Acho que para quem tem o hábito de cozinhar comer fora de casa acaba sendo uma grande loteria – quem estiver me lendo me diga se concorda comigo ou não. Eu trabalho em escritório e muitas vezes como fora na hora do almoço – nem sempre tenho tempo ou vontade de levar marmita – e olha, é decepcionante na grande maioria das vezes. O tempo todo eu fico pensando em como a comida que estou comendo – seja ela qual for – poderia ser melhorada. É automático: eu às vezes tento não pensar nisso e geralmente não falo nada para não ser a chata do rolê – ninguém quer almoçar com o Pernalonga de batom, né, gente – mas nem sempre consigo, é mais forte do que eu. :D
Quando, por exemplo, alguém vira para mim e diz que adoooora o Outback e tenho vontade de sair gritando pela rua – a comida é ruim, o lugar é barulhento, o atendimento é horroroso... Todo um alarde por uma cebola gigante encharcada de gordura e um pão que eu faço melhor em casa. Mas na maioria das vezes eu sorrio, coloco a minha poker face em ação e apenas digo: “não é muito do meu gosto, sabe?” :D
Eu tô chata hoje, relevem: TPM está me rondando faz alguns dias. :) Mas toda a reclamação aí de cima foi pra dizer que eu já gostei mais de frango na minha vida e sei que quase não consumo mais este tipo de carne por causa dos tantos frangos horríveis que provei fora da minha casa. Cortei bastante o consumo, mas quando bate a vontade, de vez em quando, faço este franguinho aqui: fica delicioso e sequinho. As azeitonas assadas são uma receita à parte e ficam uma delícia como belisquetes para acompanhar uma cerveja gelada ou uma taça de espumante.
Aproveito para contar que os meus livros ainda estão à venda, e peço desculpas pelos emails que não respondi - tive uns momentos complicados com excesso de trabalho e não consegui responder meus emails pessoais.
Frango à milanesa de forno com salada de berinjela e tomate
receita minha
Para o frango:
4 filés de peito de frango, com aproximadamente 1,5 cm de espessura cada
¾ xícara (180ml) de iogurte natural integral – se o iogurte for muito firme, dilua com um pouquinho de água fria
½ colher (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
½ colher (chá) de páprica defumada
½ colher (chá) de cominho em pó
½ colher (sopa) de mel
algumas gotas de molho inglês
2 dentes de alho amassados até virar uma pastinha
sal
Para empanar:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
2 ovos, ligeiramente batidos com um garfo
1 ½ xícaras de farelo de pão ou farinha de rosca – eu gosto do farelo para que a casquinha fique mais rústica
¼ xícara de parmesão ralado fininho
1 colher (sopa) de folhas de orégano fresco picadinhas
pimenta do reino moída na hora
Azeitonas assadas:
1 xícara (165g) de azeitonas pretas, com os caroços – eu prefiro usar as com caroço, acho mais saborosas e menos ressecadas, mas se preferir usar sem não tem problema
1 colher (sopa) de azeite de oliva
pimenta do reino moída na hora
1 dente de alho descascado e cortado ao meio no sentido do comprimento
½ colher (chá) de cominho em pó
Salada:
2 berinjelas grandes, cortadas em cubos de 2cm
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
sal e pimenta do reino moída na hora
4 galhinhos de orégano fresco
3 dentes de alho, sem descascar
1 ½ xícaras de tomates cereja, cortados ao meio – meça, depois corte
Molho:
1 ½ colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
2 colheres (chá) de vinagre balsâmico
sal
Tempere o frango: em uma tigela grande, junte o iogurte, o azeite, a pimenta do reino, o cominho, a páprica, o mel, o molho inglês e o alho, misturando bem. Junte o frango e envolva bem os filés na marinada. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.
Enquanto isso, prepare a salada: preaqueça o forno a 200°C. Coloque as azeitonas em um refratário pequeno e raso (como o da foto), junte o azeite, o alho, a pimenta do reino e o cominho. Reserve. Em uma assadeira grande e rasa, forrada com papel alumínio, junte as berinjelas, o azeite, o sal, a pimenta do reino, o orégano fresco e os dentes de alho. Leve tudo ao forno, sendo as azeitonas por 15 minutos, dando uma boa mexida no meio do cozimento, e as berinjelas por 20-25 minutos, mexendo também no meio do cozimento – as berinjelas devem assar até ficar macias. Remova os dentes de alho e transfira as berinjelas e as azeitonas para uma tigela média. Acrescente os tomates cereja e misture. Em um pilãozinho, amasse 1 dos dentes de alho sem a casca até obter um purê (você pode guardar os outros dentes de alho e usar em outra preparação se quiser), junte o azeite, o vinagre e o sal (não coloco pimenta do reino neste molho de salada, pois os legumes já foram assados com pimenta – também tome cuidado com o sal). Regue a salada com o molho e misture bem.
Com o forno ainda ligado, forre uma assadeira média e rasa com papel alumínio e pincele-o com azeite. Coloque a farinha de trigo em um prato raso, os ovos em outro e o farelo de pão em um terceiro prato. Tempere o farelo de pão com a pimenta do reino, junte o parmesão e o orégano picadinho e misture bem. Retire os filés de frango da marinada, tirando bem o excesso. Tempere os filés com um pouquinho de sal, e em seguida passe-os pela farinha de trigo, depois pelo ovo batido e em seguida pelo farelo de pão, cobrindo bem ambos os lados – aperte levemente com as mãos para que o empanado grude bem no frango. Arrume os filés já empanados sobre o papel alumínio pincelado com azeite e leve ao forno por 40 minutos, virando os filés na metade do tempo de cozimento, com bastante cuidado para não arruinar a casquinha.
Sirva em seguida com a salada.
Rend.: 4 porções
5 comentários:
Adorei a receita e pretendo fazê-la ainda está semana.....Quanto tempo se gasta no preparo?
Grata.
Nossa, verdade isso de restaurantes.
Parece que têm medo de temperar direito. Naobussm tomilho ou salvia ou quaisquer outros temperos .
o suficiente.
Frango está sempre esturricado e seco. Alô cozinha, frango tem ponto certo, viu?
Fora quando você pede carne mal passada e vem bem BEM passada. O que as pessoas comem normalmente? Sola de sapato?
Vinda de família mineira e mãe super interessada em comida internacional acho que eu fiquei muito exigente.
Fui criado com canjiquinha, vatapá e boeuf bourguignon e goulash... Tudo eclético.
No começo do namoro o meu atual marido falava que adorava pagar alguém que cozinhasse para ele, ele não gostava de cozinhar. Mas gostava de comer e ir aos restaurantes.
Hoje ele prefere que a gente cozinhe. Ele mesmo tomou gosto. E muitas vezes quando comemos fora ele fala: " que dó, o ingrediente tão bom e eles estragaram".
Ou ainda, "pelo o que a gente pagou aqui faríamos coisa bem melhor."
Agora bora para o mercado, porquê no final de semana é dia de fazer fondue.
Bom dia, Patricia, tudo bem ? Eu lhe entendo... Também não sou fã desses lugares tipo "Outback"... A comida é ruim, cara, o lugar é barulhento e enfrentar fila pra tudo isso, pra quê, né ? Claro, que dá preguiça mesmo de levar marmita todos os dias... Levei marmita durante alguns anos quando trabalhava como Secretária, pois a comida da empresa era ruim pra dedéu ! Afff... Não querendo desmerecer coisa alguma, mas eu ficava pensando : "As pessoas que cozinham essa comida, será que já a comeram ?" Era simplesmente horrível ! Então, a única solução era levar de casa mesmo, pois nem restaurantes perto da empresa existiam... (anos 80).
Patricia, você já comprou o frango da marca Korin (empresa japonesa)? Olha , se você ainda não comprou ou não ouviu falar, experimente ! É uma empresa muito confiável e o sabor do frango é muito bom. Eles não usam antibióticos. Nada mesmo ! Quem sabe você não gosta ? Adorei a sua receita ! Fique bem e desculpe-me pelo textão ! ;)
Patricia,
Desde que encontrei essa receita em 2019, não parei de fazer. Virou a comida da família reunida, tanto nos fins de semana quanto nas festas: seja nos aniversários ou datas comemorativas, esse milanesa de forno sempre está presente. Todos os meus amigos e amigas mais queridos já receberam a recomendação dessa receita. Muito obrigada por compartilhar um preparo tão tranquilo e que fica tão gostoso.
Anônimo, que pena que não deixou seu nome! Fiquei tão feliz com o seu comentário! Adorei saber que o franguinho faz sucesso com os seus. Obrigada a você e um beijo!
Postar um comentário