Eu lhes disse que faria o bolo de eggnog da Flo Braker, não disse? E que bom que o preparei – o bolo é delicioso! Muito macio, com uma casquinha crocante e um toque alcóolico – perfeito.
Finalmente assisti a “Tron: O Legado” este final de semana – detesto filmes em 3D e por isso não vi o filme no cinema; até agora não consegui decidir o que amei mais: a criativa trama, o visual de tirar o fôlego ou a fantástica trilha sonora.
Bolo de eggnog com casquinha de rum
um nadinha adaptado do sempre maravilhoso Baking for All Occasions
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
2 ¾ xícaras (385g) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 xícara (226g) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 xícaras (400g) açúcar granulado, de preferência orgânico
3 ovos grandes, de preferência orgânicos
1 xícara (240ml) de eggnog – receita abaixo
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (83g) de cranberries secas, misturadas com 1 colher (chá) de farinha de trigo
Casquinha de rum:
¾ xícara (150g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
2 colheres (sopa) de rum escuro
2 colheres (sopa) de água
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte e enfarinha uma forma canelada (tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa.
Em uma tigela média peneire juntos a farinha, o fermento, o sal e a noz-moscada. Reserve.
Na tigela grande da batedeira bata a manteiga em velocidade médio-alta até ficar cremosa. Aos poucos, junte o açúcar e continue batendo até obter um creme claro e fofo. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone.
Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Na velocidade mais baixa possível, junte os ingredientes peneirados em quatro adições, alternando com a eggnog em três adições (comece e termine com os ingredientes secos). Raspe novamente as laterais da tigela. Junte a baunilha. Com o auxílio de uma espátula de silicone, misture delicadamente as cranberries à massa. Transfira a massa às colheradas para a forma preparada e alise a superfície.
Asse por 55-65 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 10 minutos – enquanto isso, prepare a casquinha de rum: coloque o açúcar, o rum e a água em uma tigelinha e misture.
Desenforme o bolo com cuidado sobre a gradinha e, em seguida, pincele-o todo com a calda. Deixe esfriar completamente antes de cortar e servir.
Rend.: 20 porções
Eggnog de liquidificador
do ótimo The Essential New York Times Cookbook
1 ovo grande
3 colheres (sopa) de açúcar granulado, de preferência orgânico
¼ colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de rum escuro
1/3 xícara (80ml) de leite integral
¼ xícara (60ml) de creme de leite fresco
Coloque o ovo no liquidificador e bata por 1 minuto em velocidade média. Acrescente o açúcar e bata por mais 1 minuto. Junte todos os ingredientes restantes e bata até incorporar. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou de um dia para o outro.
Rend.: cerca de 1 xícara (240ml)
segunda-feira, dezembro 19, 2011
Bolo de eggnog com casquinha de rum
Assinar:
Postar comentários (Atom)
14 comentários:
Pôxa, Pati, adoro filme em 3-D. Bolo também.
Olá Paty,passei outro dia p/pegar a receitinha de trufas de eggnog, e não é que fiquei lombrigada por esse tal bolo...sou "obrigada'" a fazer né? não tem cramberries por aqui, será que dá para usar mirtilos?- tenho uns congelados na geladeira, esperando uma receita...rsrsrs
Fiquei encantada com este bolo. Contudo, e para a mesa de Natal, levo apenas a receita do Eggnog. O bolo fica para testar mais tarde :)
Este quero experimentar :D
Boas Festas*
Patrícia, mais um dos seus bolos para a minha lista dos que preciso fazer. Adorei! Falta eu achar as cranberries por aqui..
Beijos!
Pat, estou passando para desejar um Natal abençoado e quem sabe em 2012 a gente marca um cafézinho ...que seja um ano bom em todos os sentidos!
Nunca fiz eggnog, vou curtir muito com certeza!
bjs no coração
Nê
Filme 3D me dá labirintite #véia
Agüei com esse bolo, amo doces com rum.
bjs sua linda
Vi cranberries certa vez num supermercado aqui e me arrependi de não tê-las comprado na época porque nunca mais as vi. Imagino que delícia deve ser este bolo com as frutinhas azedinhas! :)
Um lindo Natal pra vcs!
Bjss
Finalmente o mistério do eggnog foi desvendado!! Obrigada, para mim era apenas nóz moscada.
Meninas, as cranberries foram idéia minha - a receita original pede passas embebidas em rum! Se quiserem podem fazer o bolo assim. Bj!
Filme 3D é um meio muito eficaz de conseguir uma enxaqueca. E eu vi Tron em 3D :S
Quando vejo casquinha assim de bolo, minha idade mental vai a 5 anos e quero descascar o bolo todinho!
beijão!
Prefiro as cranberries, até a cor é muito mais bonita :)
Paty, adorei as duas versões de Tron, e vi a segunda num excelente cinema 3D, foi otimo. E esse bolo que vcmostrou e fez esta com uma "cara" insuportavelmente linda, parabens. Um ótimo natal e tudo de bom!
Forte abraço.
Nossa, coincidência pouca é bobagem... Estava procurando um bolinho para fazer com os ingredientes básicos aqui de casa e que usasse o restinho das cranberries que estão na cozinha! Daí chego aqui e tem tudo isso aqui exatamente como eu queria! Parece combinado! Já imprimi a receita e amanhã tá saindo... beijos e um excelente 2012!
Postar um comentário