quarta-feira, agosto 15, 2012

Bolo de maçã e cream cheese, o bolo mais macio que já vi e mais um ótimo filme

English version

Cream cheese apple cake / Bolo de maçã e cream cheese

Minha maré de filmes ótimos continua e aparentemente está em pleno vapor: assisti ao fantástico “Reino Animal” há alguns dias e ainda estou impressionada com o filme.
A primeira vez que li algo a respeito de “Reino Animal” foi na minha fonte para todas as coisas de cinema e mal podia esperar para ver o filme – como acontece com tantos bons filmes, este demorou horrores pra chegar aqui e foi direto pra DVD. Mas a espera valeu a pena: é um roteiro ótimo, lindamente dirigido e com performances igualmente maravilhosas. Guy Pierce, um de meus atores favoritos, foi o único nome que reconheci no elenco e me lembrava de Jackie Weaver do Oscar, mas era só isso: o diretor também me era completamente novo e ele também é responsável pelo roteiro.

* spoilers *

Apesar de o elenco não me ser familiar, fiquei impressionada com todos de uma maneira muito boa: James Frecheville não poderia pedir por um debut mais poderoso – ele acerta em cheio como J., lidando bem tanto com a maneira como o personagem inicia o filme quanto com a curva à sua frente (isso sem contar o final poético); ele está sublime na cena no banheiro da casa da namorada. O personagem de Ben Mendelsohn, que inicialmente para mim parecia um bebê chorão implorando por atenção, pedindo a todos que falassem com ele, aos poucos vai mostrando porque é o líder do bando – ele é maldade pura e parece ser o único a não gravitar ao redor da mãe, brilhantemente interpretada por Weaver; depois de alguns minutos de filme fiquei me perguntando onde estava a atuação de indicada a Melhor Atriz Coadjuvante – sabem, adoro Judi Dench mas não compro a história de Oscar por 8 minutos de atuação, por isso esperava mais de Weaver e quando comecei a duvidar ela simplesmente quebrou tudo: sua personagem é, ao mesmo tempo, angelical e demoníaca, incestuosa e maternal – divina. Depois de ver o filme li que David Michôd escrevera o papel especialmente para ela – que homem sábio. E este mesmo homem sábio dirige lindamente esse ótimo filme, colocando suas próprias idéias e palavras em ação, movendo a câmera em diferentes velocidades e conseguindo efeitos memoráveis com o uso da câmera lenta (algo que Zack Snyder arruinou completamente em “Sucker Punch” – me enlouqueceu e me fez detestar o filme), combinado a uma trilha sonora sutil porém eficiente que me fez lembrar a trilha de “O Informante”.
“Reino Animal” é um filme excelente, daqueles que dá vontade de ter em casa para rever inúmeras vezes.

* fim dos spoilers *

A idéia de misturar manteiga e cream cheese em uma massa de bolo não somente parece genial – É. Este é o bolo mais macio que já vi, fiz ou comi e acho que a receita pode ser feita de diversas formas: as maçãs podem ser substituídas por frutas vermelhas ou gotas de chocolate ou então omitidas para torná-lo um bolo cítrico, apenas trocando a canela por raspas de limão/limão siciliano/laranja; estas são apenas algumas idéias das quais achei que vocês poderiam gostar.

Bolo de maçã e cream cheese
adaptado do delicioso e ótimo The Grand Central Baking Book

- xícara medidora de 240ml

2 ¼ xícaras (315g) de farinha de trigo
1 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de sal
¾ colher (chá) de canela em pó
¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
250g de cream cheese, temperatura ambiente
1 ¾ xícaras + 2 colheres (sopa) - 375g - de açúcar cristal
3 ovos, temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha
500g de maçãs Granny Smith, descascadas e em cubinhos de 1cm
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma canelada com furo central (tipo Bundt) com capacidade para 12 xícaras de massa.
Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o fermento, o sal e a canela. Reserve.
Na tigela grande da batedeira, com o batedor em formato de pá, bata a manteiga, o cream cheese e o açúcar em velocidade médio-alta até obter um creme liso, fofo e bem claro – quase branco –, cerca de 8 minutos – raspe as laterais da tigela com uma espátula uma ou duas vezes durante esse tempo. Junte os ovos, um a um, batendo bem e raspando a tigela a cada adição. Junte a baunilha.
Com a batedeira em velocidade baixa, acrescente os ingredientes peneirados e bata somente até incorporar. Com o auxílio de uma espátula, incorpore as maçãs. Despeje a massa na forma preparada e alise a superfície.
Asse por 45-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos e então desenforme com cuidado sobre a gradinha, deixando esfriar completamente.
Polvilha com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Rend.: 10-12 porções

24 comentários:

Anônimo disse...

Mais um bolo a fazer na minha lista! Você é demais!

Paula disse...

Não mto a ver com o post: os itens que vc posta com links do Amazon, vc adquiriu no Amazon mesmo, ou é só para sabermos mais detalhes? Pergunto isso pq sei que podemos comprar livros pelo Amazon, mas e itens como formas e scoops? Eles mandam para o Brasil tb?
Sou louca por uma forma bundt e uma scoop para cookies pequena...
Obrigada!

Arianne disse...

Oi Patricia, se eu substituir as maçãs por frutas vermelhas, vc sugere usar frutas frescas ou congeladas? Beijos!

Anita disse...

Que delícia de bolinho=)bem a meu gosto=) beijinho

Fê Dayrell disse...

Gostei demais do bolo, ficou muito bonito e vc tem razão parece estar muito fofinho.
bjo

Quéroul disse...

ah, esse filme é uma beleza. me senti como você quanto a Weaver, mas quando ela mostrou a que veio, eu entendi tudo.

:)

(quero bolo de maçã. e acabei de chegar do Bátima (isso, 1h04 da madruga, e eu andando a pé na noite paulistana), e achei a coisa mais linda do planeta. eu, que nem queria ir ver...)

Cecilia disse...

Que ideia boa! O cream cheese deve dar uma equilibrada ótima no doce, sem falar que fica uma delícia com frutas! Bjs

Maira G. disse...

Oi Patrícia, tudo bem?

O bolo deve ser realmente uma delícia. Mas vim para comentar outra receita sua, que vc postou faz muito tempo. Como não sei se vc ia ler ou não, deixo aqui mesmo.

É uma receita de bolinho de espinafre com ervas. Bom, não estou podendo comer farinha de trigo por questões médicas. Resolvi experimentar trocando por farinha de grão de bico e leite de soja... fiz umas alteraçõezinhas (pq fora do Brasil não se encontra salsinha tão fácil... hehehe). E ficou uma delícia!!! Inacreditável.

Temperei com sal, orégano, cebola picadinha, pimenta negra, manjericão picadinho e coentro. Perfeito! Agora a próxima meta é tentar algum doce com farinha de grão de bico, açúcar moreno (cristal também não posso) e leite de soja.

Vou tirar a receita daqui, e volto pra contar. Vamos ver... hahaha

Beijos!

wair de paula disse...

Ótima receita ! Vou fazer este bolo este final de semana, mais um daqui para meus arquivos. Abraços!

Patricia Scarpin disse...

Polete, algumas eu comprei na Amazon sim (e foram trazidas de fora pra cá) outras eu tenho iguaizinhas e foram compradas em outros lugares.
Hoje em dia eles mandam para o Brasil mas tem impostos (o que não ocorre com livros.

Arianne, tanto faz, viu? Se for usar congeladas, não precisa descongelar antes.

Quéroul, queria tanto saber o que vc achou do Bátima - com mais detalhes! (cuidado na rua, menina!)
xx

Maira, que bom saber que os bolinhos deram certo mesmo com outra farinha, obrigada por me contar!
Você mora onde? Porque em alguns países você pode encontrar outras farinhas sem glúten e se deleitar com elas (spelt, teff, entre outras).
Bj!

Maira G. disse...

Estou na Espanha, mas essas farinhas são mais complicadas de encontrar. E o meu problema não é o glúten, mas o trigo. Enfim, vou ver se provo. A surpresa mesmo foi que ficou gostoso mesmo misturando com leite de soja. Da próxima vez, vou tentar um muffin hehehe. Bj!

Leila disse...

Fiz o bolo ontem, deu tudo certo,e muiiiiiiiiiiito gostoso, obrigada por compartilhar conosco, bju

Patricia Scarpin disse...

Leila, que bom que a receita deu certo, adorei saber!
Beijo e obrigada por vir me contar!

Ameixinha disse...

Vou pesquisar esse filme, fiquei interessada e esse bolo vai para o caderno de receitas a testar, parece ótimo :)

Ana Lívia disse...

Nossa!!! Esse bolo é um escandâlo de tão delicioso.Fica tão macio que parece que está cremoso, mas não está..MARAVILHOSO!!

Patricia Scarpin disse...

Ana Lívia, que notícia ótima, menina! Adorei saber que deu certo contigo!

Ju disse...

Fiz, troquei as maçãs por mirtilos. Sucesso total. Delicioso!

Patricia Scarpin disse...

Ju, amei a sua idéia de fazer com mirtilos - obrigada por me contar!

Filipa disse...

Olá,
Fiz a receita e realmente é maravilhosa e muito, muito fofo!
Um sucesso, sem dúvida.
Troquei a manteiga por óleo.
Obrigada por mais uma maravilhosa receita.

Filipa
www.welc-home.blogspot.pt

Patricia Scarpin disse...

Filipa, que notícia ótima! Bom saber que a receita dá certo com óleo tb.
Bj e obrigada a você por vir aqui me contar o resultado!

Anônimo disse...

Oi patrícia! Meu marido cismou que para o aniversário quer bolo de maçã. Eu estava na mente mil receitas mas não faço ideia como fazer um bolo de aniversário de maçã. Ficaria muito agradecida se vc me ajudasse. O que vc sugere? Poderia fazer esse e pitra cobertura. Estou desesperada atrás de uma receita rsrs...

Patricia Scarpin disse...

Anônimo, no blog La Cucinetta tem um bolo de aniversário de maçã, dá uma olhadinha lá.

Patricia Meneses disse...

Bom dia, Patrícia!
Estou procurando a receita perfeita para meu bolinho natalino, com frutas vermelhas. Sempre que cato A receita, venho parar aqui!
Pensei nesse bolo com cream cheese, substituindo as maçãs. Nesse caso, que frutas indica? Congeladas ou frescas? Ah, só mais uma perguntinha (desculpe o abuso): já vi você colocar frutas de duas formas: em etapas, durante o tempo de forno, ou envolvendo-as em farinha. Qual a melhor forma pra essa receita?

Obrigada pela generosidade em compartilhar sua sabedoria aqui... é lindo ser assim. Beijos!

Patricia Scarpin disse...

Xará, bom dia!
Depende da fruta - frutas vermelhas eu prefiro usar congeladas pois elas "sangram" menos na massa assim. E sim, polvilhe com farinha!
Bj!