Escrevia algo sobre a minha mais nova obsessão (biscotti) quando soube que Gary Oldman havia sido finalmente indicado ao Oscar – acabei esquecendo tudo o que estava fazendo. :) Sendo esta contradição ambulante que vocês conhecem – alguém que não dá a mínima pro Oscar mas que sempre torce para que seus favoritos vençam – fiquei com o coração quentinho. ♥
Ah, o biscotti: são absurdamente deliciosos, mais do que vocês possam imaginar. Também, pudera: praliné picado? Em forma de biscoito? Não tem como não ser fantástico. ;)
Biscotti de pecã caramelada e laranja
do delicioso The Good Cookie: Over 250 Delicious Recipes from Simple to Sublime
- xícara medidora de 240ml
Praliné de pecã:
1 xícara (200g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
¼ xícara (60ml) de água
1 xícara (110g) de pecãs
Biscotti:
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
1 xícara (200g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
4 ovos grandes, de preferência orgânicos
1 gema grande, de preferência orgânica
raspas da casca de 4 laranjas
Prepare o praliné: unte levemente com óleo uma assadeira. Em uma panela média, de fundo grosso, misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio, mexendo até dissolver o açúcar. Aumente o fogo para alto e não misture mais – deixe ferver até formar um caramelo. Enquanto isso ocorre, remova quaisquer resquícios de açúcar que possam ficar nas laterais da panela com um pincel úmido (para evitar que os resquícios queimem e escureçam). Assim que o caramelo dourar bem adicione as pecãs, misturando rapidamente. Imediatamente despeje a mistura na assadeira untada, espalhando bem. Deixe esfriar por 20 minutos (ou até firmar bem) e pique finamente com uma faca afiada. Reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, com papel manteiga.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, misture a farinha, o açúcar, o fermento, a canela e o sal em velocidade baixa, para incorporá-los. Em uma jarrinha medidora ou tigela pequena misture gentilmente com um garfo o azeite, os ovos, a gema e as raspas de laranja. Junte seta mistura de uma só vez à tigela da batedeira e misture, em velocidade baixa, apenas até combinar os ingredientes – não misture demais. Junte o praliné picadinho e misture por alguns segundos.
Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e divida em três partes iguais. Molde cada porção de massa como um cilindro de 30cm de comprimento. Transfira os cilindros de massa para as assadeiras preparadas deixando 7,5cm de distância entre um e outro (eles vão se espalhar). Achate-os levemente até que cada um fique com 5cm de espessura. Asse por 25 minutos ou até que a massa esteja firme. Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe esfriar por 10-15 minutos. Reduza a temperatura do forno para 160°C.
Com o auxílio de um salva-bolos ou algo parecido remova cada cilindro de massa do papel manteiga e transfira para uma tábua de corte. Forre as assadeiras já frias com papel manteiga novo.
Com uma faca serrilhada, corte os cilindros em fatias diagonais de aproximadamente 1,25cm de espessura. Arrume-as nas formas preparadas deixando 2,5cm de distância entre uma e outra. Asse por 15 minutos ou até que os biscotti estejam sequinhos e crocantes. Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Guarde em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 2 semanas.
Rend.: cerca de 54 biscotti – fiz metade da receita acima, moldei a massa em um único cilindro de 30cm de comprimento e consegui 16 biscotti grandes
quarta-feira, janeiro 25, 2012
Biscotti de pecã caramelada e laranja
Assinar:
Postar comentários (Atom)
17 comentários:
Patricia, lindos e perfeitos estes biscoutos devem sem fantàsticos.
Beijinhos
Querida Patrícia, adoro seu blog, tanto as receitas quanto seus comentários sobre cinema...
Talvez você se interesse pelo Biscotti de parmesão e alecrim do blog Simplesmente Delícia, que é, junto com o seu, dos meus preferidos!
Bjs, Eloisa.
Afff, não tem mesmo como não ser perfeito. PRECISO provar.
Beijo!
Nunca fiz e nem comi biscottis...
Mas essa receita me deu água na boca, agora vou TER que fazer! eheheheh
Beijos!
Simone.
boa tarde, biscoitos lindo, bjs.
chocolatesdocemel.blogspot.com
Quero muito experimentar biscotti mas a preguiça é um pecado que não me larga :)
Fiquei fã de biscotti à primeira dentada. São surpreendentemente bons. Com praliné nem quero imaginar! :) Beijinho
Que lindo, espero ter coragem de testar.
uns biscoitos super bons! levo 1 comigo :)
Isso nem deve ter ficado bom, né? Praliné de pecã é de deixar o coração quentinho também!
beijos!
Andei vendo tanta receita de biscotti que agora quem ficou com vontade de fazer fui eu rsrsrs. tem uma geléia de laranja em casa que acho q ficaria perfeito com esse biscoitinhos hummmm
Oi, Patrícia!
Tenho adoração por biscotti!
O meu problema é que fiz uma receita há bastante tempo e ela não deu muito certo, então perdi a vontade de fazê-los...
Mas acho que acabo de recuperar a coragem com a sua receita...
Beijão
Oi, Patrícia..
Que receita linda. :) AMO biscotti e amo pecas. :) Acho que necessito fazê-los ASAP. Mesmo n escrevendo sempre, continuo acompanhando suas receitas (e fotos) lindíssimas aqui de longe.. :) Sucesso sempre.
Queria te dar a dica de um outro blog que sigo aqui na Noru. EM breve a autora (Manuela) vai lancar a versao em inglês. Mas, se vc quiser dar uma olhadinha nas receitas (YUM) e nas fotos LINDÍSSIMAS, be my guest. :)
http://www.passionforbaking.com/
Beijos e sucesso sempre. :)
Camilla, obrigada pelo comentário e também pela indicação do blog.
Beijo!
Ahhh, esses vão para o topo da lista...vou providenciar os ingredientes!
Postar um comentário