Tuas fotos são sempre lindas!! Já fiz os scones de queijo enroladinhos e os cookies de parmesão. Ficaram ótimos. Acertar a receita é sempre gratificante! Um grande beijo p ti!

Sarah Abreu disse...

Demais essa receita! E estoi doida pra ver Alice. Não sei pq mas adoro o Burton. Acho que sou meio esquisitona como ele! KKK. E adorei a opção "print pdf"! Seu blog é o meu preferido!

Gina disse...

Já tinha visto esse processo de cristalização das pétalas de rosa. O único problema é que devem ser claras pasteurizadas, não é?

tatiane disse...

Tão delicados estes cupcakes, fiquei intrigada com as pétalas cristalizadas, estou imaginando o sabor e textura.
Alice vou ver 2ªf, não sei se vou encontrar aqueles personagens mal-educados dos livros, ou toda aquela candura da Disney...
beijão

Lulu disse...

Deliciosa e linda!
Vou testar!

Anônimo disse...

Amei esse seu cupcake! Super cara de Alice! Aliás, respondi o seu comment lá no meu blog - q agora tá com uma cara nova q eu gostei e acho q vai ser permanente... kkk

Alan Rickman in-con-fun-dí-vel eu soltei um "Gio é o Snape!!!!" No meio do cinema. Tinha me dado um branco no nome dele...

Eu adorei o filme. O Johhnny Depp dá um show, aliás, aquela parte dele andando sobre a mesa achei mto Jack Sparrow! Mas o q mais me irritou foram as duas rainhas.... ai q má impressão daquela cabeçona da Helena Boham Carter e a Anne Hataway andando toda florzinha ai q ódio q me deu! A Alice no fim, fica a mais sem graça. Amei o figurino, impecável e o gato, SEMPRE meu preferido!
Bjus e boa semana!

Carol Romagnolli disse...

Paty!!!!!!
Menina, que delicadeza, que bom gosto... sou sua fa.
Sem mais ;)
Carol

Roberta disse...

Oi Patrícia, acompanho seu blog já a anos, torci muito por vc na competiçao pelo blog, deixei até um comentário para vc na pagina da band.Lindas as fotos querida de uma delicadeza e sutilesa inspiradoras,visito seu blog diariamente e me inspiro constantemente nas suas receitas e dicas.Essa semana até q enfim consegui colocar no ar meu cantinho , ficaria muito feliz se desse uma passada para conhecer.sweetninaconfeitaria.blogspot.com. te espero e por favor continue nos inspirando sempre, bjos.Ah, concordo em genero numero e grau com vc emr elaçao a obseção da rainha de copas ..pelas vermelhinhas,muito melhor,não é?

Richie disse...

Pat, suas fotos me deixam sempre babando! São sempre composições lindas! Essa do cupcake é uma foto confortavel, se é que isso existe: ficar olhando deixa a gente confortado!

A receita eu vou anotar! Cupcakes é comigo mesmo!

bjo moça!

Ateliê de Doces disse...

Pat,que DELICADEZA......
Vc esta cada dia melhor nas invencoes.
LINDO,LINDO,LINDO..
Gostaria que voce me passasse uma receita BOA de marshmalow para cobrir cupcake e passar maÇarico (tipo tortinha de limao) e tbem cobrir com chocolate.Tem que ser firme.
Pode me ajudar....
Bjs

Sabrina Romano disse...

Nossa, Pat, você sempre se supera; que lindo; lindo mesmo! Bjs

Anônimo disse...

Paty, desculpa vir aqui de novo rsrsr esqueci, onde acho esse cremor tártaro? Vi no meu livro de cupcakes algumas receitas q teme ele e eu não sei o que é nem onde encontra! Mais uma perguntinha... existe aquele mascarpone cheese aqui no brasil?

Esses livros importados kkkkk colocam ingredientes q eu nunca ouvi falar!

Tks again,
xx

Patricia Scarpin disse...

Grão de Chão, que bom que gostou dos cupcakes!
Quanto à imagem deles saindo do forno, não vi - é desta receita que você está falando?
Obrigada!

Natália, obrigada!

Quéroul, traumas com comida são assim mesmo, eu te entendo - tanta coisa que eu como agora mas não curtia há um tempo, ou mesmo quando pequena...
Também me espantei por gostar dela, geralmente não gosto. :)
Beijo, querida!

Lia, obrigada!
Um beijo!

Levi, eu vi em 3D e confesso que fiquei meio cansada no final. :S
Obrigada!

Orquídea, não, aquele produto é "leite de rosas".
Um beijo!

Ameixa, aquela é "leite de rosas", um produto completamente diferente. Em casas de produtos árabes você provavelmente vai encontrar a água de rosas.
Também achei a Rainha Branca meio bizarra. :)

Giu, obrigada! Que bom que gosta do blog, fico feliz!
Beijo!

Tays, depois me conta do curso!
Beijo!

Mariana, bem-vinda! Tudo bem?
Eu é que agradeço as suas visitas!
E que bom saber que as receitas deram certo contigo - obrigada por vir me contar.
Beijão!

Sarah, eu também o adoro, acho que por isso esperava mais do filme...
Beijos e obrigada!

Gina, depende, se você fizer para vender, ou se alguém que não possa comer claras cruas (como grávidas) for comer - caso contrário, não precisa, não.

Tati, elas ficam durinhas depois de secas.
Ah, não tem nada de candura, não, querida. :)
Beijo!

Lulu, obrigada!

Liv, caster sugar é açúcar refinado, pode confiar. :)
Ah, eu gostei muito da Rainha de Copas e achei a Rainha Branca forçada.
Beijo!

Carol, muito obrigada!

Roberta, obrigada! Vou lá te visitar.
Beijo!

Richie, você é um fofo, obrigada!
Espero que você goste da receita!
Beijo, querido!

Rosana, dá uma olhadinha no índice do blog, lá você vai encontrar várias receitas.

Sá, obrigada, querida!
xx

Cris, tudo bem? Também sou doidinha por cítricos, que bom que está gostando do blog, obrigada!
Beijo!

Liv, em casas que vendem produtos para confeitaria (Chocolandia, Barra Doce). Você encontra, sim, queijo mascarpone por aqui.
Beijo!

Orquídea disse...

Cá em Portugal é água de rosas!!!

Veja aqui http://4.bp.blogspot.com/_JqkxlOTUWWY/SZGuOGyYv8I/AAAAAAAAAnU/E7RsdkK7Bv4/s400/aguaderosas.jpg

Patricia Scarpin disse...

Orquídea, pois é, eu não conheço os produtos de Portugal, não sabia!

Orquídea disse...

Mas pode me explicar ou passar um link para eu saber o que é essa agua de rosas brasileira?

É só isso que eu pretendo saber!

Patricia Scarpin disse...

Orquídea, dá uma olhada no Google, vc vai encontrar - é a água de rosas usada em receitas árabes, etc.

Orquídea disse...

Pois é Patrícia mas como já lhe referi eu sou portuguesa e cá a água de rosas é, pelos vistos, diferente da vossa aí no Brasil.

Se perguntei é porque pesquisei e só encontro referências à que já lhe disse. Daí lhe pedir mais indicações. Porque encontrar como ingrediente numa outra receita ajuda tanto como ler esta...

Cá não há lojas de produtos árabes como aí. Talvez em Lisboa mas não onde eu moro.

Se não pode ajudar mais, paciência. Será uma receita que nunca vou experimentar.

Continuação de bom dia!

Patricia Scarpin disse...

Orquídea, não precisa ficar alterada. Procure por "rosewater", você vai encontrar. E se não há nenhuma loja perto da sua casa, eu não tenho nada a ver com isso.

Orquídea disse...

Alterada? Fui apenas sincera mas se confunde isso não é meu o problema.

Se não quer ajudar não ajuda mas escusa de se fazer de vitíma.

E obrigada mas não preciso mais ver o seu blog.

Gente mal educada só aturo por obrigação profissional não por hobbie.

Fique bem com o seu ENORME ego.

Patricia Scarpin disse...

Eu não tenho OBRIGAÇÃO de te ajudar, mas quis muito fazê-lo, pena que você não sabe nem perguntar coisas de uma maneira clara. E também não tenho como saber quais produtos você encontra em Portugal, nem que perto da sua casa não existem lojas que vendam produtos árabes...
O Google taí pra isso, se você não sabe usá-lo são outros quinhentos.

Não precisa mesmo voltar, não vai fazer a menor falta.

Giu disse...

Pati sinto por você ter que receber esse tipo de comentario no seu blog... tem gente que não tem a menor noção mesmo. Eu vou fazer os cupcakes pro cha de bebê de uma amiga minha e queria saber se a cobertura fica assim linda de morrer colocando ela com a espatula ( duvidas de iniciante ne ?)... bjos e otima semana!

Patricia Scarpin disse...

Giu, querida, obrigada pelo apoio!
Eu usei uma espátula comprida - ela fica bonita, sim, mas fica irregular, como os meus, eu também não sou craque na hora de confeitar com a espátula! :)
Beijo e boa sorte!

Leila disse...

Olá,estava procurando receitas e achei seu blog,amei mesmo.Uma perguntinha,a agua de rosas pode ser substituida por alguma outra coisa,porque vc usa em varias receitas e me deu uma vontade de fzer uma delas...!obrigada beijos

Patricia Scarpin disse...

Oi, Leila, obrigada!
Se você substituir a água de rosas por outra coisa os cupcakes não serão mais "cupcakes de água de rosas", né?
Melhor você optar por outros sabores, baunilha, chocolate, etc.

Leila disse...

Aaaah,mais do que obvio né!então vou tentar vc,pois suas fotos e como vc escreve a receita me deixou com mta vontade de fazer elas..!obrigada!

Ariádny Cupcakes disse...

Patrícia, mais uma vez: suas receitas são preciosas!
Gostaria de saber se essa sua cobertura é um marshmallow.
Vc tem receita de cobertura de marshmallow?

bj

Ariádny

Patricia Scarpin disse...

Ariádny, essa cobertura parece marshmallow, sim. Se quiser outras receitas, procure no índice.