Não é nenhum segredo o quanto adoro a Gourmet Traveller – já fiz dezenas de receitas da revista, tudo uma delícia. Estou sempre de olho em várias receitas de lá (eu e minha interminável lista) e agora, por causa do outono, tenho procurado por aquelas com maçãs e pêras, além de querer preparar os doughnuts recheados com geléia de marmelo assim que conseguir comprar a fruta; enquanto isso não acontece, me delicio com estes bolinhos de chuva, que são ótimos e fáceis de preparar – não sou de fazer fritura em casa, mas estes bolinhos são a desculpa perfeita para isso. :)
Bolinhos de chuva de maçã e buttermilk
da sempre fantástica Australian Gourmet Traveller
- xícara medidora de 240ml
Bolinhos:
1 ¾ xícaras + ½ colher (sopa) - 250g - de farinha de trigo
1½ colheres (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
raspas da casca de 1 limão siciliano
1 xícara (240ml) de buttermilk*
2 ovos, claras e gemas separadas
2 maçãs do tipo Granny Smith, raladas no ralador grosso
óleo vegetal, para fritar
1 pitada de sal
Açúcar e canela:
1 xícara (200g) de açúcar cristal ou refinado
1 colher (sopa) de canela em pó
Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento e a canela. Junte o açúcar e as raspas de limão e misture. Faça um buraco no centro dos ingredientes e acrescente o buttermilk, as gemas e a baunilha. Misture até homogeneizar, acrescente a maçã e misture. Deixe em temperatura ambiente por 30 minutos.
Prepare o açúcar com canela: misture os ingredientes em uma tigelinha e transfira para um prato grande.
Aqueça o óleo em uma panela pequena e funda até chegar a 180°C. Enquanto isso, bata as claras e o sal até obter picos firmes. Com o auxílio de uma espátula de silicone, incorpore gentilmente 1/3 das claras à massa, e então incorpore o restante das claras. Coloque a massa às colheradas no óleo e frite, virando, até dourar de todos os lados (2-3 minutos). Remova com uma escumadeira e coloque sobre papel toalha. Passe pelo açúcar e canela e sirva quente.
* para fazer 1 xícara de buttermilk em casa: coloque 1 colher (sopa) de suco de limão em uma xícara medidora de 240ml, complete com leite integral em temperatura ambiente e aguarde 10 minutos para sorar; use todo o conteúdo da xícara na usa receita
Rend.: cerca de 40 bolinhos
terça-feira, julho 24, 2012
Bolinhos de chuva de maçã e buttermilk - uma deliciosa desculpa para fritura
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6 comentários:
Patrícia, boa tarde.
Vi marmelo para vender no lugar de gente feliz ontem.
Não moro em SP, não sei se ai é mais fácil de encontrar, mas aqui no interior é a primeira vez que vejo.
Adoro bolinho de chuva, mas a dieta não permite... :(
Abração!
Oi Patricia,
adoro bolinhos de chuva com banana, e nunca comi com maçã, mas agora é certo que vou experimentar!
Fiquei na dúvida quanto à quantidade de farinha. Me parece que 1 3/4 de xícara de farinha vai dar mais do que 50g... tem um typo aí?
um abraço!
Silvana, bom saber que tem nesse lugar aí - eu sei que encontro no Santa Luzia.
Carol, eu tinha "engolido" o "2" - obrigada por me alertar, já corrigi!
Pat, mais uma vez lembrei demais de você hoje. Meu noivo chegou daí de Sampa, e eu tinha pedido a ele pra tentar achar ruibarbo pra mim no Santa Luzia, mas já tinha acabado! Fiquei arrasada, por q amo tortinhas do vegetal... E pra completar minha desolação, fui ao médico e descobri que tenho intolerância à lactose! Imagine só: uma ex gorducha que já passou por bariátrica e que ainda assim ama cozinhar e é mega gourmet, mineira com alma francesa, e se descobre intolerante à lactose. Que vida eu vou ter agora??? Vou viver de luzzz!!!! Beijo, Pat, queria desabafar!!!!
Olà !
Anotei sua receita na minha propria "interminavel lista".... obrigada !
Gostava de dizer à Sra Fernanda Amarante que tenho uma amiga de mais de 50 anos que descobriu à pouco que ela tambem tem essa intolerância... e afinal existem muitos produtos (aqui em França)para cozinhar sem... tais os "leites" de arroz, soja, amandoa, aveia... e existem umas caixinhas de "natas" destes vegetais... e è bem bom.... assim nao fique trise com esta noticia... hà sempre maneira de se deliciar na cozinha mesmo sem lactose !!!
Desculpem por favor o meu fraco "português"...
Boa continuaçao gulosa !!!
Ai, Fernanda, que pena! Eu não me imagino sem leite, iogurte, queijo... Sinto muito, querida.
Dê uma olhada nos blogs americanos, tem muitos focados em dietas restritivas e você pode aproveitar as dicas.
Bj!
Aletria, obrigada pelo comentário!
Bj!
Postar um comentário