quinta-feira, agosto 14, 2014

Financiers de chocolate e laranja e escolhendo algo um tiquinho diferente

English version

Chocolate orange financiers / Financiers de chocolate e laranja

Sempre achei que fosse imune a sangue - David Cronenberg é um dos meus diretores favoritos – mas acho que tenho me tornado menos resistente conforme o tempo passa: não consegui terminar de ver a segunda temporada de “Hannibal” (só vi dois episódios, meses atrás) e desisti de “The Knick” depois de apenas quinze minutos. :S

Pretendo voltar a ambas as séries (logo, espero), mas no momento não consigo me imaginar vendo nenhuma delas. Dias atrás procurava por algo diferente, mesmo que um pouquinho, e comecei a assistir a “Betrayal” por causa de “Night Stalker”, um seriado de anos atrás que eu adorava (até hoje não conheci ninguém que via também).

“Night Stalker” foi cancelado em pouquíssimo tempo e “Betrayal” não terá uma segunda temporada – pobre menino Stuart Townsend, não tem mesmo sorte com seriados. :(

Mesmo assim, continuarei vendo “Betrayal”: tem me mantido interessada e não envolve sangue ou pessoas em pedacinhos. É isso que quero no momento. :)

Provavelmente voltarei à sanguinolência, quem sabe? Do mesmo jeito que vira-e-mexe volto a financiers: não resisto a prepará-los, mesmo quando digo a mim mesma que vou esperar e juntar mais claras no freezer para fazer um bolo de claras. Há sempre uma receita de financier interessante para experimentar, com boas combinações de sabores como chocolate e laranja, que acho incríveis juntos.

Financiers de chocolate e laranja
adaptados de duas ótimas fontes: A Passion for Baking e Simply Bill

120g de açúcar de confeiteiro
65g de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ colher (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
85g de farinha de amêndoa
5 claras
80g de manteiga sem sal, derretida e fria
35g de chocolate meio amargo, derretido e frio – usei um com 53% de cacau
½ colher (chá) de extrato de baunilha
raspas da casca de 1 laranja
açúcar de confeiteiro extra, para polvilhar

Em uma tigela grande, peneire juntos o açúcar de confeiteiro, a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Junte a farinha de amêndoa e misture. Acrescente as claras, seguidas da manteiga, do chocolate, da baunilha e das raspas de laranja e misture para incorporar. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe dez forminhas de muffin ou minibolo com capacidade para 100ml cada.
Divida a massa entre as forminhas e asse por 15 minutos ou até que os financiers cresçam e dourem (faça o teste do palito). Transfira para uma gradinha, deixe esfriar por 2 minutos e então desenforme, transferindo para a gradinha. Deixe esfriar completamente. Polvilhe com açúcar de confeiteiro para servir.

Financiers são mais gostosos no dia em que são preparados, mas podem ser guardados em um recipiente hermético em temperatura ambiente por até dois dias.

Rend.: 10 unidades

5 comentários:

Flávia Santos disse...

Olá Pat

Fico babando por esses financiers, mas nunca fiz nenhum...
Principalmente por causa da farinha de amêndoas e das forminhas. E das claras. E da preguiça rs

Vou tomar coragem (e vergonha na cara) e fazer esse de chocolate ♥

Dani disse...

Acabei de conhecer seu blog e já adicionei aos favoritos! Suas receitas são ótimas! Parabéns!

Patricia Scarpin disse...

Obrigada, Dani! Seja bem-vinda!

Mariana disse...

uau! vou fazer! as claras são em neve?

Patricia Scarpin disse...

Oi, Mariana - não são em neve, não.