quarta-feira, outubro 11, 2017

Bolo de pera, azeite de oliva e chocolate

English version

Pear, olive oil and chocolate cake / Bolo de pera, azeite de oliva e chocolate

Tenho corrido pra lá e pra cá nos últimos dias, com um monte de trabalho e outras coisas para organizar e resolver. Por isso, os posts aqui sumiram e estou atrasadíssima com meus e-mails pessoais.

Decidi dar uma passada rápida com um bolo igualmente rápido de fazer: você prepara a massa num piscar de olhos e tem como resultado um bolo macio e delicioso, com a combinação de pera, azeite e chocolate. Receita boa para aquelas semanas em que não dá tempo nem de respirar, mas em que ainda queremos uma fatia de bolo bem gostoso com uma xícara de café ou chá no final de um dia difícil.

Pear, olive oil and chocolate cake / Bolo de pera, azeite de oliva e chocolate

Bolo de pera, azeite de oliva e chocolate
receita minha

- xícara medidora de 240ml

2 peras grandes (cerca de 200g cada)
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1/8 colher (chá) de sal
1 xícara (200g) de açúcar cristal
2 ovos grandes, temperatura ambiente
½ xícara (120ml) de azeite de oliva extra virgem
½ xícara (130g) de iogurte natural integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
50g de chocolate amargo picadinho – usei um com 70% de cacau

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda alta de 20cm de diâmetro* com fundo removível. Forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.

Descasque as peras e remova o miolo. Corte 1 delas em cubinhos pequenos e a outra em fatias finas. Regue as peras com o suco de limão para que não escureçam.
Em uma tigela grande, misture com um batedor de arame a farinha, o fermento, a noz-moscada, o sal e o açúcar. Em outra tigela, misture bem com um batedor de arame os ovos, o azeite, o iogurte e a baunilha. Despeje sobre os ingredientes secos e misture até incorporar. Misture os cubinhos de pera. Verta a massa na forma preparada e alise a superfície. Arrume as fatias de pera sobre a massa e salpique com o chocolate. Asse por cerca de 50 minutos ou até que a massa cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha.

* se a sua forma não for alta, use uma de 23cm de diâmetro

Rend: 6-8 porções

3 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Uma fatia desse bolo vinha mesmo a calhar agora.

Beijinhos,
Clarinha
https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/sopa-de-castanhas.html

Patricia Luck disse...

UAU! Receita pra tomar com cafezinho final da tarde ou pra servir pra visita no fim de semana né? Parece uma mistura deliciosa de ingredientes!

Aline Bessa disse...

Fiz esse bolo! Soh mudei a noz-moscada pelo 5 spice chines e pus uma colher de extrato caseiro de cardamomo em vez de baunilha. Ficou sensacional! Obrigada!