Tenho de lhes dizer duas coisas sobre estes cupcakes – uma: eles estavam uma delícia; duas: a cobertura foi uma chatice pra preparar – tive de batê-la na batedeira por uma eternidade e ainda assim ela não firmou como a da revista (creio que isso aconteceu por eu ter usado um tipo de creme de leite diferente).
A cobertura não ficou pronta rapidamente como eu esperava, mas eu estava determinada a não desistir – já estava me sentindo culpada por ter desistido de “Na Mira do Chefe” depois de 50 minutos...
Cupcakes de pavê de framboesa
da Donna Hay magazine
- xícara medidora de 240ml
Bolinhos:
250g de manteiga sem sal, amolecida
1 ¼ xícaras + 2 colheres (sopa) - 274g - de açúcar refinado
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
2 1/3 xícaras + 1 colher (sopa) - 337g - de farinha de trigo
2 ¼ colheres (chá) de fermento em pó
1 pitada generosa de sal
1 xícara (240ml) de leite integral, em temperatura ambiente
1 xícara de framboesas congeladas
¼ xícara (60ml) de xerez doce*
Cobertura de creme inglês:
1 ½ xícaras (360ml) de creme de leite fresco
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementes removidas com as costas da faca
4 gemas
¼ xícara + ½ colher (sopa) - 56g - de açúcar refinado
2 colheres (chá) de amido de milho
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco, extra**
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
Comece preparando o creme inglês (custard) para a cobertura: junte as 1 ½ xícaras de creme de leite fresco e a baunilha (fava e sementinhas) numa panela e leve ao fogo baixo até começar a ferver. Desligue o fogo, tampe e reserve por 30 minutos. Retire a fava e reaqueça a mistura. Coloque as gemas, o açúcar e o amido de milho numa tigela e bata com um fuê até obter um creme claro e fofo. Despeje o creme de leite quente aos poucos sobre as gemas, misturando sem parar. Volte tudo à panela e volte ao fogo baixo, mexendo sempre, até o creme engrossar e cobrir as costas de uma colher (8-10 minutos). Deixe esfriar e então leve à geladeira até o momento em que será usado.
Agora, os bolinhos: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre com forminhas de papel duas forminhas para muffin com 12 cavidades cada, sendo que cada cavidade tenha capacidade para ½ xícara (120ml). Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga, o açúcar e a baunilha até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone. Peneire a farinha, o fermento e o sal sobre a mistura e bata até incorporar. Junte o leite e bata novamente só até incorporar. Com a espátula de silicone, incorpore delicadamente as framboesas. Divida a massa entre as forminhas preparadas e asse por 15-18 minutos ou até que os bolinhos cresçam (faça o teste do palito). Remova com jeitinho das formas, transferindo para uma gradinha. Regue os cupcakes ainda mornos com o xerez e então deixe esfriar completamente.
Termine a cobertura: bata o creme de leite restante (1 xícara) e o açúcar de confeiteiro até obter picos firmes. Junte o creme (custard) frio e continue batendo, novamente até obter picos bem firmes. Cubra os bolinhos com colheradas da cobertura.
* eu não tinha xerez em casa, então reguei os bolinhos com extrato (natural) de baunilha
** a receita original pede double cream – nunca vi aqui no Brasil, então adaptei usando creme de leite fresco batido em picos firmes
Rend.: 24 unidades – fiz ¼ da receita acima, usei forminhas com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e consegui 6 cupcakes
21 comentários:
não sei do gosto, mas o visu ficou divino; parece uma nuvem... bj
Holá Patricia!!!
Como sempre...estou por aqui ,lendo as receitas novas, procurando as antigas, pegando tuas dicas!!!!! Adoro tudo por aqui!ª!!!!! tenhas um otimo e abençoado dia. bsosssss
Oi Patricia!
Nossa ultimamente eu só tenho problemas com coberturas de cupcakes, nada presta, fica mole ou com gosto de gordura pura. Acho que sou da turma do muffin mesmo!:)
Besos
pode trocar a framboesa por amora??
Dando trabalho ou não, eles estão magníficos. Nunca achei pra vender aqui essas berries congeladas e soltinhas, aqui vende tudo num potão grudadas e juntinhas, motivo de não conseguir fazer muitas receitas com elas!
Apesar desse trabalho todo decerteza que se comeram mais depressa que o tempo de preparação! E valeu a pena não?
Bjinhos e Feliz Natal
Rita
Ai, framboesas... Eu fui feliz um dia quando as comi frescas... Direto do Mercadão. :-)
Ola Patrícia,
Desconhecia o seu blog, passei
goste e já estou seguindo.
Quanta coisa deliciosa vai nesta
cozinha. Gostei muito dos cupcakes,
estão com um aspecto delicioso.
Beijinhos
Pat, eu nunca usei (ainda), mas será que um substituto para o double cream não seria esse creme de leite, deve ser o mais gordo à venda por aqui.
http://bit.ly/h5N6UV
De todo jeito essa cobertura deve ter ficado ótima!
beijos
Maravilloso....... ummmmmmm
un beso desde mi blog
www.lasguisanderas.com
Estes cupcakes estão um mimo!
Beijinhos*
Pat, double cream, heavy cream e whipping cream são intercambiáveis. Acho que você sofreu do "mal do foodstylist"! hehehe... Vira e mexe pego em revista alguma foto lindamente salpicada com algum ingrediente que... não vai na receita. Pela receita, me parece difícil que a cobertura possa firmar como, sei lá, royal icing. Eles devem ter deixado gelando por muito tempo antes de aplicar e então tirar a foto correndo antes que escorresse! ;) Anyway, eles ficaram LINDOS! :D
Bjs!
Paaaaaty, que cupcake liiiiiiindo, uma pena a cobertura não ter firmado, talvez vc tenha batido demais e ele desandou... aconteceu comigo quando fiz um requeijão cremoso, deixe batendo e quando fui ver ele tinha perdido a consistência... =/
É mesmo uma chatice quando as coisas não resultam como deveriam, mas acabaram bem bonitos :)
Pat, eu acho double cream, ou um substituto bem à altura aqui em Campinas.
Double cream é o creme com 42% de gordura, eu compro uma nata (creme de leite pasteurizado 45% gordura) em pote plástico da marca Líder, por módicos R$ 2,50 num supermercado perto de casa.
Inclusive, fiz uma manteiga com ele que ficou bem uma delícia, e rendeu mais que a feita com creme de leite comum, já que tem bem mais gordura.
Sá, obrigada!
Beijo!
Eliana, obrigada!
Jacque, é mesmo? Que pena! E se você fizer ganache?
Beijo e boa sorte!
Anônimo, acho que dá certo, sim!
Liv, as grudadas ficam assim porque o supermercado desliga a geladeira, o produto derrete e gruda tudo.
Ana Rita, hahaha, valeu, sim!
Obrigada e um beijo!
Fá, eu as colhi na Inglaterra, coisa mais deliciosa do mundo. :D
Catarina, seja bem-vinda! Obrigada pela visita!
Tati, querida, vou procurar! A Valentina (Trem Bom) me disse uma vez que double cream é bem grosso e é como se já fosse o creme batido, sabe? Daí a confusão.
Obrigada pela dica, beijo!
Noelia, gracias!
Sarinha, obrigada!
Ana, querida, acho que vc tem razão! Eu iria penar mesmo pra conseguir a consistência da foto... :S
Quanto ao double cream, a Valentina me disse uma vez que ele é bem grosso e é como se já fosse o creme batido, sabe? Daí a confusão.
Obrigada, querida!
Beijão!
Levi, não desandou, não. Mas obrigada de qualquer jeito!
Beijo!
Ameixa, que bom que vc gostou, querida. Obrigada!
xx
Ana, obrigada pela dica, querida! A Valentina (Trem Bom) me disse uma vez que double cream é bem grosso e é como se já fosse o creme batido, sabe? Daí a confusão.
Beijo!
Adorei a cobertura, ela dura bem fora da geladeira? bjs
Bia, é melhor deixar fora da geladeira somente em dias frios...
Acho que a coisa mais parecida com double cram aqui no Brasil é mesmo a nata, aquela vendida em potes como disse a Ana Cláudia. Tem um percentual maior de gordura que o creme de leite, e por isso é bem mais consistente. Beijos, adorei o blog!
Angelina, é isso mesmo, obrigada pela dica e pela visita!
Beijo!
Adorei o blog e as receitas! Estou seguindo!
Parabéns!
[]s
Maíra
www.designdemoveis.blogspot.com
Postar um comentário