Queridas e queridos, estou aqui, firme e forte, no propósito de manter o blog atualizado, com pelo menos uma receita por mês: consegui até postar duas receitas novas em dezembro e duas em janeiro, mereço uma estrelinha dourada no caderno, não? 😊
Agora que o calor parece ter dado uma trégua, quero voltar a cozinhar e assar com mais frequência: sinto muita falta de preparar receitas novas, fotografar e compartilhar com vocês. E espero que, enquanto isso não acontece, vocês usem o índice de receitas do blog se precisarem de alguma receita bem saborosa: eu o dividi em três partes: doces, salgados e pães e muffins. Se você estiver me lendo no celular, role a página até o final e clique em “ver versão para web”: dessa forma, você consegue ver o índice de receitas no topo da página, e também um campo de busca na lateral esquerda.
Hoje trago mais uma das minhas várias versões para aquele bolinho de iogurte maravilhoso do Epicurious: juntei coco e ameixa, uma combinação clássica de sabores dos bolos de aniversários dos anos 80, mas em vez de ameixa seca, usei algumas ameixas frescas que não estavam doces o bastante para serem consumidas in natura: o tempo de forno tornou as frutas macias e deliciosas, e o sabor delas combinou perfeitamente com o coco na massa do bolo. Posso tranquilamente dizer que é uma das minhas versões favoritas desse bolinho tão fácil de fazer e que ganhou o coração de muita gente que faz as minhas receitas. 🧡
Bolo de iogurte, coco e ameixa
mais uma saborosa adaptação do excelente bolo de iogurte do Epicurious
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
1 ¼ xícaras (175g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de sal
½ xícara (50g) de coco ralado ou em flocos desidratados (sem açúcar)
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 175g - de açúcar, cristal ou refinado
¾ xícara (180g) de iogurte natural integral – 1 potinho de 170g também funciona
½ xícara (120ml) de óleo vegetal de sabor neutro, como canola, soja, milho
2 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) extrato de baunilha
3 ameixas frescas médias (total de 250g), caroços removidos, cortadas em cubinhos de aproximadamente 1cm
Para finalizar o bolo:
1 colher (sopa) de açúcar refinado ou cristal
Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.
Em uma tigela média, misture bem com um batedor de arame a farinha de trigo, o fermento, a canela e o sal. Incorpore o coco e reserve.
Em uma tigela grande, junte o açúcar, o iogurte, o óleo, os ovos, e a baunilha e misture usando um batedor de arame, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos deixando 1 colher (sopa) reservada para envolver as ameixas – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha.
Incorpore as ameixas com o restinho dos ingredientes secos, e então junte tudo à massa do bolo e misture delicadamente. Despeje a massa na forma preparada, alise a superfície e então salpique o topo com a colher (sopa) de açúcar.
Asse por cerca de 55-60 minutos ou até que o bolo cresça e firme (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha (como esta) por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira de volta para a gradinha e deixe esfriar completamente.
O bolo pode ser guardado em um recipiente hermético por até 3 dias: se estiver muito quente onde você mora, guarde na geladeira depois de 1-2 dias para que não embolore.
Rend.: 8-10 porções