Um das coisas de que mais gosto no ato de cozinhar é estar cercada por cheiros maravilhosos: café recém coado, cebolas refogadas em azeite, frutas cítricas ao terem sua cascas removidas ou as polpas espremidas... Delícia. E a esta lista acrescento a canela, um dos meus aromas preferidos e que é impossível de se esconder na cozinha: é bastante evidente quando há algo com canela no forno, como estes ótimos pãezinhos - troquei o creme azedo pedido na receita original por iogurte, por isso vocês podem se esbaldar e chamar os pãezinhos de saudáveis. ;)
Bubble buns de canela
um nadinha adaptados de um dos melhores livros de receita que possuo
- xícara medidora de 240ml
Massa de iogurte:
2¼ colheres (chá) de fermento biológico seco
¼ xícara (60 ml) de água morna
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, derretida e fria
2/3 xícara de iogurte natural integral
3 colheres (sopa) de açúcar cristal
1 ovo grande
1 colher (chá) de extrato de baunilha
320g de farinha de trigo comum + um pouquinho extra para sovar, se for necessário
¼ colher (chá) de sal
¼ colher (chá) de bicarbonato de sódio
Cobertura de açúcar e canela:
65g de açúcar mascavo claro
1 colher (chá) de canela em pó
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal, derretida
Massa: polvilhe o fermento sobre a água dentro da tigela grande da batedeira; reserve por 5-10minutos ou até que borbulhe. Junte a manteiga, o iogurte, o açúcar, o ovo e a baunilha e misture para incorporar. Com a batedeira e o batedor em formato de pá, bata em velocidade baixa e acrescente 250g da farinha, o sal, e o bicarbonato. Bata em velocidade médio-baixa até incorporar os ingredientes, 30-45 segundos. Junte a farinha restante e bata até obter uma massa homogênea e levemente macia.
Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove até que a massa fica acetinada e elástica, 3 minutos aproximadamente – no começo a massa estará grudenta, porém não acrescente mais do que 2 colheres (sopa) durante a sova. Volte a massa para a tigela, cubra com filme plástico e deixe crescer em um lugar morninho por cerca de 1hora ou até que dobre de volume; faça o teste: toque a massa levemente com a ponta do dedo – se ficar um buraquinho, a massa terá crescido. Enquanto isso, prepare a cobertura de açúcar e canela: junte o açúcar mascavo e a canela em um potinho. Coloque a manteiga derretida em uma tigelinha rasa.
Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma de muffins com 12 cavidades (capacidade para 1/3 xícara cada).
Dê um soquinho leve na massa para remover o ar. Formate-a em um cilindro longo e divida em 12 porções iguais (cada uma terá cerca de 50g). Divida cada porção em 6 partes iguais e faça bolinhas com elas. Passe as bolinhas pela manteiga derretida e, em seguida, pelo açúcar com canela. Arrume 5 bolinhas dentro de cada cavidade da forma de muffin e coloque 1 bolinha no centro de cada uma.
Reita o procedimento com as porções de massa restantes. Cubra de maneira frouxa com filme plástico e deixe crescer novamente, cerca de 40 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse até que os pãezinhos dourem, 20-22 minutos. Transfira a forma para uma gradinha e deixe esfriar por 5-8 minutos. Com jeitinho, remova os pãezinhos da forma, soltando-os com uma faquinha se necessário (não deixe esfriar ou eles grudarão). Transfira para a gradinha para esfriar.
Rend.: 12 unidades
sábado, março 09, 2013
Bubble buns de canela
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Oi Patricia ficaram lindos.Realmente irresistiveis.Beijos querida.
Olá, Patricia!
Que aspecto divinal :)... Hoje foi a minha 1ª vez que vim aqui ao teu cantinho e adorei ;).... Bjokas...
http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/
O cheirinho a canela é realmente irresistível... Ficaram lindos!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/
ei patrícia,
eu estava pensando em investir em facas novas e lembrei da sua dicas dessas facas: http://www.amazon.com/gp/product/B0009NWH0O/ref=as_li_ss_tl?ie=UTF8&tag=technikitche-20&linkCode=as2&camp=1789&creative=390957&creativeASIN=B0009NWH0O
mas elas estão fora de estoque, você saberia de algum outro local do qual eu possa encomendá-las? ou então de algum conjunto alternativo legal que eu possa comprar?
obrigada pela atenção.
seu blog é indispensável na minha vida já. (:
Oi Patricia! Também gosto muito dos aromas da cozinha. Acabei de fazer uma cocada de corte e antes de estar pronta, já sentia seu aroma característico. Muito bom. Os 'bubble buns' são absolutamente inusitados para mim. Receita interessante e resultado apetitoso. Beijos, Paula
Também me encanto muito com os cheiros na cozinha. E, de fato, o cheiro de canela é um dos melhores!
Rebecca, que coisa mais querida esse seu comentário. :)
Bem, essas facas eu comprei na Amazon mesmo e trouxe na mala. Aqui no Brasil talvez tenha algo parecido mas deve custar caro. Vc não consegue que algum amigo te mande de fora? Daí vc pode tentar comprar na Williams-Sonoma (eles entregam aqui, mas os impostos são uma fortuna), na Macy's ou na Bed, Bath and Beyond.
Qualquer coisa, me escreva de novo.
Beijo, querida!
ei patrícia,
querida é você que é sempre muito atenciosa nos comentários. (:
muito obrigada pelas dicas, eu vou falar com um amigo que anda cozinhando por viena e ver se ele acha por lá. beijos!
Gatona, fiz a sua receita!
e vou ser obrigada a concordar... que o cheiro que fica na casa... é DIVINO! rs
o único detalhe é que ele totalmente se desfaz do formato com bolinhas! rs
Estou pensando em fazer em formato de fatia Húngara da próxima vez... vamos ver se da certo! rs
Beijinhos!
Thássila Vieia
Oi, Thássila! Que pena que os pãezinhos se desfizeram. :(
Não conheço fatia Húngara, me conta se vc fizer?
Bj e obrigada por me contar!
Postar um comentário