quarta-feira, junho 06, 2007

Camafeu de nozes

English version

Walnut camafeus

Eu queria uma receita com jeitinho de Brasil para participar deste Monthly Mingle, cujo tema é aniversário... Pensei em brigadeiro.

monthly mingle june

Depois me decidi por camafeus – sei que são mais tradicionais em casamentos e bodas, mas eu os acho docinhos mais bonitos e finos e que mereciam ser “apresentados” aos meus leitores estrangeiros.

A minha intenção era adicionar mais informações sobre a origem do docinho mas não encontrei.
Há muitos anos vi em algum lugar que o nome vinha da jóia camafeu, mas faz tanto tempo que não sei se é isso mesmo.

Feliz aniversário, Meeta, e parabéns ao seu blog também!

Camafeu de nozes
daqui

250g de nozes moídas
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
3 ovos
3 gemas

Para decorar:
nozes em 4 partes para decorar (aprox. 180g)
fondant*
pó dourado comestível
bebida alcoólica transparente ou álcool de cereais – usei cachaça

Coloque as nozes, o leite condensado, o chocolate, a manteiga, os ovos e as gemas em uma panela grande. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até soltar do fundo da panela.
Despeje num prato grande untado com manteiga e deixe esfriar completamente.
Com as mãos levemente untadas, faça pequenas “salsichinhas” com a massa, de aproximadamente 3,5x2cm.
Leve o fondant ao banho-maria até derreter – mantenha-o aquecido para não endurecer.
Cuidadosamente, banhe cada docinho em fondant e coloque sobre papel manteiga. Enquanto o fondant ainda estiver mole, coloque ¼ de noz sobre cada docinho.
Coloque os camafeus em forminhas de papel.
Se quiser fazer as nozes douradas, você vai ter que pintá-las antes de fazer os docinhos: coloque um pouco de pó dourado numa tigela pequenininha e adicione bebida o suficiente apenas para fazer uma pasta.
Com um pincel pequeno, pinte cada ¼ de noz e coloque sobre papel manteiga. Deixe secar por pelo menos 2 horas.

*usei pronto – não custa caro e dura um tempão.

Rend.: cerca de 120 unidades

17 comentários:

Cláudia A. disse...

Ficaram belíssimos como tudo em que você coloca as suas mãos de fada ficam. Realmente parecem jóias ou pequenos bibelôs. Parabéns.

miki w. disse...

pat querida, sabe que eu sou SUPER-fã de camafeu? o teu deve ter ficado uma delícia!
beijocas, miki

laila radice disse...

o país será muitissimo bem representado com esses seus chiquerrimos camafeus! e como rende essa receita, hein? e nunca tinha visto colocar chocolate em po no doce, adorei!bjos

Cris disse...

Eu sou louca por nozes... não posso ver camafeus em festas que como feito louca. Parabéns pela escolha! Bjs!

Akemi disse...

Patricia, concordo com a Cláudia, parecem jóias com essas nozes douradas! Só mesmo você para ter esse capricho! Ótima escolha, amiga, vais arrasar nesse evento!

Lua Limaverde disse...

Eu quero uns pra mim também, afinal domingo foi meu aniversário, hehehe. :)

Agdah disse...

Patrícia, ficaram lindos. Tenho tentado encontrar essa tinta dourada, mas aqui na Califórnia é difícil. Vou ter que encomendar na Internet.

Vitor Hugo disse...

Um dia eu chego a essa evolução espiritual pâtissier!

Ficaram muito bonitos! =D Aceito uma caixa deles, tá? heheheheheh

Joaninha disse...

Que delícia, ficaram liiindos!

Márcia disse...

Como boa formiguinha, está difícil pra mim escolher o que mais me agrada: o camafeu ou os biscoitinhos aqui de baixo.
Na dúvida, fico com os dois!!!!
beijos.

Marcia da Paz disse...

Bela escolha estão lindos os docinhos....bjs

Beatriz Belliard disse...

adoro estes docinhos, e este toque dourado ficou divino !!! muito lindo, como tudo o que vc faz ! bjs

Valentina disse...

lindos Pat!lindíssimos.

Patricia Scarpin disse...

Cláudia, obrigada! Você é muito gentil.

Miki, eu gosto bastante deste docinho também. :)
Beijos!

Laila, obrigada! Vai pouquinho chocolate, o sabor predominante é o das nozes, mesmo.
Beijos!

Cris, tb gosto muito e faz tempo que não vou a um casamento. risos
Bjs!

Akemi, obrigada, amiga! Você é muito doce!

Luna, parabéns atrasado! :)

Agdá, será que o site da Wilton vende?

Vitor, obrigada!!

Joaninha, obrigada!

Márcia, boa escolha a sua. :)
Bjs!

Marcinha, obrigada, amiga. Bjs!

Bia, obrigada, querida!
Bjs!

Tina, que bom que gostou!

Anônimo disse...

Olá Patricia,
queria tirar uma dúvida...
qdo vc diz: "coloque um pouco de pó dourado numa tigela pequenininha e adicione bebida o suficiente apenas para fazer uma pasta." que tipo de bebida vc se refere?!
Tenho uma encomenda para um casamento e achei simplesmente linda sua idéia com o toque dourado! A tinta em pó eu tenho! Alias, vc conhece alguma caneta comestível com tinta dourada? A noiva gostaria de ao invés das nozes as iniciais do casal no doce! Se puder me ajudar ficaria mto feliz e grata!
Raquel
rcicolin@uol.com.br

Anônimo disse...

Olá Patricia,
queria tirar uma dúvida...
qdo vc diz: "coloque um pouco de pó dourado numa tigela pequenininha e adicione bebida o suficiente apenas para fazer uma pasta." que tipo de bebida vc se refere?!
Tenho uma encomenda para um casamento e achei simplesmente linda sua idéia com o toque dourado! A tinta em pó eu tenho! Alias, vc conhece alguma caneta comestível com tinta dourada? A noiva gostaria de ao invés das nozes as iniciais do casal no doce! Se puder me ajudar ficaria mto feliz e grata!
Raquel
rcicolin@uol.com.br

Anônimo disse...

Então ... eu seguí a receita passo a passo e deixei esfriar por aprox. 8 horas. Entretanto a massa do camafeu ficou mole. Estou tendo dificuldade para enrolar.

Lucia