Eu me diverti tanto fazendo o bolo Victoria de chocolate e o resultado foi tão gostoso que quis logo fazer outro bolo de camadas – para isso, peguei o livro da Alisa Huntsman, que tem apenas bolos de camadas, e encontrei esta receita deliciosa e que seria perfeita porque havia um creme de leite na minha geladeira implorando para ser usado – não sei como é com vocês, mas na minha casa as coisas funcionam assim: se não tem creme de leite fresco, tudo o que vejo pela frente são receitas pedindo o ingrediente; daí, quando compro uma garrafinha do produto não encontro nada em que usá-lo. :S
É mais ou menos o que ocorre com a TV: quando quero ver algum drama, há dezenas de comédias passando, e vice-versa. Domingo passado eu e o marido queríamos ver uma coisinha leve, mas acabamos assistindo a “Mestre dos Mares - O Lado Mais Distante do Mundo” – por sorte o filme excelente. Ah, o bolo? Também ficou bem bom. ;)
Bolo de amêndoa recheado com curd de limão siciliano e geleia de framboesa
um tiquinho adaptado do lindíssimo Sky High: Irresistible Triple-Layer Cakes
- xícara medidora de 240ml
Bolo:
1/3 xícara (33g) de farinha de amêndoa
210g de farinha para bolos (ou 180g de farinha de trigo comum + 30g de amido de milho)
1 xícara + 3 colheres (sopa) - 236g - de açúcar cristal
3 colheres (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
210ml de creme de leite fresco
150g de manteiga sem sal, temperatura ambiente e picada
1 ovo
3 gemas
½ colher (chá) de extrato de amêndoa
½ colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara cheia de geleia de framboesa (se possível, sem sementes – usei com sementes mesmo)
Curd de limão siciliano:
¼ xícara (50g) de açúcar cristal
½ colher (sopa) de amido de milho
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
2 gemas
1 colher (sopa) de manteiga sem sal, temperatura ambiente
raspas da casca de 1 limão siciliano
½ colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
Glacê de Amaretto:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro
1-2 colheres (sopa) de Amaretto
2 colheres (sopa) de amêndoas em lascas, levemente tostadas e frias
Comece preparando os bolos: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga duas formas redondas de 20cm de diâmetro, forre o fundo de cada uma delas com um círculo de papel manteiga e unte o papel também.
Na tigela grande da batedeira, misture a farinha de amêndoa, a farinha de trigo, o açúcar, o fermento e o sal. Bata em velocidade baixa para incorporar os ingredientes. Junte o creme de leite e a manteiga e, ainda em velocidade baixa, bata para incorporar. Aumente para a velocidade média e bata até obter uma mistura clara e fofa, cerca de 2 minutos. Em uma tigelinha, misture com um garfo o ovo, as gemas e os extratos. Junte à mistura da batedeira em 2 ou 3 adições, raspando as laterais da tigela algumas vezes e batendo somente até que os ovos sejam incorporados. Divida a massa entre as duas formas preparadas e asse por 25-30 minutos ou até que os bolos cresçam e dourem (faça o teste do palito). Deixe esfriar completamente nas formas sobre uma gradinha.
Enquanto os bolos assam e esfriam, faça a curd de limão: coloque o açúcar e o amido em uma panela pequena – não use panela de alumínio, cobre ou ferro – e misture com um batedor de arame. Junte o suco de limão e as gemas e misture até homogeneizar. Leve ao fogo médio-baixo, mexendo com o batedor o tempo todo, até começar a ferver. Deixe ferver por 1 minuto, ainda mexendo. Retire do fogo e passe a mistura por uma peneira. Incorpore a manteiga, as raspas de casca de limão, a baunilha e o sal, misturando bem. Cubra com filme plástico pressionando-o diretamente sobre a superfície do creme, para evitar a formação de uma película. Deixe esfriar um pouco e então leve à geladeira até esfriar bem e firmar, cerca de 2 horas. Antes de usar, misture bem.
Montagem do bolo: vire um dos bolos em um prato de servir e remova o papel com cuidado. Espalhe a geleia sobre o bolo. Espalhe a curd de limão sobre a geleia, indo até a beirada do bolo. Cubra com o outro bolo e remova o papel.
Prepare o glacê de Amaretto peneirando o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena. Aos poucos, junte o Amaretto, misturando, até obter um glacê espesso – se necessário, adicione água quente. Espalhe sobre o bolo deixando escorrer pelas laterais. Salpique com as amêndoas tostadas e espere a cobertura secar.
Rend.: 8-10 porções
quarta-feira, julho 17, 2013
Bolo de amêndoa recheado com curd de limão siciliano e geleia de framboesa
Marcadores:
Amaretto,
amêndoas,
baking,
bebida alcoólica,
bolo,
bolo de camadas,
cítrico,
curd,
farinha de amêndoas,
geléia de framboesa,
limão siciliano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Patrícia, que lindo!!!
Parece delicioso, fiquei com muita vontade de fazer!
Grande abraço.
http://receitaesperta.blogspot.com.br/
Patrícia que lindo!! Que delícia que deve estar!!Quero muuuito, pena que estou tentando maneirar nos doces... sniff... acho que eu vou ter que começar a fazer e sair distribuindo pras vizinhas do prédio!! Beijinho
LINDO!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt
Oi Patrícia descobri o teu blog ha pouco tempo e me encanto com as suas fotos, são maravilhosas, ha e este bolo além de lindo é uma tentação, bjs !!!!
Pat querida
lindo e perfeito, uma boa pedida pro findi!
bjo
Oi Patricia, muito lindo! Uma dúvida:
Qual a diferença entre farinha para bolo e farinha comum? é a quantidade de glúten?
Está lindo, lindo.. :)
o que eu dava por uma fatia dessas.. :)
beijinhos
Ai, Pat!!! Vira e mexe perco o creme!!! E no natal, que ainda exagerei e trouxe 4 vidros? Lindo o bolo, amiga!!! Semana q vem vou pra cozinha, me aguarde!
Priscila, isso mesmo!
Olá Patrícia! primeiramente, gostaria de dizer que você é a minha grande inspiração para doces. aqui é tudo tão lindo e sempre dá tão certo!
mas enfim, veio com uma pergunta de gosto pessoal... qual curd é melhor, essa do bolo, ou aquela dos cookies recheados com curd de limão? :P
é porque fiz a tal curd para esses biscoitos e achei ótima, inclusive pra comer com uma torradinha, mas se essa do bolo for melhor, eu troco de receita. rs
Paula, tudo bem? Obrigada pelo comentário tão querido! <3
A curd dos biscoitinhos é mais gostosa do que essa, sim - pode investir nela!
Beijo!
Olá Patrícia! Suas receitas são sempre perfeitas e estou sempre praticando!Amo essas com curd, são de enlouquecer meu estômago! Tenho dificuldade de encontrar o creme de leite fresco onde moro, o que posso fazer para substitui-lo na receita do bolo? Bjs e muito obrigada! Renata
Rê, tudo bem? Que bom que vc gosta das receitas! \0/
Infelizmente o creme de leite fresco é algo meio difícil de substituir. Depende do que vc quer fazer com ele. Em algumas receitas até dá pra usar o creme de leite em lata, mas não em todas.
Bjs!
Postar um comentário