Outro dia, depois de postar uma das minhas versões do bolo do Epicurious nas redes sociais, fiquei com a receita na cabeça por um bom tempo: tão prática de fazer e tão deliciosa, pensei que deveria tentar ao menos criar mais uma versão para esse bolinho tão querido.
Eu já tinha preparado uma versão com banana (que ficou muito boa), mas e se eu fosse um pouco além e fizesse um bolo banoffee? Pronto – ideia na cabeça, comprei os ingredientes e, no final do dia, um bolo delicioso estava esfriando na minha bancada.
Ficou lindo, todo pontilhado com pedaços de chocolate, perfumadíssimo por conta da banana e do toque de canela e, conforme fui fatiando, as porções de doce de leite escondidas pela massa iam aparecendo: sem qualquer modéstia, preciso dizer que este bolo é perfeito! 😊
Reconheço que é um bolo um
pouco mais doce do que as versões anteriores e talvez sirva melhor como
sobremesa do que para o café da manhã ou da tarde: de qualquer maneira, espero
que vocês façam a receita e me contem depois. xx
Bolo banoffee
mais uma versão minha para o excelente bolo de iogurte do Epicurious
- xícara medidora de 240ml
3 bananas médias (aproximadamente
100g cada)
1 ½ xícaras (210g) de
farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento
em pó
½ colher (chá) de canela em
pó
½ colher (chá) de sal
¾ xícara + 2 colheres (sopa)
- 175g - de açúcar, cristal ou refinado
¾ xícara (180g) de iogurte
natural integral – 1 potinho de 170g também funciona
½ xícara (120ml) de óleo
vegetal de sabor neutro, como canola, milho, soja
2 ovos grandes, temperatura
ambiente
2 colheres (chá) extrato de
baunilha
70g de chocolate amargo ou
meio amargo, picado grosseiramente ou em gotas
100g de doce de leite
cremoso
Preaqueça o forno a 180°C. Pincele levemente com óleo uma forma de bolo inglês com capacidade para 6 xícaras de massa (1 litro e meio), forre com papel manteiga deixando sobras nos dois lados mais longos, formando “alças” que vão lhe ajudar a remover o bolo depois de assado. Pincele o papel com óleo também.
Corte uma das bananas ao meio no sentido do comprimento e reserve. Corte as outras 2 bananas em cubinhos de aproximadamente 1cm. Reserve.
Em uma tigela média, peneire
a farinha, o fermento, a canela e o sal. Reserve.
Em uma tigela grande, junte o açúcar, o iogurte, o óleo, os ovos e a baunilha e misture usando um batedor de arame, até obter uma massa homogênea. Com uma espátula de silicone, incorpore os ingredientes secos deixando 1 colher (sopa) reservada (para envolver o chocolate picado) – se a massa ficar muito engrumada, misture levemente com o batedor de arame, mas não bata demais para não desenvolver o glúten da farinha. Incorpore os cubinhos de banana e o chocolate com o restinho dos ingredientes secos e misture delicadamente. Despeje 1/3 da massa na forma preparada e alise a superfície. Espalhe metade do doce de leite, em pequenas porções, sobre a massa. Cubra com mais 1/3 da massa e repita o processo com o doce de leite restante. Despeje o restante da massa na forma e alise a superfície. Arrume as metades de banana reservados sobre massa e afunde-os levemente nela.
Asse por 50-55 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradinha por 15 minutos, e então remova com cuidado da forma, usando o papel como guia. Transfira para a gradinha e deixe esfriar completamente.
O bolo pode ser guardado em
um recipiente hermético por até 3 dias; se estiver muito quente onde você mora,
guarde na geladeira depois de 1-2 dias para que não embolore.
Rend.: 8-10 porções
4 comentários:
Me parece delicioso. Vou deixar a receita separada para servir para a parentalha que estará aqui para os rolideis.
Hahahaha querida, espero que todos vocês gostem! Um.beijo!
Essa receita, preciso fazer. Estava, agorinha mesmo lendo seu posto do ano passado em que conta um pouco da sua história, de se achar gorda, enfim... o post com a sua foto e a receita desse bolo. Aí, atualizei e caí aqui... Como não testar? Parece tão fofinho, tão gostoso e simples de fazer. É hojeeeee..... rsrsrs
Querida, espero que você goste! Beijo!
Postar um comentário