Eu sei, eu sei – outra torta de cereja em menos de uma semana... Mas sejam honestos comigo: vocês conseguiriam resistir a uma sobremesa tão bonita? Eu corri pra cozinha na hora em que a revista chegou aqui em casa. :D
Tortinhas de cereja e amêndoa
um nadinha adaptada da Australian Gourmet Traveller
- xícara medidora de 240ml
Recheio:
500g de crème fraîche*
100ml de creme de leite fresco
20g de açúcar de confeiteiro, peneirado + um pouquinho extra para polvilhar
cerejas frescas, para servir
Geléia de cereja e baunilha:
300g de cerejas, sem os caroços e cortadas ao meio
1 xícara (200g) de açúcar refinado
suco de 1 laranja e de 1 limão siciliano
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
Massa de amêndoa:
90g de amêndoas inteiras
250g de manteiga sem sal, temperatura ambiente
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 xícaras + 2 colheres (sopa) - 300g - de farinha de trigo
Comece pela geléia: junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio-alto, mexendo até dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a mistura chegar ao ponto de geléia (6-8 minutos – vide observação). Leve à geladeira até ficar bem geladinha (1-2 horas).
Enquanto isso, prepare a massa: processe as amêndoas num processador de alimentos até obter uma farinha grossa (cerca de 1 minuto). Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até obter um creme, raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone, junte a farinha e as amêndoas moídas e bata novamente só até incorporar. Forme um disco com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira para descansar (1 hora).
Unte com manteiga uma forma de torta de 20x28cm.
Abra a massa com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada até obter a espessura de 3mm. Forre a forma com a massa, remova o excesso de massa, fure-a com um garfo e leve ao freezer por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre a massa com um pedaço grande de papel alumínio e encha-o com pesinhos próprios ou feijões secos. Leve ao forno até que a massa doure levemente (10-12 minutos), remova com cuidado os pesinhos/feijões e o papel alumínio, volte a massa ao forno e asse até que doure completamente e fique sequinha (6-8 minutos). Deixe esfriar completamente.
Bata o crème fraîche, o creme de leite fresco e o açúcar de confeiteiro até obter picos firmes (2-3 minutos), leve à geladeira.
Espalhe a geléia na base da torta, cubra com colheradas do creme batido, decore com as cerejas frescas e polvilhe com o açúcar de confeiteiro na hora de servir.
Obs.: para testar o ponto de geléia, coloque alguns pires ou pratinhos no freezer antes de iniciar o preparo da receita. Quando a geléia se tornar espessa, retire do fogo e coloque uma colherinha da geléia sobre o prato que estava no freezer, voltando-o para lá por 30 segundos. Passe o dedo pela mistura e se a marca se mantiver a geléia estará no ponto – caso contrário, cozinhe por mais 2-3 minutos e faça o teste novamente.
* fiz um recheio diferente, inspirada por uma receita de trifle do Bill Granger: juntei partes iguais de creme de leite fresco e iogurte natural integral (1/3 xícara de cada para metade da receita de torta acima), 1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro, sementinhas de ½ fava de baunilha e bati até obter picos suaves
Rend.: 6 porções – fiz metade da receita acima, usei forminhas de 9cm e consegui 10 tortinhas
18 comentários:
Ficaram o máximo! Adorei...
Bjos
Pati,
Ficaram lindos :)
Bjos!
Lindas!!
lindas, querida... Vc é muito caprichosa!!!
Quanto ao bolinho de manteiga queimada, digamos que o timer não tocou e eles viraram deliciosos biscoitos de manteiga queimada e pecã... Sorte que estava assando-os em pequeninas forminhas; e o resultado colou... He he he
Pat, eu te entendo, tem fotos que exalam seu aroma...como esta sua!!
Fiz uma singela homenagem à vc lá no meu blog, uma maneira de expressar minha admiração e carinho.Coloquei o devido link.
Um grande abraço.
Nê
Ai Pat ...
Que post maravilhoso, ainda hj eu estava com uma vontade imensa de fazer um docinho com cerejas, ja estava até sentindo o cheirinho da cereja rsrsrsrs...nem ligo que seja mais uma receitinha de cereja por mim pode colocar mais 10 kkkkkk
Parabéns!!!
Beijokas
Erika
Pati,
Ficaram lindos demais...
Imagino a delicia que não devem ter ficado. A continuacao de umas Boas Festas.
Beijinhos
Deu vontade de fazer, amo cerejas e essas tortinhas ficaram lindas!
andreaquitutes.blogspot.com/
FELIZ 2011!!!
bjs,Andréa...
Oi Patricia, tô adorando seu blog. As receitas e as fotos são demais!!!
Onde eu encontro esses pratos de bolo para comprar?
Abço,
Carol
Patricia, meus parabéns. Você, além de saber cozinhar delícias,escreve muito bem e ilustra suas receitas como ninguém, revelando um cuidado com a produção de cada prato. Achei seu Technicolor Kitchen por indicação de algum blog/site americano. E daí entendi que você é brasileira e traduz para o inglês tudo o que faz. Maravilha!!!
Estou encantada com suas receitas e, pra falar a verdade, sou uma cozinheira aprendiz que cozinha todo dia. Quando puder, passe no recém-iniciado e ainda não atualizado http://reginapaz.wordpress.com Abs, Mari-JÔ Zilveti
Eu não me importo de terem tortas de cerejas em poucos dias, as danadinhas são uma tentação, compreendo o pq de não resistir a receita, ficou linda!
bjos querida, e se eu não entrar mais é pq tirei umas merecidas féééérias, tudo de bom no próximo ano, e que venha muuuuuuitas receitas... :*
lindassss!
:)
será que consigo fazer?
adoro seu blog
passa no meu humilde blog?:}
bjoss
Pat feliz natal!! um pouquinho atrasado, mas espero que suas comemorações tenham sido ótimas!
Hoje até me assustei com o preço das cerejas e amoras, esta altura do ano é impossível comprar frutos vermelhos... eles estão super inflacionados he he Mas as tortas são mesmo muito lindas!
Patrícia,
estas tortinhas estão um mimo! O aspecto é delicioso, imagino o sabor... ;-)
Nossa, fico uns dias longe e quando volto vejo que voce fez tantas delícias que nem sei por onde começar...
Fiquei com água na boca dessas tortinhas :o)
Uma palavra: lindaaaaas!
Oi Patricia, feliz 2011 para voce.
Eu fico encantanda com suas delicias, são originais, parecem que vc nem as fez e copiou até as fotos de revista importada.
Ai eu pago pau mesmo, que sei que vc mesminha que fez.
Parabens, dá gosto passar por aqui sempre. Priscila Beneducci (MG)
Postar um comentário