Não tenho cozinhado muito ultimamente, mas vou ao supermercado e o preço da comida tem me deixado horrorizada: tudo fica mais e mais caro a cada semana. É triste e me sinto privilegiada por não ter que fazer nenhuma mudança drástica, porém admito que penso duas vezes antes de comprar certas coisas. Maçãs Granny Smith, por exemplo, que eu amo tanto – era a única maçã que eu comia quando era pequena, e minha mãe achava engraçado uma criança gostar de maçã azeda – andam absurdamente mais caras (nunca foram baratas, eu sei bem, mas o preço piorou demais). Ainda assim, meu marido me trouxe algumas maçãs e depois de devorar parte delas decidi que não desperdiçaria as demais: teria de usar algo tão precioso em alguma receita bem boa.
Preparei este bolo, delicioso e perfumado com raspas de laranja – a receita original combinava maçãs a canela, a dupla tradicional de sabores, mas eu achei que um toque cítrico seria uma boa ideia e realmente foi. Tenho certeza de que o bolo também ficaria ótimo com raspas de limão taiti ou siciliano.
Bolo de maçã e laranja
um tiquinho adaptado deste livro
- xícara medidora de 240ml
2 maçãs Granny Smith, descascadas e em cubinhos
1 colher (sopa) de farinha de trigo, para envolver os pedacinhos de maçã
¾ xícara (150g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 laranja grande
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
2 ovos grandes, levemente batidos com um garfo
75g de manteiga sem sal, amolecida
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de leite integral, temperatura ambiente
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma redonda de 20cm de diâmetro, forre o fundo com um círculo de papel manteiga e unte-o também.
Em uma tigela média, coloque os cubinhos de maçã e envolva-os com a colher (sopa) de farinha. Reserve.
Na tigela da batedeira, junte o açúcar e as raspas de laranja e esfregue com as pontas dos dedos até que o açúcar fique aromatizado. Sobre o açúcar peneire a farinha, o fermento e o sal e incorpore. Adicione os ovos, a manteiga e a baunilha e bata com a batedeira por cerca de 1 minuto ou até obter uma massa cremosa. Junte as maçãs e o leite e misture gentilmente, de baixo para cima. Transfira para a forma preparada e alise a superfície. Asse por cerca de 40 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito).
Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 20 minutos. Desenforme com cuidado, remova o papel, inverta novamente o bolo sobre a gradinha e deixe esfriar completamente antes de servir.
Rend.: 8-10 porções
quarta-feira, fevereiro 24, 2016
Bolo de maçã e laranja e o preço da comida
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá,
Concordo contigo principalmente fico estupefacta de ver que a comida de verdade cada vez está mais cara.
Cá em casa adoramos fruta e legumes mas não dá para comprar a variedade que deveria se comprar para ter uma alimentação saudável.
Adoro essas maçãs assadas mas assim no bolo deve ter ficado bem guloso.
Beijinhos,
Clarinha
http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/02/lirios-gratinados-com-alheira.html?m=1
Hummm, parece delicioso!!!
E sim, está cada vez mais difícil as idas ao mercado. Manteiga, que usava e abusava na cozinha, agora estou dando uma segurada. :/
Obrigada por compartilhar mais uma de suas delícias!
Bjsss
Esse com certeza será o da semana que vem s2
Postar um comentário