O programa de TV “Jamie’s Money Saving Meals” ainda não está no ar aqui no Brasil, mas por sorte há alguns episódios disponíveis no You Tube – já assisti a seis deles (não sei se há mais do que isso) e adorei o conceito: a comida parece deliciosa e nada difícil de fazer, e quandp o vi preparando um bolo de carne com molho de tomate e espaguete soube direitinho qual seria o cardápio do próximo almoço de domingo lá em casa. :)
Encontrei esta receita no site do Jamie e a modifiquei um tiquinho para torná-la mais apetitosa para o marido e eu – consumimos pouca carne de porco, mas não suportamos a ideia de viver em um mundo sem bacon. :) O bolo de carne combina super bem com a massa e sobras dele (se houver) ficam uma delícia em forma de sanduíche (eu gosto do meu com uma colherada de mostarda de Dijon).
Bolo de carne com molho de tomate e espaguete
um tiquinho adaptado daqui
Bolo de carne:
3 cenouras
azeite de oliva extra-virgem
½ cebola, bem picadinha
500g de carne bovina moída
60g de farelo de pão (toste o pão, deixe esfriar e então processe)
1 colher (chá) cheia de orégano seco
1 punhado de orégano fresco
1 punhado de salsinha picada
30g de queijo feta ralado fininho
1 ovo grande
algumas gotinhas de Tabasco
sal e pimenta do reino moída na hora
Molho:
½ colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola bem picadinha
1 colher (chá) de orégano seco
2 dentes de alho amassados e picadinhos
1 garrafa (700ml) de passata
1 colher (chá) de açúcar
sal e pimenta do reino moída na hora
1 punhado de folhas de manjericão rasgadas
1 punhado de orégano fresco
Para montar o prato:
30g de queijo Cheddar – usei mozarela
400g de espaguete seco
Pré-aqueça o forno a 200°C. Descasque as cenouras, corte-as em quatro partes no sentido do comprimento e coloque em uma assadeira de 20x30cm. Regue com o azeite e asse por 10 minutos – enquanto isso, aqueça 2 colheres (chá) do azeite em uma panela pequena e refogue as cebolas, acrescentando uma pitada de sal, até que fiquem transparentes. Deixe esfriar e transfira para uma tigela grande. Acrescente o carne, o farelo de pão, o orégano seco e fresco, a salsinha, o feta, o ovo, o Tabasco, sal e pimenta do reino. Misture levemente com as mãos (não mexa demais ou o bolo de carne ficará com uma textura dura) e molde em um cilindro de aproximadamente 20cm de comprimento. Abra um espaço no meio das cenouras e acomode aí o bolo de carne. Asse por cerca de 25 minutos ou até que esteja dourado e assado por dentro.
Enquanto o bolo de carne assa, faça o molho: em uma panela média, aqueça o azeite. Adicione a cebola e o orégano e refogue até que comece a dourar. Junte o alho e refogue até perfumar. Acrescente a passata (coloque um pouco de água na garrafa vazia, agite e junte à panela), o açúcar, tempere com sal e pimenta e cozinhe por 15-20 minutos ou até que engrosse um pouquinho. Junte as ervas, cubra e retire do fogo.
Ferva uma panela grande de água salgada (para cozinhar o espaguete).
Retire o bolo de carne do forno e, com cuidado, despeje o molho ao redor dele. Cubra o bolo de carne com uma colherada de molho, salpique com o queijo e volte ao forno por 5-10 minutos ou até que o queijo derreta e o molho esteja borbulhando. Enquanto isso, cozinhe o espaguete conforme as instruções da embalagem e escorra. Sirva com o molho da assadeira e o bolo de carne.
Rend.: 4 porções
sexta-feira, novembro 15, 2013
Bolo de carne com molho de tomate e espaguete
Marcadores:
bolo de carne,
carne,
carne bovina,
ervas frescas,
espaguete,
feta,
Jamie Oliver,
massa,
molho de tomate,
mozarela,
orégano,
passata,
queijo,
salsinha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
O que é passada? Onde vende isso?
Tomei a liberdade de indicar seu blog que eu amo e acompanho faz anooooossssss na minha fanpage, ta?
www.facebook.com/azehausdecor
beijo
Monica
Querida Patricia,
Eu acho que já comentei que sou super fã do seu blog, né? Eu estou viciada nele... Venho todos os dias te visitar, mas nem sempre deixo comentários...
Parabéns!!! ADORO!!!
Beijos, Irene
Hola, Patricia !
Se ve muy rico. A nosotros nos pasa igual, aunque nos encanta el jamón (baicon) no estamos tan habituados al consumo de la carne de cerdo. Será cuestión de costumbres.
Anônimo, o correto é "passata", acho que o corretor ortográfico acabou mudando a palavra.
Monica, obrigada!
Irene, obrigada pelo carinho! Beijo!
Postar um comentário