segunda-feira, janeiro 15, 2024

Barrinhas de maçã e mirtilo e resoluções de Ano Novo

English version

Barrinhas de maçã e mirtilo


Queridas e queridos, feliz Ano Novo! Espero que 2024 seja maravilhoso para vocês e as suas famílias.

 

É comum na época de festas de final de ano que as pessoas façam planos para o ano que vai começar, listas de resoluções... No começo de 2023 fiz uma lista de resoluções pequena, para que não se tornasse impossível (receita para frustração), e entre elas consegui terminar de escrever o meu livro e publicá-lo (link aqui para quem quiser comprar, é um e-book em formato PDF), me exercitei com mais frequência (algo ainda a ser melhorado em 2024, mas o pontapé inicial foi dado) e tentei me olhar com mais amor e ser mais gentil comigo mesma (esta resolução é um trabalho de formiguinha e contínuo, portanto está na lista de 2024 também).

 

Vocês me surpreenderam com a recepção calorosa ao livro e posso dizer, sem dúvida, que foi um dos momentos mais importantes não só de 2023, como da minha vida toda – foi uma avalanche de carinho, me senti abraçada a cada livro vendido, a cada comentário afetuoso sobre ele, a cada repost nas redes sociais: foi e continua sendo lindo. A menina que, aos 6-7 anos de idade dizia para a mãe que seria escritora quando crescesse, realizou o sonho e agradeço demais quem comprou o meu livrinho – muito, muito obrigada. <3

 

A listinha de 2024 também é enxuta (como diz uma amiga minha, “a expectativa é a mãe da merda”), com metas reais e que possam ser cumpridas ao longo de um ano. Uma delas é manter o TK vivo: sei que blogs hoje não são páreo para competir com as redes sociais como Twitter e Instagram (sem falar no TikTok, que não sei nem usar), mas esse cantinho aqui é tão especial para mim, me trouxe tantas alegrias, não quero jamais abandoná-lo (mesmo que só eu o leia). 😊 Por isso, a minha resolução de 2024 referente ao blog é postar uma receita nova pelo menos uma vez por mês, e começo com estas barrinhas deliciosas que fiz outro dia: tinha visto uma receita com mirtilos que me inspirou a prepará-las, mas quando pesei os mirtilos congelados no meu freezer não deu quase nada... Olhei para a fruteira e as maçãs bonitas que eu tinha comprado aquela semana praticamente sorriram pra mim: elas entraram na dança e formaram um par perfeito com os mirtilos.

 

Barrinhas de maçã e mirtilo

receita minha

 

- xícara medidora de 240 ml

 

Base e cobertura:

2 xícaras (280g) de farinha de trigo comum

1/3 xícara (46g) de fubá mimoso (aquele bem fininho) – ele dá um sabor mais interessante à massa e também uma cor mais bonita

¼ colher (chá) de canela em pó

¼ colher (chá) de sal

1/3 xícara + 1 colher (sopa) – total de 78g – de açúcar cristal ou refinado

¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, derretida e em temperatura ambiente

 

Recheio:

2 maçãs Gala médias (250g no total)

1 xícara (150g) de mirtilos, frescos ou congelados (não descongele antes de usar)

¼ xícara (50g) de açúcar cristal ou refinado

1 colher (chá) de amido de milho

1 pitada de sal

½ colher (sopa) de suco de limão (taiti, siciliano ou cravo, todos funcionam super bem)

 

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com um pouquinho de manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio deixando um pouquinho para fora da forma, formando “alças” de mais ou menos 5cm. Unte o papel com manteiga, mas não as “alças”. Reserve.

 

Em uma tigela média misture com um batedor de arame a farinha, o fubá, a canela, o sal e o açúcar. Junte a manteiga e vá misturando com um garfo, até obter uma farofa grossa. Transfira cerca de 2/3 dessa farofa para a forma preparada, espalhe de maneira uniforme e vá pressionando por todo o fundo, formando a base das barrinhas. Leve a forma e o tigela com o restante da farofinha para o freezer por 10 minutos.

 

Enquanto isso, prepare as frutas: remova o miolos e as sementes das maçãs e corte-as em cubinhos de aproximadamente 1cm. Transfira para uma tigela média, acrescente os mirtilos, o açúcar, o amido de milho, o sal e o suco de limão e misture bem. Reserve.

 

Retire a base das barrinhas do freezer e espalhe as frutas por cima, de maneira uniforme (não esqueça dos cantinhos!). Agora, retire a farofinha do freezer e vá espalhando por cima das frutas, também de maneira uniforme: eu gosto de apertar porções da farofinha com uma das mãos para formar grumos de tamanhos diferentes e deixar as barrinhas bem rústicas e crocantes.

 

Leve ao forno por 35-40 minutos ou até que a superfície doure. Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha antes de desenformar e cortar.

 

Rend.: 16 unidades

6 comentários:

Andréia Soares disse...

Vou fazer! Tenho mirtilos na geladeira aguardando.

Dirma disse...

eu continuo lendo seu maravilhoso blog sempre! As suas fotos são lindas e seus textos muito bons. Parabéns pelo livro.

Fernanda Amarante disse...

Pat querida,
Feliz que você pretende continuar escrevendo por aqui!! Amo ler você!! Um 2024 lindo!!
Bisous.

Anônimo disse...

Olá Pat. Leio todos e faça várias receitas. Nunca me decepcionaram. Não para não!!! Ainda falta comprar o livro. Abraços e obrigada

edna disse...

Aqui é nosso recanto. Esse canto de aconchego com receitas que são como carinho... As outras redes sociais são frenéticas... automatizadas... aqui é nosso lugar para recostar a cabeça e o coração. Obrigada por continuar!
Abcs Edna

Mari disse...

Eu vou ler seu blog pra sempre! hahaha