Quem está cansado de cozinhar levanta a mão. 0/
Há dias em que eu tenho vontade de ficar à base de frutas, só pra não ter que fazer nada – não fosse o João fazer questão de comer arroz, feijão & cia., eu passaria dias a fio só na base de saladinha, vitamina de frutas, omelete.
O calor absurdo que está fazendo aqui em São Paulo também não ajuda. Tive que ligar o forno para fazer o pão integral para a semana e o apartamento virou uma sauna. Não dá coragem de fazer quase nada. Hoje, mais cedo, estava 32°C – eu não tenho ar condicionado em casa, fico derretendo o dia inteiro, aquela sensação de pescoço suado que a gente odeia.
A preguiça somada à falta de vontade ir ao mercado e ter que ficar descorongando tudo depois está me fazendo trazer poucas coisas a cada compra – isso sem contar a inflação e como andam os preços. A gente coloca meia dúzia de coisas no carrinho e já dá R$ 150,00. Quem aí como eu foi criança nos anos 80 está tendo sensação de déjà vu todo santo dia.
Para um almoço de domingo em que
havia zero inspiração, geladeira meio caída e preguiça gigante, bolei esse
macarrãozinho meio no susto – bati o olho no que tinha em casa e juntei o que
achava que combinava e o que estava para estragar. Tenho feito isso durante a pandemia e às vezes saem comidinhas
muito gostosas como a receita de hoje – por isso, divido com vocês.
Macarrão com molho cremoso de
tomate e espinafre
receita minha
- xícara medidora de 240ml
200g de espaguete
1 ½ colheres (sopa) de azeite de
oliva
1 alho-poró (120g já sem as
folhas verdes-escuras), somente a parte verde mais clara, em meias-luas finas
1 dente de alho grande, bem
picadinho
2 tomates italianos maduros
(230g, aproximadamente), sem as sementes, picadinhos – eu morro de preguiça e
dificilmente tiro a pele de tomates
sal e pimenta do reino moída na
hora
2 colheres (sopa) de vinho branco
seco
2 colheres (sopa) de água
2 bolinhas de espinafre
congelado, já descongelado
¼ xícara (60ml) de creme de leite
fresco
parmesão ou pecorino ralados, para servir
Em uma panela grande, aqueça água até ferver. Acrescente sal. Quando ferver, adicione o macarrão e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem.
Enquanto a água ferve e o macarrão cozinha, prepare o molho: aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Junte o alho-poró e refogue, mexendo às vezes, até que fique macio. Acrescente o alho e refogue por 1 minutinho apenas – não deixe o alho queimar para não ficar com sabor amargo. Junte os tomates, tempere com sal e pimenta, e vá refogando, mexendo ocasionalmente, por cerca de 5 minutos ou até que os tomates soltem seus líquidos e um molhinho comece a se formar. Acrescente o vinho, misture bem, e cozinhe até o vinho evaporar. Junte a água e o espinafre, misture bem, e cozinhe por mais 3-4 minutos, ou até espinafre aquecer. Acrescente o creme de leite, misture bem, acerte o sal e a pimenta do reino.
Escorra o macarrão, reservando ¼ xícara (60ml) da água do cozimento. Transfira o macarrão escorrido para a panela com o molho e misture bem – se o molho estiver seco demais, junte a água reservada, aos poucos (eu não precisei usar). Sirva imediatamente polvilhado com parmesão ou pecorino.
Rend.: 2 porções
Um comentário:
Adoro seus comentários e suas receitas!!! Puro Amor!!!
Postar um comentário