Uma das melhores coisas de se ter um blog por tanto tempo é que depois de todos esses anos eu e vocês criamos um laço tão bacana que eu não me sinto vergonha de lhes contar coisas como o meu fiasco da caipirinha (nenhum comentário crítico até agora). :D Gosto de uma bebidinha de vez em quando, no copo ou no forno.
Assim como o bolo que postei outro dia, estes brownies são um ótimo jeito de degustar uma cervejinha sem ter que lidar com a dor de cabeça no dia seguinte: eles são bem chocolatudos, úmidos – a ponto de serem cremosos – e deliciosos acompanhados de uma bola de sorvete de baunilha.
Brownies de Guinness
um tiquinho adaptados do delicioso Tate's Bake Shop: Baking For Friends
- xícara medidora de 240ml
5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, picada
250g de chocolate ao leite, picadinho
½ xícara + 1 colher (sopa) - 80g - de farinha de trigo
½ xícara (45g) de cacau em pó, sem adição de açúcar – usei alcalinizado
1 pitada de sal
3 ovos grandes
½ xícara + 1 colher (sopa) - 112g - de açúcar cristal
3 colheres (sopa) - 40g - de açúcar mascavo – aperte-o na colher na hora de medir
1 colher (chá) de extrato de baunilha
225ml de Guinness ou outra cerveja do tipo stout
¾ xícara (125g) de gotas de chocolate meio-amargo
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte levemente com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dos lados opostos, formando “alças”, e unte o papel também.
Derreta a manteiga em uma panelinha em fogo médio. Retire do fogo, junte o chocolate e aguarde 1 minuto. Misture até o chocolate derreter completamente e então deixe esfriar um pouquinho.
Em uma tigelinha, misture com um batedor de arame a farinha, o cacau e o sal. Na tigela grande da batedeira, usando o batedor de arame, bata os ovos e os açúcares em velocidade alta até combinar bem. Junte a baunilha. Em velocidade baixa, acrescente o chocolate derretido com a manteiga. Raspe as laterais da tigela. Ainda em velocidade baixa, acrescente os ingredientes secos e, por fim, a cerveja. Termine de incorporar os ingredientes com uma espátula. Despeje a massa na forma preparada e salpique com as gotas de chocolate.
Asse até que um palito inserido no centro do brownie saia com algumas migalhas úmidas, cerca de 50 minutos. Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Remova os brownies da forma com o auxílio das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos.
Rend.: 16 unidades
domingo, maio 26, 2013
Brownies de Guinness
Marcadores:
barrinhas,
brownie,
cacau em pó,
cerveja stout,
chocolate,
chocolate ao leite,
guinness
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
A textura destes brownies deixa qualquer um louco para os provar!! :)
Que delicia.
Jota
http://searchncook.blogspot.pt/
Meu deus! Que aspecto!! ;)
Ficaram com muito bom aspecto! Que delícia!
Cada vez que passo por aqui a minha lista de tentações para serem testadas aumenta! No meio da semana fiz os pãezinhos de azeitona com alecrim e ficaram ótimos. Hj foi a vez dos snickerdoodles de laranja (o que é de bom o aroma destes biscoitinhos).
A próxima experiência provavelmente será este brownie que está lindo e parece delicioso.
O que gosto nas suas receitas é que ela estimula todos os nossos sentidos, ainda mais com estas fotos belíssimas e quando executadas, o aroma é tentador. Como dizia uma marca de salgadinhos por aí: "impossível comer 1 só"
Oi Patricia.Esse brownie ficou espetacular.Me deixou com água na boca.Arrasou.Beijos querida, tenha uma excelente semana.
Também sou fã de uma bebidinha! Vou dormir na vontade de brownie!
bjs
Michelly, adorei saber que as receitas do blog deram certo para você! Que notícia boa!
Beijo e obrigada pelo comentário tão doce!
Esta é a segunda vez que faço uma receita sua (a primeira foi a das tortinhas de limão), e que bom gosto você tem! Os brownies não ficaram bonitos iguais aos seus, mas o pessoal aqui de casa adorou (e pra mim isso é o mais importante). :D
Só que infelizmente não consegui encontrar a Guinness pra vender, então tive que usar outra cerveja. :~
Paula, que bom que você gosta das receitas, fico feliz! E que bom saber que a receita deu certo com outra cerveja.
Bj e obrigada por vir aqui me contar!
Minha filha preparou para a sobremesa do Ano Novo. É simplesmente maravilhoso e ninguém conseguiu descobrir o ingrediente secreto que colaborou com a cremosidade!
Oi, Lúcia! Que notícia boa, adorei saber que a receita fez sucesso! Beijo e obrigada por vir aqui me contar!
Postar um comentário