O verão já terminou oficialmente, mas alguém esqueceu de avisar a Mãe Natureza: o tempo continua abafado, causando noites desconfortáveis para quem, como eu, não tem ar condicionado em casa.
Enquanto espero ansiosamente por dias e noites mais frias, pensei em dividir com vocês uma das minhas sopas favoritas, mais ou menos como o personagem do Kevin Costner em “Campo dos Sonhos”: se eu postar sopas no blog, talvez o outono venha de vez. :)
Esta sopa de lentilha é deliciosa, reconfortante e congela bem – é só deixar o orégano de fora. Dá também para deixar a sopa vegana omitindo o salame – eu confesso que adoro o toque crocante e salgadinho que ele dá.
Sopa de lentilha com salame crocante
receita minha
- xícara medidora de 240ml
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 alhos porós, cortado ao meio no sentido do comprimento para facilitar a lavagem, e em seguida cortado em meias-luas
½ cebola picadinha
1 cenoura pequena picadinha
1 dente de alho grande picadinho
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 xícara (200g) de lentilha seca – deixe de molho em água fria por 20 minutos antes de cozinhar, depois escorra
3 xícaras (720ml) de caldo de legumes fervente
2 xícaras (480ml) de água fervente
2 folhas de louro
1 punhado de folhas de orégano fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
100g de salame em fatias finas – se forem muito largas, corte-as ao meio
Comece pela sopa: em uma panela grande, aqueça o azeite em fogo alto – se a panela tiver fundo triplo, use fogo médio. Junte o alho poró, a cebola e a cenoura e refogue, mexendo ocasionalmente, até os legumes começarem a amaciar. Junte o alho e refogue por 1 minuto até perfumar – não deixe queimar o alho para não amargar a receita. Acrescente o extrato de tomate e cozinhe por 1 minuto. Junte a lentilha, doure por 1 minuto, e então junte o caldo, a água, a folha de louro e o orégano. Quando começar a ferver, tampe parcialmente, abaixe o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por 20-25 minutos ou até a lentilha amaciar, mas não desmanchar por completo. Tempere com sal e pimenta, retire as folhas de louro e reserve enquanto prepara o salame: aqueça uma frigideira antiaderente pequena em fogo alto. Junte o salame, uma fatia ao lado da outra, sem sobrepor, e doure por 1-2 minutos. Vire e doure o outro lado também. Transfira para um prato forrado com papel toalha e deixe esfriar.
Sirva a sopa com as fatias de salame por cima ou à parte, como preferir.
Rend.: 4-5 porções
terça-feira, abril 03, 2018
Sopa de lentilha com salame crocante - à espera do outono
Marcadores:
alho-poró,
caldo de legumes,
carne de porco,
cenoura,
ervas frescas,
legumes,
leguminosas,
lentilha,
orégano fresco,
salame,
sopa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Ficou com muito bom aspecto esta sopa!
Adoro lentilhas.
Um beijinho
Bela referência cinematográfica, te juro que as vezes me lembro dele quando quero muito uma coisa e faço truques pra ver se elas vem ahueshua.
Beijos
Tenho que investir mais na lentilha (investir=convencer meus filhos a comerem). Não precisa ficar tanto tempo de molho, cozinha mais rápida e eu adoro! Acho que uns croutons ou alho frito também fazem bonito pra substituir o salame. VEM OUTONO!!!
Postar um comentário