Queridas e queridos, tudo bem com vocês?
Faz tempo que não apareço aqui pelo blog, aquela boa e velha questão de falta de tempo: nem sempre a gente pode priorizar o que nos faz felizes, né?
Muitos e muitos domingos atrás eu estava de bobeira no sofá, vendo qualquer coisa na TV, enquanto o João tirava um cochilo pós-almoço. Bateu aquela vontade de comer um docinho, procurei no armário e até cheguei a pegar um pedaço de chocolate, mas não era bem aquilo que eu queria: a minha vontade era mais específica, algo quentinho, que me abraçasse por dentro.
Geralmente quando quero algo assim faço um crumble, mas neste dia pensei uma versão mais prática de um cobbler: frutas, uma massinha de bolo por cima e forno – modéstia à parte, ficou muito bom! Por isso, compartilho a receita com vocês – espero que gostem tanto quanto eu.
Aproveito para dizer que
ando sem tempo de fazer receitas novas e postar aqui, mas continuo mandando a
newsletter cheia de receitas deliciosas: é só clicar aqui para ler as edições
passadas e/ou se inscrever para receber as edições futuras. xx
Bolo quente de ameixa
receita minha
- xícara medidora de 240ml
Recheio e massa:
2 ameixas médias (tota de 170g)
¼ xícara (35g) de farinha de
trigo
1/3 de xícara (33g) de
farinha de amêndoa
½ colher (chá) de fermento
em pó
1/8 colher (chá) de canela
em pó
1 pitada de sal
¼ xícara (50g) de açúcar
cristal ou refinado
¼ xícara (65g) de iogurte
natural integral
2 colheres (sopa) de óleo
vegetal de sabor neutro: canola, milho, soja
1 ovo grande, temperatura
ambiente
½ colher (chá) de extrato de
baunilha
2 colheres (chá) de Amaretto
ou Frangelico – opcional; serve para intensificar o sabor das amêndoas
Cobertura:
1 colher (chá) de açúcar
cristal ou refinado
2 colheres (sopa) de amêndoas em lâminas
Preaqueça o forno a 180°C. Pincele com manteiga 1 refratário raso com capacidade para 450ml. Remova os caroços das ameixas, pique-as em cubinhos de aproximadamente 1cm e espalhe-os no refratário de maneira uniforme. Reserve.
Em uma tigela média, misture bem a farinha de trigo, a farinha de amêndoa, o fermento, a canela e o sal com um batedor de arame. Reserve. Em uma outra tigelinha, bata bem com um batedor de arame o açúcar, o iogurte, o óleo, o ovo, a baunilha e o Frangelico/Amaretto (se for usar). Despeje sobre os ingredientes secos e misture até obter uma massinha de bolo – não bata demais, ou o bolo ficará duro.
Espalhe a massinha sobre as ameixas e misture-as muito levemente com a massa. Polvilhe a massa com as amêndoas e o açúcar da cobertura, transfira o refratário para uma assadeira rasa e leve ao forno por 25-30 minutos ou até crescer e dourar bem (faça o teste do palito).
Sirva quentinho com chantilly, sorvete ou iogurte natural.
Rend.: 2 porções
Nenhum comentário:
Postar um comentário