Meus dias ainda andam ocupados demais e espero que o ritmo diminua nas próximas semanas, mas por enquanto continuo fazendo receitas rapidíssimas em casa (e há muitos dias em que não faço absolutamente nada). Também continuo escrevendo posts curtinhos, como vocês podem ver. :)
Há algo, entretanto, que não posso deixar de mencionar, que é o fato de Leonardo Di Caprio, meu amado Leozinho, ter finalmente ganhado um Oscar, depois de tantos anos vendo atores inferiores a ele levar o prêmio para casa (sem contar as performances incríveis dele que nem indicadas foram). A Internet quase entrou em colapso e eu dei um pulo na minha cama (e houve gente bem menos sutil do que eu). :)
Parabéns ao Leozinho! E por causa disso hoje lhes trago biscoitos – não qualquer tipo de biscoitos, e sim uma receita com vinho, porque é hora de comemorar. \0/
Biscoitos de vinho do Porto
um nadinha adaptados da linda Rita Lobo
- xícara medidora de 240ml
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¼ xícara (25g) de farinha de amêndoa
½ xícara (100g) de açúcar cristal
1 pitada de sal
200g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
¼ xícara (60ml) de vinho do Porto
½ colher (chá) de extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro para polvilhar
Preaqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras rasas e grandes com papel manteiga.
Na tigela da batedeira, coloque a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o açúcar e o sal e bata em velocidade baixa para misturar os ingredientes. Junte a manteiga e misture em velocidade baixa até que uma massa comece a se formar. Junte o vinho e a baunilha e misture novamente até obter uma massa lisa, porém não misture em excesso.
Faça bolinhas com 1 colher (sopa) nivelada por biscoito e coloque nas assadeiras preparadas, deixando 2,5cm de distância entre elas. Achate cada bolinha levemente e asse por cerca de 30 minutos, até ficarem levemente dourados nas extremidades. Transfira as assadeiras para uma gradinha e polvilhe os biscoitos ainda quentes com o açúcar de confeiteiro. Após 5 minutos, deslize o papel com os biscoitos grudados nele para a gradinha e deixe esfriar completamente.
Os biscoitos podem ser guardados em um pote hermético em temperatura ambiente por até 1 semana.
Rend.: cerca de 42 unidades
terça-feira, março 01, 2016
Biscoitos de vinho do Porto para comemorar a vitória de Leozinho
Marcadores:
baking,
bebida alcoólica,
biscoitinhos,
biscoitos,
cookies,
vinho,
vinho do Porto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Patrícia, você acha que o biscoito daria certo com outro vinho?
Thaís, acho que dariam sim. Como o Porto é mais forte, talvez usando um vinho mais suave o sabor não apareça muito.
Postar um comentário