Ok, admito: esta não é uma salada muito romântica – todo esse alho e cebola crus (sem falar no gorgonzola!) não farão nenhum bem ao seu hálito. Mas a salada é tão simples – a preparei em questão de minutos – fresca e deliciosa, e a receita vem de um livro tão fantástico, que tinha de compartilhá-la com vocês – nem que, no fim, vocês acabem preparando-a para um almoço ou jantar solitário (ou “me time”, como gosto de chamar). Para encerrar tudo lindamente, uma tigela de sorvete, o sofá e um daqueles filmes que já vimos um milhão de vezes mas que nos fazem chorar baldes toda vez. :)
Meu marido gostou tanto deste molho que espalhou um pouco sobre seu bife e também o usou para mergulhar as batatas-fritas. :)
Salada de tomate, cebola roxa e gorgonzola
um tiquinho adaptada do ótimo Sunday Suppers at Lucques
Molho:
1 ½ colheres (sopa) de folhas de manjerona + algumas folhinhas para decorar – aperte-as na colher na hora de medir
1 dente de alho
¼ colher (chá) de sal Maldon ou flor-de-sal, ou 1/8 colher (chá) de sal comum
pimenta do reino moída na hora, a gosto
1 colher (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
½ colher (sopa) de suco de limão siciliano ou tahiti
Salada:
1 cebola roxa grande
4-5 tomates maduros
200g de tomates cereja
80g de gorgonzola, despedaçado grosseiramente
Em um pilãozinho, macere a manjerona, o alho e o sal até obter uma pasta. Junte a pimenta, o azeite e o suco de limão e misture. Reserve.
Coloque a cebola de molho em água gelada por 5 minutos (para suavizar um pouco o sabor). Enquanto isso, corte os tomates maiores em quatro partes e arrume-os em um prato de servir. Corte alguns dos tomates cereja ao meio e arranje todos no prato também. Escorra a cebola e seque bem com papel toalha. Junte aos ingredientes no prato. Regue a salada com o molho, espalhe as folhinhas de manjerona por cima e sirva.
Rend.: 2 porções
sábado, fevereiro 25, 2012
Salada de tomate, cebola roxa e gorgonzola - simples e deliciosa
Marcadores:
cebola roxa,
gorgonzola,
manjerona,
queijo,
salada,
tomate,
tomate cereja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
9 comentários:
Olá Pat!Acho que essa combinação apesar de forte, fica bem saborosa...Amo muito tudo isso... coloco cebola roxa em tudo, acho que é bem mais gostosa, meio adocicada...sempre tenho em casa...
Patricia, Amo seu Blog! Suas receitas são ótimas e suas fotos são pura inspiração.
Também sou apaixonada por gastronomia e também tenho um blog pra chamar de meu. Gostaria de cita-la no Blogroll, se me permitir.
Sou de BH, e se quiser conhecer www.sempepino.wordpress.com
que combinação, heim, moça?!? saladinha+sorvete+filme para chorar até acabarem as lágrimas... Para ficar mais perfeito, só tem de esperar por aquela semana perfeita para o drama... ADOREI! Bjs
Pat, hoje fiz sua receita de financiers de baunilha e amei, mas achei pouco doce, da próxima coloco um pouquinho mais!!! Ficam delicados, hein? Já os fez com chocolate? Aqui em BH temos um supermercado gourmet que faz deliciosos, mas descobri que são de farinha de castanha, q é mais marcante...Já tentou? Mil beijos, keep the good work!
Hmmmm....
simples, fresca e parece deliciosa!
São nessas horas como diz: "me time" que saem as coisas mais práticas e saborosas rsrs
beijãozão*
Eu sou fan de saladas por isso adoro qualquer uma.. e azs simples e saborosas e as simples. adorei!
Patricia, simples, linda e extremamente gostosa esta salada bjs Gina
Oi, Fernanda! Tudo bem?
Adoro farinha de castanha e tenho receitas boas com ela, mas não publico aqui por ser um ingrediente difícil de ser encontrado pelas leitoras.
Alguns financiers são mais docinhos que outros, que bom que a receita deu certo para vc, obrigada por vir me contar!
Beijo!
Postar um comentário