terça-feira, junho 02, 2020

Frango com tomate cereja e o programa da Ofélia

Frango com tomate cereja

Na live que fiz com a Raq há algumas semanas falamos sobre o programa da Ofélia na TV: eu via todos os dias, adorava! Muitas vezes fazia a receita logo no mesmo dia, para o jantar, e recebia vários elogios, pois as receitas eram muito boas, sempre davam certo.

Quanto passei a estudar de manhã, meu irmão gravava o programa para mim, e como reaproveitávamos sempre a mesma fita VHS depois de um tempo a imagem já ficava meio torta, mas não tinha problema: o importante era pegar a receita e anotar todos os detalhes.

A receita de hoje é uma metamorfose de uma receita da Ofélia que aprendi quando tinha uns 12 anos de idade, mais ou menos: era um frango ensopado com tomate em que ela usava um frango inteiro, tomates bem maduros e cozinhava tudo na panela de pressão (quem aí se lembra do jabá da panela Clock?) :D

Com o passar dos anos, fui mudando a receita e acabei usando peito de frango em tiras, para diminuir o tempo de preparo, acrescentei vinho, azeitonas... A versão final, que faço há uns bons anos, é a que lhes trago hoje, e passei a usar tomate cereja porque o molho fica menos ácido assim. Vai muito bem com arroz e era um dos pratos preferidos da minha irmã quando ela era pequena.

Frango com tomate cereja
receita minha

200g de filé de peito de frango, em tirinhas
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (sopa) de azeite
½ cebola grande em meias-luas finas
1/3 xícara de salsão picadinho – usei congelado, direto do freezer
1 dente de alho grande, bem picadinho
1 folha de louro
1 1/3 xícara (200g) de tomates cereja, cortados ao meio
2 colheres (sopa) de vinho branco seco
3 colheres (sopa) de azeitonas verdes em rodelas – meça depois de cortadas
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha

Tempere o frango com sal e pimenta do reino.
Aqueça metade do azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Acrescente o frango e sele de todos os lados. Transfira o frango para uma travessa e coloque o azeite restante na panela, abaixando o fogo para médio-alto. Junte a cebola e refogue, mexendo algumas vezes, até que murche. Acrescente o salsão e refogue por mais 1 minuto. Junte o alho e refogue por 1 minuto – não deixe queimar ou vai amargar.
Acrescente e louro e os tomates e refogue, mexendo algumas vezes, até que eles comecem a amolecer e a soltar seu suco, 5-6 minutos – aperte os tomates com uma colher de pau para acelerar o processo. Tempere com sal e pimenta.
Acrescente o vinho e cozinhe por 1-2 minutos ou até o vinho evaporar. Junte as azeitonas e o frango e misture bem. Cozinhe por 5 minutos até que o frango fique bem molhadinho. Acrescente a salsinha e sirva imediatamente.

Rend.: 2 porções

Um comentário:

Carla M. Conceicao disse...

Também adorava o programa dela, e quando não dava para ver, programava o vídeo para gravar também! :-) Até hoje me lembro de alguns patrocinadores: massa Arosa, Cepera... E algo que aprendi vendo o programa dela e uso até hoje (AINDA BEM) é usar um pires por baixo da concha quando vou passar algum caldo, sopa ou molho de uma panela a oura, para evitar de sujar o fogão. Eu fico pra morrer quando alguém (= marido) não usa o pires para esse propósito rs