terça-feira, novembro 14, 2006

Pane Alla Cioccolata

Fazia tempo que estava namorando esta receita - sempre que entrava no meu del.icio.us para escolher alguma coisa, pensava em fazer o pão.
Semana passada, desencantei.

Não tenho processador, por isso fiz sem mesmo.
O pão me deu um baile, tenho que dizer. A massa era líquida como massa de bolo e não tinha a menor possibilidade de ser sovada com as mãos! Adicionei mais farinha - contra a minha vontade - e aí, sim, consegui mexer na massa. Xinguei até a 15ª geração da pessoa que escreveu a receita.

A massa rendeu bastante (1kg!!!), o pão ficou delicioso e muito macio - creio que tenha sido o mais fofinho que fiz. Comi um pedaço ainda quente e no outro dia levei uma fatia para o trabalho.

Ao chegar em casa, entretanto... Mal conseguia olhar pro pão. Só de imaginá-lo sentia embrulhos no estômago. Um absurdo, né? Era a minha crise de enxaqueca chegando com tudo. Dei o pão quase que inteiro para a minha assistente do lar (que ficou feliz da vida).

O pão tem o formato de trança - mas isso não se nota muito devido à cobertura de chocolate. Achei mais bonito - e mais saboroso - sem a cobertura. Caso queira usar, talvez fique mais bonito derreter o chocolate, colocar num cartuchinho de papel manteiga e confeitar (daí você obterá um pão parecido com o do site).

Pane Alla Cioccolata

350g de farinha de trigo (usei mais uns 100g, aprox.)
67g de açúcar
45g + 2 colheres (sopa) de cacau em pó
10g de fermento biológico seco
1 colher (chá) de sal
320ml de água morna
1 gema de ovo grande, em temperatura ambiente
15g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de óleo
125g de chocolate meio-amargo picado

Prepare a massa: em uma tigela grande ou no processador (use a lâmina), combine a farinha, o açúcar, o cacau, o fermento e o sal. Em uma tigela média, misture a gema e a água. Adicione aos ingredientes secos e mexa (ou processe) para formar uma massa macia. Coloque a massa numa superfície levemente enfarinhada e, usando as mãos, acrescente a manteiga e sove; continue sovando até que a massa fique macia e flexível - mais ou menos 10 minutos. No processador, misture por 45 segundos.

Coloque a massa numa tigela pincelada com óleo e vire-a para que fique toda untada. Cubra com um pano e deixe crescer até que dobre de tamanho - aprox. 1 hora.
Dê um soquinho na massa e coloque-a novamente numa superfície enfarinhada. Sove um pouquinho e divida em 3 partes iguais. Modele-as em bolas bem justas, cubra e deixe descansar por 15 minutos.

Depois, transforme as bolas em cordões, coloque-os numa forma forrada com papel manteiga e faça uma trança. Cubra e deixe crescer de novo.
Pré-aqueça o forno a 176ºC. Polvilhe a trança com o cacau restante. Asse no centro do forno até ficar com uma cor de mogno bem escura - aprox. 40 minutos. Retire do forno e salpique o chocolate picado sobre o pão ainda quente. Deixe esfriar e sirva em temperatura ambiente.

Rend.: 1 pão de 1kg

18 comentários:

Regina disse...

Realmente parece muito macio!E gostoso!
Regina

Daniela disse...

Deu vontade de fazer, mas eu ando numa preguiça de dar dó.
Beijão

Valentina disse...

amiga, desculpa mas nem li a receita (ainda) so vi a foto. e o queixo caiu.lindo!!! menina..agora vou la ler os detalhes.Este 'e o do outro dia?

Silvia Arruda disse...

Pela foto, parece delicioso!!!
Como foi a aceitação aí na sua casa?

Eli disse...

Esta lindo! E pela foto nota-se o quanto esta macio. Acho que sem a cobertura pode ser congelado né? O que você acha? Porque o pão é bem grande não é?

Anônimo disse...

Oi, Patricia! Faz pouco tempo que encontrei seu blog e, desde então, venho aqui praticamente todos os dias, mas ainda não tinha comentado. Hoje, quando vi a foto do pão de chocolate, tive de quebrar o silêncio. Está lindo e também parece estar uma delícia!

Fer Guimaraes Rosa disse...

hm, parece bom. mas voce disse que deu baile? ai, ai... essa eh a parte que me faz fechar a pagina do livro de receita e sair correndo.... :-)) parabens pela persistencia! beijoos,

Karen disse...

Que pena que vc teve essa reação! Mas o pão tá lindo!

Cinara disse...

Eu também tive a impressão de que deu um trabalhão, Pati! Mas tudo que vai chocolate vale a pena, né? E sabia que eu não conhecia o tal del.icio.us? Achei super interessante, e já me registrei! Obrigada por mais essa dica...
Beijos!

colher-de-pau disse...

Deve ser delicioso... Tem um excelente aspecto!
Recentemente fiz a sua receita de cookies de chocolate e ficaram muito boas!
Coloquei hoje a receita no meu bloggue.
Espero que não se importe!

Akemi disse...

Patricia, babei ao entrar aqui e dar de cara com esta fofurice! Nossa tá uma nuvem de maciez! Parabéns pela perseverância!

Patricia Scarpin disse...

Regina, ficou macio, sim. Eu estava receosa de que ficaria mais duro por causa da farinha extra que usei, mas não. Ficou fofíssimo!

Dani, tem dia que não queremos nem saber de cozinha, né? :D

Val, ri do teu comentário. :D É aquele dia, de que te mandei o link. Fiquei doida por este pão desde o primeiro dia em que o vi.

Silvia, só eu comi - meu marido não gosta de doce, olha que ironia do destino.

Eliana, não sei se podemos congelá-lo, não entendo muito disso. Talvez se vc fizer meia receita, o que acha?

Renata, seja bem-vinda! Que bom que vc deixou um comentário, obrigada!

Fer, só vi que a receita era "uma roubada" depois que começada, amiga. Tive que tentar salvá-la pois estava com dó de jogar tudo no lixo... :D

Karen, o pior foi a médica me proibir de comer chocolate... :(

Cinara, acho o del.icio.us o máximo!! Que bom você ter gostado, é bem útil para nós, que gostamos de "xeretar" novas receitas.

Colher-de-pau, fico feliz se alguém se inspira com as minhas receitas. Fique à vontade e obrigada pelo comentário!

Clarice, amiga, sou escorpiana. E escorpiano quando cisma... Sai de baixo! risos

Beijos a todas!

miki w. disse...

patricia, o pão tá muito apetitoso!

enxaqueca é uma coisa... às vezes tenho umas crises, é um horror, nem posso pensar em comida e o pior é isso mesmo: assim q pinta uma dorzinha mínima de cabeça afasto os chocolates pra longe, pois aprendi q se comer um pedacinho, a bicha vira um monstro!

espero q tenha melhorado rápido!

eu tenho adotado a estratégia de tomar logo um analgésico quando ela surge (e eu acho q vai virar enxaqueca). tem funcionado. mas preciso confessar q evito tomar remédio ao máximo. e por isso mesmo já sofri muito com dores de cabeça terríveis.

bjs (e desculpe pelo post tão longo :-p),

miki

Elvira disse...

Este pão está um apetite! :-)

Cris disse...

Pois é Patricia, mais um pão e está com um aspecto delicioso, parece-me tão fofinho e o aroma...imagino!!!! :)
Pães só mesmo com voçê, talvez um dia destes me atreva!!!!
Beijinhos

Anônimo disse...

Patricia,chocolate na massa? News total.Tambem nao bati o olho ainda na receita.Nao resisti em vir primeiro agradecer esta preciosidade.Deus do céu, meu estômago até roncou. Bj

Olivia Claudia disse...

Patricia, fui ver no original e acho que devem ter reescrito a receita desde o tempo que você fez.
Depois você confere.
Abraços
Olivia

Anônimo disse...

eu fiz e ficou maravilhoso :D
ele mais ke dobrou
parabens pelo blog \o