Tradições. Não gostava delas quando era mais jovem, lhes confesso. Mas tenho aprendido a dar valor a elas ao longo dos anos – acho que devemos aprender conforme envelhecemos, não? :)
Uma das tradições mais queridas para mim é fazer o bolo de aniversário da minha irmã – isso começou há bastante tempo, muito antes de eu sequer saber o que era um blog de comida, e até já compartilhei alguns desses bolos com vocês. Mas não gostei do bolo deste ano – mesmo com as dicas preciosas da Olga o resultado não me agradou; as camadas de bolo eram grandes demais, a cobertura/recheio era doce demais. Fiquei com raiva e não fotografei o bolo para o post.
Mas como lhes contei no início do texto, gosto de tradições. E a luz da minha vida merece um post com o seu bolo de aniversário. Então fiz outro bolo – muito mais simples, porém delicioso – para marcar o aniversário dela aqui de alguma forma. E bolos de aniversário pedem velinhas, vocês não acham?
Feliz aniversário, Jessica! Pichu, eu lhe desejo toda a felicidade do mundo, pois você me trouxe a felicidade que eu perdera muito antes de você nascer.
Te amo! xx
Bolo de chocolate com ganache de caramelo
bolo daqui, ganache do Baked: New Frontiers in Baking
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
2/3 xícara + 1 colher (sopa) - 165g - de manteiga sem sal, amolecida
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 157g - de açúcar mascavo – aperte-o na xícara/colher na hora de medir
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 1/3 xícaras (186g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
3 colheres (sopa) - 18g - de cacau em pó, sem adição de açúcar
1 pitada de sal
2/3 xícara de iogurte natural integral
165g de chocolate amargo, derretido e frio – usei um com 70% de cacau
Ganache de caramelo:
150g de chocolate amargo (70% de cacau), picado
1/3 xícara (67g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de água
½ colher (sopa) de glucose de milho (Karo)
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
Comece pelo bolo: pré-aqueça o forno a 160°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel, também.
Coloque a manteiga e o açúcar mascavo na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro e leve. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Acrescente a baunilha e bata. Peneire a farinha, o fermento o cacau e o sal sobre a mistura de manteiga, junte o iogurte e o chocolate derretido e bata em velocidade baixa só até incorporar. Despeje a massa na forma preparada e leve ao forno por 35-40 minutos (faça o teste do palito). Retire do forno e deixe esfriar na forma, sobre uma gradinha. Com jeitinho, desenforme o bolo em um prato e em seguida inverta-o num prato de servir, para que assim o bolo fique com o topo virado para cima.
Agora, prepare o ganache: coloque o chocolate numa tigela refratária. Reserve.
Numa panelinha, misture o açúcar, a água e a glucose de milho, tomando cuidado para não espirrar a mistura nas laterais da panela. Leve ao fogo alto, sem mexer, por 4-5 minutos ou até que doure – fique de olho no caramelo, pois se ele escurecer demais pode queimar e vai ficar amargo. Enquanto isso, numa outra panelinha, leve o creme de leite ao fogo médio até ferver. Retire do fogo. Quando o caramelo estiver pronto, retire do fogo e aguarde 30 segundos. Com muito cuidado – porque a mistura vai borbulhar feito doida – adicione o creme de leite ao caramelo, mexendo por 1 minuto. Derrame esta mistura sobre o chocolate picado e aguarde 2 minutos. Começando pelo centro, vá misturando os ingredientes até obter um ganache homogêneo. Reserve o ganache por 5-7 minutos e então espalhe sobre o bolo.
Rend.: 8 porções
43 comentários:
Come è bella la copertura di questa torta, così come l'hai messa , bravissima :) ciao
Que palavras lindas, super sentidas e emocionadas :) Mais bonito que um bolo, é o amor que nele se expressa!
Tudo o que é feito com amor, fica ainda mais lindo. :)
Parabéns à sua maninha, parabéns pelo blog, pelas fotos, pelas receitas, pela entrega, pela partilha...
Adorei tudo o que vi, e irei adorar certamente, tudo o que irei ver no futuro.
Beijinhos.
Luísa.
hum, que bolo gostoso.
mais gostoso ainda porque dele pula amor, amor, amor.
e sua Pichu é linda demais, que nem você.
parabéns pra ela, parabéns pra você.
parabéns pra nós, que podemos assistir daqui um pouquinho dessa beleza toda.
lindona.
=***
Leio seu blog há algum tempo...
Admiro demais o carinho que tem por esses pratos...
Acho que cozinhar é um arte e que se nasce com o dom...
Eu particularmente ADORO cozinhar e invertar moda, mas o mais gostoso é ver o sorrio de minha família quando saboreia uma de minhas criações!
Parabéns para sua irmã!
Abrs.
Todo ano eu fico com lágrimas nos olhos no aniversário da Pichu, e tão feliz de ver esse amor de vocês.
Um beijo e parabéns pra Jessica!
Aêee! Eu sabia que você não deixaria barato o desastre bolístico! ;)
Esse ficou lindão. Lindas palavras. A Jessica deve também morrer de amores pela irmã, com tanta dedicação e carinho... :D
Beijos!
Ah, estou ficando uma manteiga derretida irrecuperável. Fiquei toda lacrimosa lendo seu post. Tão bonito ver um amor assim, é uma sorte imensa vocês terem uma a outra!
beijão!
Oie Patricia,
Olha só, eu por princípio não sigo sites que não liberam feeds na íntegra. O seu foi o primeiro que eu vim aqui conversar sobre o assunto, porque tenho muito respeito mesmo por esse espaço, suas receitas são incríveis e valem mesmo a pena.
Agora pensa comigo, tudo bem, eu recebo só o título no meu reader, primeiro que ele nunca chama tanta atenção como ver as fotos e a receita, segundo, além de ler os posts no reader eu utilizo pra salvar as receitas, coloco tags em todas, tenho meu livro de receitas pessoal. E sem as receitas eu não tenho como fazer isso.
De verdade, acho muito triste ter feito isso, espero que mude de ideia porque vai deixar muita gente triste.
Beijinhos querida e pense nisso!
Ahhh, que coisa mais fofa!! Muito cute a Jéssica quando pequenininha!! Ela tá linda na foto atual! Deve te encher de orgulho ver essa moça! É o que parece, pelo menos. rs
Muitas felicidades à aniversáriante que deve ser querida como você!
Um beijão às duas. =)
Taí um post que deixa a gente com a boca e olhos cheios d'água. Parabéns à sua irmã (pelo aniversário) e a vocês, por serem tão unidas :-)
Beijo!
Pati, tem tempo que acompanho seu blog mas sou meio tímida na internet. Nunca havia comentado nada, eu acho. Hoje fiquei pensando... sabe aquelas pessoas que você admira tanto que gostaria de ser igual? Eu gostaria de ser a Pati, se não fosse a Rafa.
:-P
Happy birthday Pichu!!!
Paty, que bolo lindo, amo festinhas de aniversário e parabéns para sua irmã, vcs parecem muito unidas, e obrigado pelo site com a receita da Donna Hay!!!
bjOoO
Que lindo post, Patricia! Parabéns para a Jéssica pelo aniversário e por ter uma irmã tão dedicada como vc! Bjss as duas!
Nossa Pat, que post lindo, parabens pra Pichu, e que seja muito feliz, e encontre muito doce pela frente :)
Beeijoo!
Como é bom ter irmãzinha, né, Pat? Eu também tenho e sei como é. Eu também não curto muito certas tradições, mas você vai cada vez mais aprendendo a valorizar algumas e vale a pena! Agora, amei essa ganache de chocolate! Preciso testar, parece deliciosa! Beijos!!! :D
Já tinha visto a foto dela pequetita e é uma foot del a muito sofa.lea está uma menina linda e os olhos dela me lembraram os teus - os cílios. É uma droga quando uma receita desaponta. Tanto investimento. Agora concordo que não dava pra ficar sem post. Que bom que você mudou de idéia.
Eu tenho uma irmã, quatro anos mais nova, e um irmão, 25 anos mais novo... Experiências completamente diferentes, mas igualmente incríveis! Adoro seus posts! Bjkas (e dessa vez sem gracinhas...)
Cara Patricia, lindo bolo e linda homenagem... também adoro presentear quem eu amo com o que eu chamo de "carinho materializado". No seu caso, bolo, no meu caso, bordadinhos... Acho que a gente tem que lutar contra a mercantilização do afeto e das relações. Fazer um bolo desses para presentear é um belíssimo exemplo! Bjs e parabéns! Simone (www.linhasmatizadas.blogspot.com)
Oi Pat, nossa estava mesmo com saudades dos seus bolos, quando tenho um bolo de aniversário, uso suas massas e recheios sempre que possível, essa semana pensei faz tempo que a Patricia não posta bolinhos lindos!!! Não deixe de postar mais bolos, fazem muita falta, principalmente porque suas receitas são sempre certeiras e infaliveis.
beijos
Pat queridíssima!
Fofíssimo demais seu post, para a Jéssica-Pichu-fofíssima (bão, eu disse no email, né?)...
Peço desculpas, mas meu comentário aqui é para a moça Bruna.
Na boa, até tentei entender seus argumentos, BUT posso estar escandalosamente errada, poi só percebi mesmo foi um certo egoísmo-umbigo-centrista, misturado com uma boa dose de preguiça, servindo de máscara para um tal desinteresse.
Você falou que tem respeito por esse espaço, mas não parece você demonstrar isso. SE você realmente seguisse essa linda cozinha virtual, saberia que não há como se decepcionar com os posts da Pat, independentemente de feed completo ou não.
E tem mais: não acho que as pessoas vão ficar tristes. As pessoas que lêem a Pat sabem que SEMPRE VALE A PENA vir aqui fazer uma visitinha, pois é sempre certeza de encontrar palavras doces e receitas impecavelmente feitas por ela, com todo o carinho e atenção.
E quer saber o que mais me incomodou nesse comentário: você só falou do que VOCÊ sente falta, ou do que seria melhor para VOCÊ ler os feeds/whatever. Não vi nenhuma vírgula que indicasse ter sido tocada pela sensibilidade das palavras da Pat, que não ficaram restritas ao ovo, manteiga, chocolate. O leitmotiv do post era e é a irmã querida.
O bolo foi apenas um detalhe e você se prendeu ao formalismo do detalhe.
Sinceramente, o que faz a maioria das pessoas lerem food blogs nem são as receitas, mas o universo pessoal no qual essas receitas são apenas um detalhe, saber a história e sentimentos que motivam a realização dessa ou daquela receita...
Receita por receita seca, mais fácil ir na livraria e comprar um livro, uai!
Sorry, Pat, mas eu PRECISAVA falar.
Se quiser apagar meu comentário... it's okay!!!
=)
Beijukkos
Patricia,
já acompanho seu blog há muito tempo mas nunca tinha comentado mas hoje senti vontade de dizer que adoro seu blog e tenho aprendido muito com suas receitas maravilhosas.
Eu estou procurando um bolo em camadas perfeito pro niver da minha irmã. Lembrei de um que vc fez pra sua irmã de morango e limão so que tenho uma dúvida eu tenho um fogão pequeno ( 4 bocas) Eu tenho que assar um bolo de cada vez ou posso assar um na grade de cima e outro na de baixo?
bjão
Que lindo, o texto, o bolo, adorei!
E sua irma entao, que linda ela eh!! Parabens p/ a Jessica!
Eu tbem tenho uma irma bem mais nova, conforme elas crescem a diferenca de idade parece q vai ficando menor, eu tbem amo minha irma!
Beijos!
Ana
Preciso dizer que amei a nova carinha do blog. Nova para mim, que só leio no Reader e agora fiquei feliz de ser "obrigada" a acessar o site. Você conseguiu a proeza de deixá-lo mais bacaninha ainda.
Muitos parabéns para sua little sister. Ela é uma fofa, viu? E vc também....rsrsrs
Hmmm! Então hoje é festa?! :)
parabéns para sua irmã Pat!
tivera eu uma irmã assim, hahaha!
amei esse bolo! aliás, adoro bolos simples!
quanto ao creme americano do post anterior, que eu havia comentado, é o cheesecake mesmo. Só que no interior, as pessoas não sabem o que são essas coisas exóticas, então optamos por um nome mais "simples". Eu simplesmente amava aquele sorvete, ainda mais que usavamos uma geléia italiana de frutas silvestres, HMMMM!
parabéns para o bolo e a tua irmãzinha!
beijão!
Stefania, grazie!
Ameixa, obrigada, querida!
Luísa, o amor é mesmo um ingrediente especial, né?
Obrigada!
Um beijo!
Quéroul, a Pichu é coisa querida no mundo. :D
Você é muito querida tb.
xoxo
Maria Regina, seja muito bem-vinda! E obrigada!
Realmente é muito gostoso perceber como as pessoas gostam da nossa comida, né? Faz bem pra alma! ;D
Um beijo!
Paula, querida, ela é coisa gostosa na minha vida. :)
Beijo e obrigada!
Ana, não mesmo! hahaha - não vou deixar o bolo rindo de mim, não! :D
Obrigada, querida.
Beijo!
Tati, se te serve de consolo eu fico com lágrimas nos olhos quando vejo as fotinhas dela pequena. :D
Beijo, querida, e obrigada!
Bruna, agradeço a sua opinião, obrigada por comentar!
Talita, ela era uma coisa gotósa quando bebê/pequena! Nesta foto ela está pronta pra ir pra escola, eu é que dava banho, colocava fralda e roupinha, penteava o cabelo... Morro de saudade! :D
Obrigada, querida! Um super beijo!
Lê, obrigada, querida!
xx
Rafa, que bom que você comentou! Assim pude conhecê-la! :D
Obrigada pelo carinho - vocês leitores me mimam muito, sabia? :)
Beijo!
Levi, obrigada, querido!
Ah, quero fazer aquela receita da DH, viu? Logo, logo vc vai ver aquele bolo aqui no blog, me aguarde! :D
Beijo!
Clarice, querida, obrigada!
Um beijão!
Samy, hahahaha, ela encontra muito doce, sim, viu, amiga? Te garanto! :D
Beijo, obrigada!
Luna, a minha diferença pra Pichu é de 15 anos, então vc imagina, peguei no colo e tal - fico toda manteiga derretida com ela. :D
Aposto que vc vai adorar a ganache!
Beijo!
Tina, eu fico vendo as fotos dela às vezes, tenho saudade da danadinha. :)
Pois é, amiga, a receita decepcionou mas eu não iria deixar isso barato. :D
Beijo, querida, e obrigada!
Sá, nossa! Lá em casa eu sou mais velha que o João Paulo quase 3 anos, e sou 15 anos mais velha que a Pichu!
Ah, eu adoro as tuas "gracinhas". :D
Beijão!
Simone, obrigada! Sabe que eu fiz um montão de ponto cruz quando a Jéssica nasceu? Ela tem uns paninhos guardados até hoje! :D
Obrigada, um bejio!
Roberta, que notícia boa! Fico tão feliz quando as leitoras fazem as receitas e elas funcionam!
Pode deixar que muitos outros virão, adoro fazê-los!
Beijo e obrigada!
Jux, o espaço aqui é de vocês! Desde que não haja baixaria - o que sei que não é mesmo o seu caso - eu não apago comentário. Pode escrever à vontade!
Obrigada por me contar o seu ponto de vista, acho que pensamos de maneira parecida.
Beijão!
Rafaela, o meu fogão é de 4 bocas tb! Dá para assar nas duas grades, sim, só fique de olho do bolo da grade de baixo pois ele pode assar mais rapidamente que os outros.
Um beijo e boa sorte!
Ana, obrigada, querida!
Antes eu cuidava da Pichu, dava banho e trocava fralda, agora ela é minha companheira de cinema. O tempo passa mas o amor só aumenta!
Beijo!
Luciana, que bom que você gostou! Fico super feliz!
Obrigada!
Beijo!
Jean, obrigada, querido!
Nossa, fiquei aguada com essa geléia aí - hummmm mesmo!
Beijo e obrigada!
Guria, que tudo esse bolo!!! Vou fazer ceeerto no niver da minha filhota, mês que vem.
Só queria te perguntar uma coisa: será q não teria como esse ganache sair colorido?!?!
Obrigadão!
Bj
Marla, obrigada!
Infelizmente, não - só fazendo com chocolate branco e usando corante, mesmo assim acho que não ficaria bom pois ficaria doce demais.
Um beijo e boa sorte!
Oi Patrícia!
Ó, fiz esse bolo, mas a temperatura do forno não deu certo pra mim! Depois de 40 minutos de forno a 160º o bolo ainda estava cru, e precisou de mais 15 minutos a 205º, aí sim!
Ficou bom demais!
Quis te avisar caso vc queira colocar uma nota.
Um beijo!
Oi, Karina!
Isso é muito estranho... Será que o seu forno não está desregulado? Nem sempre a temperatura marcada pelo botão corresponde à temperatura do forno... Mas que bom que deu certo de qualquer forma, obrigada por me contar!
Beijo!
Paty, fiz de novo e deu tudo certo!Não sei o que houve antes, acho q era o forno mesmo! Na primeira vez tinha usado apenas a receita do bolo e dessa vez fiz o ganache. Foi uma surpresa! Pensei que iria ficar doce demais, mas pelo contrário, ficou mais suave do que o ganache tradicional. Fiz pro aniver da minha irmã mais velha, todos amaram! Muuuuuito obrigada pela receita, querida! Beijos
Oi, Ka!
Menina, eu tive essa sensação com o ganache também - achei que ficaria super doce mas foi o contrário.
Que bom que vc não desistiu! E obrigada por vir aqui me contar as suas peripécias.
Beijão!
Olá Patrícia!!
Amo seu blog e acompanho vc faz um tempão...Adoro as receitas, as fotos e...a maneira como vc escreve!!!!
A primeira vez que ví esta postagem, tive a impressão que este muro eu conheço...parece o da antiga casa da minha mãe...e o uniforme da sua sobrinha é igual aos que meus filhos usavam quando eu morei nesta casa...pode ser só impressão...mas me lembrou outras épocas...
Beijos e parabéns!!!
Ah! se der dê uma olhadinha no meu blog- docecarlotta.blogspot.com
Patricia,
Que bolo... super macio e delicioso...
O marido nem deixou a cobertura ficar pronta, foi logo atacando. Acho que terei que fazer outro rapidinho...
Obrigada por compartilhar suas receitas e também pedaços sua história.
Beijo, Virgínia.
Oi, Virgínia! Eu é que agradeço você ter vindo aqui me contar o resultado da receita, que bom saber que foi um sucesso!
Beijo grande!
Oi, Patricia, comecei a ler seu blog e estou encantada! Queria tirar uma duvida.... gostaria de fazer este bolo de véspera.... o que vc sugere: posso colocar o caramelo antes ou melhor colocar no dia antes de servir? Obrigada, e sucesso!
Oi, Julia, tudo bem?
Você se refere à cobertura? Pode espalhar sobre o bolo e mantenha na geladeira, mas sirva em temperatura ambiente para que o bolo fique macio.
Bj!
Oi Patricia,
Já comentei aqui antes elogiando o bolo de limão siciliano com calda de caramelo quebradiça, mas agora vim falar de chocolate. Hoje é meu aniversário, e pela terceira vez vou preparar esse bolo delicioso de chocolate (pra mim mesma, porque eu mereço, haha!). Amo suas receitas e o carinho que você põe nesse site. É muito inspirador. Só tem algumas coisas em que não concordamos (por exemplo, eu amo GIRLS, você deveria dar mais uma chance a ele, haha), mas em termos de receitas, amei todas que eu testei até agora.
Beijo grande,
Manuela
Oi, Manu! Tudo bem?
Que gostoso ler esse seu comentário, obrigada pelo carinho! Que bom que vc gosta das receitas, fico super feliz! Adorei saber que esse bolo fez sucesso contigo.
Ri do teu comentário sobre "Girls", quem sabe eu não faça isso algum dia? ;)
Beijão!
Postar um comentário