Envelhecer não é a melhor coisa do mundo – cabelo branco, alguém? – mas definitivamente há um lado positivo nisso. Eu me tornei uma pessoa mais paciente, e paciência nunca foi uma das minhas virtudes.
Depois de assar e desenformar este bolo delicioso – ah, estava mesmo delicioso e eu não sou nada chocólatra – o resultado quase me fez chorar: o pobrezinho estava feio de dar dó. Uma olhadela no livro e foi uma frustração só. No passado eu teria ficado louca da vida com isso, porém respirei fundo e decidi ver TV. Conforme o bolo esfriava, o ganache se tornava mais firme e eu pude alisá-lo com uma espátula, e o bolo ficou brilhante e bonito.
Acho que no meu caso a calma veio com a idade – e algumas horinhas com o Detetive Goren *suspiro* também não fazem mal nenhum. ;)
Bolo cremoso de chocolate e framboesa
do lindão Feed Me Now
- xícara medidora de 240ml
Cobertura:
100g de chocolate amargo – usei um com 70% de cacau
150g de geléia de framboesa
½ xícara (120ml) de creme de leite fresco
Bolo:
¾ xícara + 2 colheres (sopa) - 125g - de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/3 xícara (30g) de cacau em pó, sem adição de açúcar
½ xícara (120ml) de água fervente
¼ xícara (60ml) de leite integral
½ colher (chá) de extrato de baunilha
90g de geléia de framboesa
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1/3 xícara (66g) de açúcar refinado
2 ovos grandes
80g de framboesas + um tantinho extra para servir – usei congeladas, sem descongelar antes
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga uma forma redonda de 22cm*.
Faça a cobertura: junte o chocolate, a geléia e o creme de leite em uma panelinha e leve ao fogo médio, mexendo até derreter. Despeje no fundo da forma preparada.
Peneire juntos a farinha, o fermento e o sal em uma tigela média. Reserve.
Em uma tigelinha, misture o cacau em pó e a água, mexendo até dissolver o cacau, e então acrescente o leite, a baunilha e a geléia, misturando para combiná-los.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga e o açúcar até obter um creme claro e fofo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Usando uma colher grande, misture delicadamente os ingredientes secos e o cacau dissolvido, alternando-os, e misturando de baixo para cima. Misture as framboesas do mesmo jeito.
Despeje a massa na forma preparada, espalhando-a de forma a cobrir com ela toda a cobertura do fundo da forma. Asse por 30-35 minutos ou até que firme. Deixe o bolo esfriar na forma por 15 minutos (se não for servi-lo em seguida, guarde-o na forma, na geladeira, mas reaqueça-o antes de desenformar e servir).
Inverta o bolo em um prato de servir – você pode ter de raspar a cobertura do fundo da forma e espalhá-la sobre o bolo – o meu bolo ficou bem feinho quando o desenformei, mas esperei esfriar um pouco e o ganache ficou mais firme; assim pude alisá-lo com uma espátula e o bolo ficou bonito. :)
Sirva morno ou frio, com as framboesas frescas.
* fiz exatamente a receita acima e usei uma forma redonda de 20cm (de fundo removível) – coloquei-a dentro de uma assadeira antes de levar ao forno para evitar qualquer vazamento da cobertura
Rend.: 8 porções
terça-feira, maio 03, 2011
Bolo cremoso de chocolate e framboesa e algo positivo em envelhecer
Marcadores:
baking,
berries,
bolo,
chocolate,
chocolate amargo,
creme de leite fresco,
doce,
framboesas,
frutas vermelhas,
geléia,
sobremesa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
32 comentários:
Excelente aspecto. Parabéns!
Una delizia :) ciao
Ai Pat, feio nada, arrasou!! Muito amor por este feinho, joga no lixo lá de casa rsrs...
está com cara de ser deliciosa hummmm bjos
Que bolo Patricia, achei lindo pois adoro tudo cremoso, hummm!!!
Ana
Eu costumo dizer que a maternidade me trouxe alguma tolerância, aprendemos com a experiência e com a idade, e se assim é, é muito bom sinal!
O bolo ficou maravilhoso.
Bjs
Nossa que bolo lindo!! Huummm!!
Pati se trocar as framboesas por morangos da certo?!
Adooro o blog!!
Bjs
Esse bolinho vale a pena uns cabelinhos brancos!!eheheheh
bjokas
Rita
Olha, coisa louca a idade. na adolescêcia estamos no primor, mas muitas vezes nos enchemos de espinha. nada agradável. E sofremos muito. dai vem os cabelos brancos. vamos tacar tinta. mais fácil que cobrir espinha. Teu bolo ficou lindo. para , para , para..Teus standards estão muito altos.; o )
Adoro o Bill Granger,mas terei que esperar um traduzido :( ,qto à paciência tbm tenho melhorado com idade, mas meu filho diz que ainda é preciso mais...rs.
Seu bolo está lindo, como tudo que aparece aqui!
um abraço.
Olá passei para conhecer suas receitas e adorei, são perfeitas e parecem muito saborosas. Um abraço. Se desejar venha me conhecer tb, será muito bem vinda. Marta.
Concordo com a Valentina, diria que teus standards estão elevados demais! E 80g de framboesa pareceu possível, hein?
Já na lista. :P
Paciência gera perseverança... Adorei sua receita e o bolo ficou lindo! Parabéns! Beijos!
http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com/
Que bolo lindo, ficou muito bonito mesmo e com certeza muito saboroso.
Bjs
Andreia Braga
Minha paciência ainda não chegou, só os cabelos brancos!
O bolo parece divino! Não encontro outra palavra para descrever!bjs
Hum... Ficou com um aspecto incrível... Nham! Nham!
patrícia, adoro o seu blog de paixão!!!
por acaso você teria uma receita boa de Baked Alaska pra recomendar???
beijos!
Adorei tudo! foto, o bolo, que esta lindo!e o texto principalmente!!!!! E como eu já te contei.....adoro passar por aqui,adoça o meu coraçao!!!!! bjksssss doces pra vc!
Nossa quem me dera a sorte da paciencia chegar com os cabelos brancos,af!! Mas uma perguntinha coloca-se a ganache antes e depois a massa na forma?É isso mesmo?Quero faze-lo,mas me ficou esta duvida!Beijos.
Peloamordedeus!
Eu PRE-CI-SO achar framboesas congeladas por aqui, ou vou morrer de vontade. E olha que também não sou chocólatra. *___*
Realmente com o passar dos anos, ficamos mais sábios, experientes e aprendemos que nem sempre estamos certos em tudo... com uma fatia desse bolo, fica mais fácil refletir na vida! seu bolo tá lindão como sempre!
beijo!
Nossa, valeu mesmo a pena ter paciência. O bolo ficou lindo!
E eu também sou fãzoca do Detetive Goren, haha. <3
Será que se fizer com cereja, ao invés de framboesa, dá certo ?
Adorei a receita, já está separadinha pra copiar no caderno de receitas! :D
Acho que a experiência é tudo mesmo. rs
Eu me sinto envelhecendo aos quase 26 anos mas ainda não tenho tanta paciência assim, que bom que com você já está funcionando.
Ainda fico ansiosa quando um bolo sai do forno, consigo quebrá-lo porque não esperei esfriar direito, enfim, espero que uma hora passe... é melhor ter calma, no fim acaba dando tudo certo.
Seu bolo ficou lindo. Chocolate com framboesa é divino.
Beijos
Não sou das pessoas mais pacientes do mundo, mas na cozinha já aprendi que as coisas acontecem num ritmo próprio, aí vira um treino para eu ser paciente com as outras coisas, nem sempre funciona, é verdade...
beijos!
Por falar em paciência, vc se incomoda se eu colocar nutella naquele pão doce, no lugar da canela e das gotas de chocolate?
aaaaaaaaaaaamei demais seu blog flor
estou super seguindo
adorei a receita, irei tentar
beijao
www.pinup-pos-moderna.blogspot.com
Envelhecer é como saborear uma saborosa fatia de bolo de chocolate, sem a devorarmos como se não houvesse amanhã. Cabelos brancos? Muitos! Paciência? Cada vez mais. Felicidade? Ninguém paga a felicidade de saber envelhecer e saborear esse processo natural com muito prazer :) A vida é o bolo de chocolate, felicidade é cada framboesa que escolhemos colocar na massa!
Dani, nunca fiz baked alaska...
Aqui por Lisboa o meu também ficou bem feinhooo quando saiu do forno... Mas uma verdadeira delicia!!
Deixa ou só perguntar uma coisa... Alguma razão especial para o ganache de chocolate com a geleia ir ao forno?! Porque é só isso que fica colado na forma na hora de desenformar... :/
Catarina, na verdade a idéia é de um self-saucing cake, um bolo que já saia do forno coberto, pronto. Mas nem sempre dá certo, né? :D
adorei este bolo. quem nao gosta de um bolinho de chocplate se acuse:-)
Postar um comentário