Ei, não vão embora, por favor – apesar de ser de baunilha não se trata de uma receita sem graça. :D
Tenho de ser honesta e admitir que, no passado, eu teria rido de alguém que me dissesse gostar de qualquer coisa de baunilha. Porque, para mim, naquela época, não havia nada para gostar. Mas isso foi antes do blog – depois de provar a verdadeira baunilha, tudo mudou. Fiquei tão viciada nela que ao terminar de preparar receitas com a fava fico cheirando as pontas dos dedos o tempo todo – é uma imagem tola e engraçada, acreditem.
Para acompanhar este sorvete maravilhoso (David Lebovitz, quem mais?), fiz uns wafers de pêra, receita da minha revista preferida, edição nº 39.
Sorvete de baunilha
do The Perfect Scoop
- xícara medidora de 240ml
1 xícara (240ml) de leite integral
1 pitada de sal
¾ xícara (150g) de açúcar
1 fava de baunilha
5 gemas
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
algumas gotinhas de extrato de baunilha
Aqueça o leite, sal e açúcar numa panela de fundo grosso. Com a ponta de uma faca, abra a fava de baunilha, raspe as sementinhas e adicione-as à panela. Junte a fava também.
Numa tigela média, bata as gemas com um fuê e em seguida acrescente metade da mistura de leite quente, em fio, misturando com o fuê continuadamente. Despeje a mistura de ovos na panela e volte-a ao fogo médio-baixo, mexendo sempre com uma colher de pau/espátula de silicone resistente ao calor, até obter uma espécie de mingau – a temperatura do creme deve ser de 76 a 79ºC e ele deve cobrir as costas da colher de pau. Não deixe ferver.
Coloque o creme de leite numa tigela e coe o creme numa peneira fina diretamente sobre ele. Misture o extrato de baunilha e misture bem. Enxágüe a fava de baunilha e coloque na tigela também. Refrigere por no mínino 6 horas e então prepare na sorveteira seguindo as instruções do fabricante.
Rend.: cerca de 950ml
Wafers de pêra
from Donna Hay magazine
- xícara medidora de 240ml
1 xícara (200g) de açúcar granulado
2 pêras, em fatias bem fininhas*
Pré-aqueça o forno a 160ºC. Coloque o açúcar num prato e pressione as fatias de pêra nele, dos dois lados. Arrume-as numa assadeira grande, forrada com papel manteiga, e leve ao forno por 15 minutos. Retire, vire as fatias de pêra e asse por mais 15 minutos. Coloque sobre uma gradinha e deixe esfriar.
Os wafers de pêra podem ser servidos com sorbet, sorvete ou panna cotta, ou num prato de queijos com queijos azuis (roquefort, gorgonzola, etc.) ou ainda servidos como petit fours com café.
* a receita pede pêras sensation (não as conheço). Use um tipo de pêra mais sequinho, que não solte muita água – acreditem, tentei com um tipo macio de pêra e meu forno foi inundado de calda... :S
Rend.: cerca de 12 unidades
20 comentários:
Pati. Serenity now, é só o que tenho a dizer.
Baunilha é um perfume dos deuses!
Esse sorvete deve ter ficado muito boooom...
Adorei as pêras assim^^
Kisss!
Eu faco a mesma coisa qd uso baunilha em casa kkkkk pensei q fosse só eu outro dia peguei uma fava e coloquei no meu armário de roupas, ficou bommmmmmmm
EEEEEE sorveteira!!! Que barato! Eu adoro doces de baunilha, não vou embora não!! Adorei! Beijos!
pois eu adorooooo baunilha... fiquei com uma duvida Pat... nossa deve ficar delicioso...é como a junção de um creme inglês com um creme bruleè... q dleicia... e a pera com tdcerteza só agregou nessa deliciosa experiencia... bjs
Eu gosto bastante do sabor e cheiro de baunilha! Esses wafers ficaram espantosos :)
Cara Patricia, amo sorvete e mesmo com o frio que esta' fazendo (aqui na Italia) irei fazer essa deliciosa receita. Um abraço. Léia
Oi princesa estou deixando um mimo para vc em meu blog....
Beijinhos
(*Suspiros) Esses pontinhos pretos no sorvete estão um encanto!
E fiquei aqui imaginando o perfume, e só pra você saber, o sorvete de baunilha/creme são os meus favoritos :)
Beijos
Imagina que eu iria embora ao ler baunilha... pelo contrário, me chamou mais a atenção... :-) tudo lindo, mas estas peras... nunca tinha nem ouvido falar... amei de paixão...
Pat querida, ler "baunilha" no título do teu post só me faria fincar os pézinhos aqui e suspirar por essa delícia, como estou fazendo.
Eu sou simplesmente fanática por baunilha... nunca achei sem graça, mas enfim... há gosto para tudo, né?
Os wafers de pera então... foram um acompanhamento perfeito!!!
Você, como sempre, fantástica... as fotos então... dignas de revista de culinária de primeira categoria... você devia se candidatar, viu?
Bjo grande,
Mari
Oi!!!
Como você faz para as peras não grudarem no papel manteiga???
Tina, morri de rir contigo. Risos exagerados, Krammer style. :D
Axly, o sorvete ficou uma delícia!
Beijo!
Marcia, a idéia é ótima!
Fabi, obrigada!
Laila, a pêra deu um toque suave, para não cobrir a baunilha. Achei que combinaram bem!
Beijo!
Ameixa, obrigada!!
Léia, espero que goste!
Um abraço!
Cris, obrigada!
Andrea, os pontinhos pretos são maravilhosos, não, querida?
Beijo!
Cris, muito obrigada! Que bom que gostou!
Mari, você me deixa até sem graça, viu? Obrigada, querida!
Beijoca!
Le, elas não grudam, não, pode ficar tranqüila!
Oia ...
Me parece bão eim ..rsrsrs
Nem chamou o mano veio aqui para experimentar ... =P
Beijos
Encontrei este blog meio por acaso e fiquei encantada! Quantas receitas maravilhosas! Qdo vi esses wafers de pera, peguei algumas que eu tinha na geladeira e fiz imediatamente a receita. E' um acompanhamento de comer com os olhos. Muito bons!
Adriana P.
Ê, querido! Você comeu o de flocos, né? Nem pode reclamar. :)
Beijos!
Adriana, que bom saber, obrigada por vir me contar!
E espero que volte mais vezes ao blog!
Um abraço!
Oi, Patricia, fiquei com muita vontade de fazer esse sorvete! Como faço se não tiver a sorveteira?
Oi, Marli - não sei lhe dizer, mas se você der uma pesquisada no Google provavelmente encontrará alguma coisa.
Boa Tarde
Comprei algumas favas de baunilha, e como foi a primeira vez e como também não gostei muito do vendedor, fiquei com algumas duvidas.
A primeira seria quanto ao aroma da própria fava, sem abrir e após aberta. Pois a que comprei tem um cheiro um pouco estranho, doce, porém sem parecer com baunilha.
E também ao preparar uma base para sorvete, após ferver e deixar as sementes com a fava em infusão, não ficou com o aroma. Nessa fase do preparo é normal, ele só se sobressai no final?
Obrigado pela atenção e desculpe pelo incomodo.
Tiago, tudo bem?
Onde você comprou a baunilha? O cheiro da fava é delicioso e quando se faz a infusão o leite fica muito perfumado, pontilhado de sementinhas.
Postar um comentário