Geralmente não compro livros de receita sem folheá-los antes – fiz isso algumas poucas vezes e acabei me decepcionando. Entretanto, depois de ler as resenhas de quem comprara "Sarabeth's Bakery: From My Hands to Yours" e ver uma foto de um dos cookies do livro senti que iria adorá-lo – e foi o que aconteceu. O livro é cheio de ótimas receitas e lindas fotos e há várias receitas de geléia, que é algo que pretendo preparar com mais freqüência, especialmente depois de provar esta geléia de ameixa e cereja, uma das receitas mais deliciosas que já fiz. Tenho certeza de que a geléia ficaria ótima servida sobre panna cotta ou com uma fatia de um pound cake simples ou bolo de claras, mas optei por um caminho tradicionalmente inglês e assei scones para acompanhar. Combinação fantástica.
Geléia de ameixa e cereja
do lindíssimo Sarabeth's Bakery: From My Hands to Yours
900g de cerejas frescas, sem os caroços e cortadas ao meio
900g de ameixas maduras, sem os caroços e em cubinhos de pouco mais de 1cm
½ xícara (120ml) de suco de laranja fresco
3 xícaras (600g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
1/3 xícara (80ml) de suco de limão siciliano fresco
Misture as cerejas, as ameixas e o suco de laranja em uma panela grande - não use panela de alumínio, cobre ou ferro. Leve ao fogo alto, mexendo com freqüência, até começar a ferver. Reduza para fogo médio-baixo e continue cozinhando, mexendo com freqüência, até que as frutas fiquem macias, cerca de 15 minutos.
Junte o açúcar e o suco de limão e deixe ferver novamente. Continue cozinhando em fogo médio-baixo, mexendo freqüentemente, até que as frutas se desmanchem e formem um purê pedaçudo, cerca de 20 minutos – as ameixas se dissolveram completamente e as cerejas ficaram em pedaços.
Deixe esfriar completamente, transfira para vidros e guarde na geladeira.
Rend.: 4 litros – fiz metade da receita acima usando 500g de cerejas + 400g de ameixas
Scones
da sempre maravilhosa Donna Hay Magazine
- xícara medidora de 240ml
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) de fermento em pó
1/3 xícara (67g) de açúcar granulado, de preferência orgânico
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) - 42g - de manteiga sem sal, gelada e picada
¾ xícara (180ml) de leite integral + um pouquinho extra para pincelar
Pré-aqueça o forno a 200°C. Forre uma assadeira de beiradas baixas com papel manteiga.
Coloque a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em uma tigela média. Misture. Junte a manteiga e misture-a aos ingredientes secos usando as pontas dos dedos, até obter uma farofa grossa. Junte o leite e, usando uma faca sem ponta ou um garfo, misture até obter uma massa grudenta e macia. Transfira para uma superfície levemente enfarinhada e sove muito levemente, até formar um círculo de aproximadamente 3cm de espessura.
Com um cortador redondo de 5cm corte os scones e coloque-os na forma preparada. Pincele o topo dos scones com leite e asse por 15 minutos ou até que cresçam e dourem levemente.
Sirva morninhos com a geléia.
Rend.: 12 scones
quarta-feira, janeiro 11, 2012
Geléia de ameixa e cereja + scones
Assinar:
Postar comentários (Atom)
22 comentários:
Adorei as duas receitas porque scones com geleia são dos meus lanches favoritos no Inverno, a acompanhar um chá bem quente. E lembro-me sempre de quando vivia em Londres e passava as tardes de domingo em Richmond Park :)
http://coentrosrabanetes.blogspot.com/
Pat, estava louca por uma receita de geléias diferente,agora achei. Fiquei com uma dúvida, este açúcar granulado seria o cristal? Posso usar o açúcar refinado? Bj e seu blog continua lindo. Bj grande. Téia.
Adoro doces caseiro sou fanatica nisso e confeço que este està com uma cor maravilhosa adorei, os meus parabens!
beijinhos
Adorei essa geléia, Pat! Vou salvar pra fazer um dia, deve ficar muito especial! :-)
Gostaria de algumas dicas de livros de receita em português que vc indica? Tenho um pouco de dificuldade em consultar livros em inglês. Obrigada
Marcela
Mais uma partilha deliciosa Patricia, adorei
Humm... já comia um desses agora no lanche das cinco. Acompanhado com um chá... delicious! Como sempre adorei a receita Patrícia. Bjs
Mmmm que buenos para desayunar!!
Susanna.
Precisava de um livrinho de compotas/geleias. Não posso comer manteiga nem queijo, então rendi-me ao pão com geleia :) Scones são algo que quero testar muito em breve.
Adoro scones e essa geleia parece-me perfeita para os acompanhar. Ameixa e cereja, que bela combinação! Também deve ficar muito boa num cheesecake. :) Beijinho
Pati, eu amo geleias e tem um tempo que estou procurando um bom livro na Amazon sobre o assunto - vc tem algum? Esse da Sarabeth eu comprei e está à caminho, que bom saber que vc gostou! Essa geleia parece deliciosa e veio em ótimo momento, com as cerejas frescas mais baratas. Um beijo!
Oi Patricia, td bem?
Provavelmente alguém já te perguntou isso, mas preciso saber se vc fez a assinatura da revista DH pelo site oficial dela ou pelo Amazon e se o processo é fácil e confiável, pois estou interessada em alguns exemplares.
Obrigada.
Jessica
Se cerejas não fossem tão caras aqui, eu faria... Embora o rendimento seja 4L, e 4L seja demais para uma pessoa solitária como eu. Caso a repensar :D
Quanto aos scones, acho que arriscarei em fazer, mas antes os biscotti! Fim de semana me aguarde :)
Oiêêê... Patricia!
Nossa, acabei de comprar uma revista de receitinhas, sem folheá-la...que decepção...
Adooooro suas receitinhas, sempre te acompanho!
Não vivo sem geléias, gosto demais e esta está perfeita!
Bjs!
Ganhei esse livro de natal, ele é lindo!
Aproveita a geléia e faz o Ruby Cake, também do livro dela.
Outro livro fofíssimo é "Miette", nunca vi um livro feito com tanto carinho.
Vou fazer scones essa semana, nunca fiz. Vou aproveitar sua dica e fazer essa geléia!
Beijo grande,
Fiz três geleias depois do natal e me surpreendi com o sabor perfumado da de pêssego; você TEM de preparar uma! ;) A de ameixa tembém ficou muito boa, e com uma cor bastante convidativa, mas a de cereja ficou boba... Vou tentar arranjar mais algumas para testar a sua receita e tirar a cisma. Bjs e adorei os scones; ficaram lindos!
Oi, Patrícia. Muito interessante a receita, a mistura... que panela você sugere para fazer? Parabéns pelo blog, sempre lindo!
Amei tudo no blog! Layout, texto, fotos...
Parabéns!
Faremos a geleia nesse fim de semana! :)
Um beijo,
Priscila.
Téia, pode ser o refinado, sim - eu uso cristal orgânico, esqueci de colocar no post.
Beijo e obrigada!
Marcela, não indico livros em português pois não os uso.
Marina, putz, não tenho nenhum livro só de geléias. Até preciso procurar, viu?
Beijo!
Jessica, a minha assinatura foi feita no site da Donna Hay.
Mari, eu uso panela de aço inoxidável, aquelas de fundo grosso, sabe?
Beijo!
Que delícias!! Obrigada pelas receitas, vou fabricar as geleias em breve. :)
Minha panela de aço inox dizia que tem fundo triplo ... mas eh bem fininha, não é boa ... só uso pra fazer macarrão ... Achas que funcionaria na panela de ceraflame?
Olha Pati, há muuuuito tempo eu leio teu blog e adoro chegar aqui e sempre encontrar esses textos deliciosos, fotos lindas e receitinhas de dar agua na boca. Parabens viu menina!
Beijão!
Duda, estou de olho grande naquele Ruby cake, farei logo!
Cacau, não conheço panela de ceraflame, não sei que material é.
Beijo e obrigada!
Postar um comentário