Tenho um caderninho e uma caneta que estão sempre em minha cozinha, e com eles anoto as receitas que crio ou as alterações nas receitas de outras fontes que adapto – procuro ser bem detalhista na hora para não esquecer de anotar nenhum detalhe sequer, e também tento não fazer um garrancho, para depois entender o que escrevi, quando me sento ao computador para digitar a receita (atenção para a palavra “tento”). Se eu estiver com as mãos molhadas, por exemplo, dou um grito no João e ele vem anotar alguma coisa pra mim.
Há vezes em que escrevo muito rápido, daí a letra vira um emaranhado tão grande que eu lendo depois fico parecendo aquele meme da Nazaré fazendo contas.
E há também as vezes em que cozinho e não anoto nada, porque “ah, não vou postar essa receita mesmo”, mas a comida fica bonita e o faniquito de fotografar toma conta de mim.
A receita de hoje, por exemplo, foi assim: não ia postar, achei que os peixinhos ficaram lindos, a luz estava boa, tirei a foto como quem não quer nada, daí almoçamos e a comida estava uma delícia, apesar de super simples. Não anotei as quantidades dos ingredientes, mas como é uma receita que dá pra adaptar dependendo da quantas pessoas serão servidas, resolvi postar mesmo assim – aumente ou diminua as batatas, os tomates e os filés de peixe conforme a o número de bocas a serem alimentadas.
Agora é torcer para
vocês continuarem voltando aqui depois de mais uma receita freestyle, depois da salada e dos ovos. :)
Rolinhos de peixe com batatas
e tomates assados
receita minha, forma
de enrolar o peixe inspirada nas rosetas da Rita Lobo
Tempere filés de pescada com sal, pimenta do reino moída na hora, suco de limão e alho amassado no pilão ou bem picadinho. Deixe curtir por 1 ou 2 horas na geladeira.
Preaqueça o forno a
200°C.
Transfira um punhado de batatas bolinha para uma panela com água e 1 pitada de sal. Acrescente um dente de alho e 1 folha de louro e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, conte 5 minutos. Em seguida, escorra bem. Descarte o louro e transfira as batatas e o alho para uma assadeira grande e rasa pincelada com azeite – eu preferi cortar as batatas ao meio para assar mais rápido, mas as pontas dos meus dedos não ficaram muito felizes com isso. :)
Junte um punhado de
tomates cereja inteiros, alguns raminhos de tomilho, regue tudo com azeite e
tempere com sal e pimenta do reino. Leve ao forno por 20 minutos.
Enquanto isso, enrole
cada filé de peixe com 1 folha de sálvia no meio e prenda com palitos de dente –
os peixes ficarão parecidos com uma flor.
Retire a assadeira do
forno, arrume os peixes sobre os legumes e regue com 1 fio de azeite. Volte ao
forno por 10-15 minutos (dependendo do tamanho dos seus files) ou até que o
peixe esteja assado.
Sirva imediatamente.
Rend.: aqui serviram 2
pessoas, pois amamos peixe e meu marido é esganado :)
2 comentários:
Até no freestyle você é clara e precisa!! Adorei e vou fazer, com certeza. Amo peixe e sinto falta de receitas simples, sem ser peixe grelhado...
Beijos!
Patricia!
Você é tao generosa compartilhando receitas no seu blog e nos ensinando
Meu obrigada de coração!
Postar um comentário