segunda-feira, maio 08, 2017

Crumble de ameixa e amêndoa e o final de "Girls"

English version

Plum and almond crumble / Crumble de ameixa e amêndoa

Depois que eu maratonei “Girls” em um final de semana de gripe ano passado não consegui evitar: continuei vendo o seriado, mesmo a Hannah me irritando profundamente na maioria das vezes – havia horas em que eu tinha a impressão de que os roteiristas estavam tentando criar a personagem mais estúpida do mundo dos seriados.

Em compensação, Elijah e Ray eram os meus personagens favoritos. :)

Foi assim que vi todas as temporadas, até a última, e no final senti que o episódio final mesmo foi o 9: foram várias cenas bonitas e senti que a história das meninas poderia ter terminado ali. Sendo justa, achei que a temporada final foi muito melhor do que as anteriores – e me emocionou bem mais, também.

Sempre faço crumbles para acompanhar meus seriados de TV queridos, e desta vez fiz novamente um crumble de ameixa e amêndoa que fizera na época de testes para o livro, quando encontrara pela última vez ameixas bonitonas no mercado. Ameixas e amêndoas combinam perfeitamente e aqui ficaram deliciosas juntas. Com o crumble nas mãos e um cobertor fofinho eu estava mais do que pronta para o final de “Girls” – e apesar de nunca ter sido uma fã fervorosa de Hannah e das meninas confesso que derramei algumas lágrimas no episódio final.

Plum and almond crumble / Crumble de ameixa e amêndoa

Plum and almond crumble / Crumble de ameixa e amêndoa

Crumble de ameixa e amêndoa
receita minha

1/3 xícara (46g) de farinha de trigo
2/3 xícara (66g) de farinha de amêndoa
¼ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
¼ xícara (50g) de açúcar demerara
4 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1/3 xícara de amêndoas em lascas
4 ameixas grandes
2 colheres (sopa) de açúcar cristal – se as ameixas estiverem doces, não use

Preaqueça o forno a 180°C. Separe 4 potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada – se preferir, use um refratário raso grande, com capacidade para 1 litro.

Prepare a cobertura: em uma tigela média, misture com um garfo a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento em pó, o sal e o açúcar demerara. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos, esfregando os ingredientes juntos até obter uma farofa grossa. Acrescente as amêndoas em lascas e misture com o garfo – não misture em excesso para não desmanchar os gruminhos da cobertura. Leve ao freezer por 5 minutos enquanto você prepara as ameixas.

Corte as ameixas ao meio no sentido do comprimento e remova as sementes. Corte cada metade em fatias de aproximadamente 0,5cm. Transfira para uma tigela média, junte as 2 colheres (sopa) de açúcar cristal e misture. Divida as ameixas entre os potinhos e cubra com o crumble. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até a cobertura dourar bem.

Sirva com creme de leite fresco batido ou sorvete.

Rend.: 4 porções

3 comentários:

O Cantinho dos Gulosos disse...

um ótimo crumble que nos consola sempre, adorei.

O Cantinho dos Gulosos

Luciana disse...

Uma curiosidade: qual é o diâmetro dessa frigideira simpática?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Luciana - uns 8cm, mais ou menos.