Oi, gente, tudo bem?
Que tempos loucos estamos vivendo, não?
Além de termos que lidar com um vírus, temos que ligar com uma desgraça na presidência do país. Milhões morrerão graças a este asno. Espero que vocês estejam em segurança.
Faz séculos que estou para publicar receita nova aqui, mas não estava tempo livre suficiente e nem vontade de ficar no computador, confesso (a mesma história de sempre, eu viro o disco, mas continuo tocando a mesma). E agora, me pergunto – pra quê? No momento precisamos improvisar na cozinha, usar o que temos em casa para minimizar as idas ao mercado, feira. Estou em isolamento completo há 8 dias, meu marido há 9. Ser a louca da cozinha que faz um monte de comida e congela, ou que tem sempre atalhos na despensa (como grão-de-bico enlatado e tomate pelado, por exemplo) está tendo serventia. Mas daqui a alguns dias terei de comprar vegetais, pois os que temos aqui estão acabando. Cozinho só para duas pessoas, fico pensando em quem tem que alimentar uma família maior, o desespero de ter que fazer render para sair menos de casa – mando meu carinho a vocês.
Depois de refletir por alguns dias, decidi postar, sim, a receita destas empanadas deliciosas que fiz há tanto tempo que nem me lembro mais, porque isso vai passar. Temos que acreditar que vai passar, para mantermos nossa saúde mental boa. E quando sairmos desta situação quem quiser fazer empanada já terá a receita em mãos.
A massa leva um tiquinho de farinha de centeio, o que a deixa com um sabor amendoado delicioso. O recheio aqui foi frango, mas você pode usar o que bem entender: carne (tem receita aqui no blog), queijo, vegetais... Fica à sua escolha. Você usará metade do frango para o recheio apenas – eu posto completa, pois acho bobagem sujar a panela de pressão (a minha é grandalhona) para cozinhar meio peito de frango, sendo que a gente pode usar metade em outras coisas e aproveitar também o caldo.
Empanadas de frango com massa de centeio
receita da massa adaptada destas empanadas, recheio receita minha
- xícara medidora de 240ml
Massa:
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 xícara (140g) de farinha de centeio fina
½ colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos de pouco mais de 1cm
1 ovo grande
1/3 (80ml) de água gelada
1 colher (sopa) de vinagre de vinho branco
Recheio: (lembrando que só metade será usada nas empanadas; use o restante em outras receitas, ou congele para outro dia; e não se esqueça de congelar também o caldo para usar em sopas, polentas e risotos)
1 peito de frango inteiro, com o osso (aprox. 800g)
1 cebola cortada em quartos
2 dentes de alho cortados ao meio
1 cenoura grande cortada em 4 pedaços
5 grãos de pimenta do reino
2 folhas de louro
½ colher (chá) de páprica defumada
1 colher (chá) de cominho em pó
½ colher (chá) de cúrcuma em pó
½ colher (chá) de sal
5 xícaras (1,2l) de água
1 punhado de salsinha picada
Para pincelar:
1 ovo batido com 1 colher (chá) de água fria
Massa: peneire as farinhas, o açúcar e o sal em uma tigela grande e junte a manteiga, misturando com as pontas dos dedos até obter uma farofa grossa. Em um potinho, bata juntos com um garfo o ovo, a água e o vinagre. Adicione aos ingredientes secos, mexendo com um garfo, até que uma massa comece a se formar – a massa vai parecer despedaçada, mas ao sovar levemente ela se forma. Eu fiz a massa no processador de alimentos e foi fácil e rápido.
Transfira a mistura para uma superfície levemente enfarinhada e junte a massa com as mãos, sovando levemente, apenas o suficiente para que a massa se forme. Molde-a em um retângulo, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
Recheio: na panela de pressão, junte todos os ingredientes, com exceção da salsinha picada, e misture bem. Tampe a panela e leve ao fogo algo. Quando começar a apitar, baixe para o fogo mínimo e conte 20 minutos. Desligue a panela e aguarde a pressão sair completamente. Retire o frango do caldo e desfie com um garfo ou na batedeira planetária – lembrando que usará apenas metade. Junte a salsinha, verifique se precisa de mais tempero e ajuste. Deixe esfriar completamente antes de montar as empanadas, ou o calor do recheio derreterá a manteiga na massa.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre duas assadeiras grandes e rasas com papel alumínio.
Retire a massa da geladeira e abra com um rolo até que fique com aproximadamente 6mm de espessura. Corte círculos de 10cm de diâmetro com a massa e coloque cerca de 1 colher (sopa) de recheio em cada um – o que eu faço: abro e corto todos os círculos de massa, enfileirando na bancada/pia, e então distribuo o recheio de maneira uniforme entre todos os eles – meio que linha de produção mesmo. Dobre a massa, formando uma meia-lua, e aperte bem as pontas para selar o recheio. Transfira para a assadeira preparada.
Quando terminar de formatar todas as empanadas, pincele-as com o ovo batido e leve ao forno por 25-30 minutos ou até dourarem.
Rend.: cerca de 20 unidades
quarta-feira, março 25, 2020
Empanadas de frango com massa de centeio, mas pra quê?
Marcadores:
belisquetes,
centeio,
empanadas,
finger food,
frango,
massa,
tortinhas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
10 comentários:
Oi, Patrícia! A saúde mental realmente é algo que devemos cuidar muito, especialmente em tempos incertos como esse! Obrigada por postar a receita, sigo seu blog há muuuito tempo (e agora o instagram), mas nunca comentei. Aproveito para deixar uma dúvida (sei que esse tipo de pergunta nem sempre é respondível, já que a receita foi testada com aqueles ingredientes, mas enfim). Em tempos de isolamento social, trocar ingredientes tem sido uma necessidade. Vc acha que a massa poderia ser feita apenas com farinha normal, sem a farinha de centeio? Força para todos nós! Vamos passar por isso!
Luiza, Querida, obrigada pelo seu comentário! Pode fazer a receita usando farinha de trigo comum sem medo. A receita original era assim. Bjs!
Ai Patrícia.. que difícil ter sanidade mental nesse momento. Mas ainda bem que temos uns aos outros para nos confortar - e saber que tá ruim, mas tem muita gente boa por aí. Obrigada por ser luz em dias escuros! Beijinhos pra vc!
Vim aqui procurar uma receita de biscoitos para faze com o pequeno, mas não tinha como não comentar. Tempos sombrios, desalento. Mas vamos cozinhar que é das poucas coisas que dá ânimo esses dias. Beijos
Pat, a raiva é sem precedentes por aqui desde o pronunciamento do cara com histórico de atleta. Obrigada pela receita, vou testar. Cuide-se aí.
Obrigada pela receita maravilhosa!
Beijos
Oi Pat! Realmente, tempos difíceis e que desgraça esse homem, nem consigo comentar o que acho, porque só penso coisas ruins.
Bom te ver por aqui e melhor ainda com a receita de uma das comidas que adoro! Quando isso tudo passar vou fazer sim!
Obrigada por continuar mandando boa energia por aí. Juntos somos mais fortes!!
Um grande beijo e fique bem!
Oi Patrícia, obrigada por esse posto.
Dá esperança ver que outras pessoas discordam do energúmeno.
Bah, só em compartilhar o apreço pelo Asno Bozo, já me conforta, te acompanho há mais de década.
Julia, que bom saber que você me acompanha por tanto tempo! Fiquei feliz demais. Obrigada. Um bj!
Postar um comentário