Alguns dias depois de assistir a “Quatro Casamentos e Um Funeral” comprei o "End of Part One: Their Greatest Hits", do Wet Wet Wet, apenas por causa de uma canção: “Love is All Around” (era uma versão do CD lançada depois do filme, com a canção tema inclusa). Nunca tinha ouvido falar da banda e não só achei a capa do CD bem bacana – não se esqueçam, eu era uma adolescente – como também acabei adorando praticamente todas as faixas.
Depois de preparar estes cookies – peguei a receita no antigo blog da Nic – comprei este livro; isso foi há séculos e ele ficou na minha estante desde então. Pretendo usá-lo com mais freqüência, nem que seja somente para inspiração, pois esta galette ficou muito gostosa. Pode ser que eu acabe gostando de muitas outras receitas, não? ;)
Galette de banana, caramelo e passas
adaptada do The All-New Complete Cooking Light Cookboook e do Modern Classics Book 2
- xícara medidora de 240ml
Massa:
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (sopa) de açúcar refinado
1 pitada de sal
1/3 xícara (75g) de manteiga sem sal, gelada e picada
1 – 1½ colheres (sopa) de água gelada
creme de leite fresco, para pincelar
Recheio:
2 colheres (sopa) de passas claras
1 colher (sopa) de rum
3 bananas média, em fatias de 5-6mm
½ xícara (100g) de açúcar refinado
2 colheres (sopa) de água
4 colheres (sopa) de creme de leite fresco
Comece preparando a massa: processe a farinha, o açúcar, o sal e a manteiga em um processador de alimentos até que a mistura pareça uma farofa grossa. Com o processador ligado, acrescente a água gelada, aos poucos, até que a uma massa comece a se formar. Retire do processador, junte-a com as mãos e forme um disco. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Comece o recheio: junte as passas e o rum em uma tigelinha e reserve por 30 minutos.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira grande, de beiradas baixas, com papel alumínio.
Coloque a massa entre dois pedaços de papel manteiga levemente enfarinhados e abra-a com um rolo até obter um círculo de 25cm de diâmetro. Com jeitinho, transfira a massa para a assadeira forrada com papel alumínio. Arrume as fatias de banana no centro da massa, deixando uma beirada de 4cm. Com cuidado, dobre as extremidades da massa sobre o recheio. Pincele as beiradas com o creme de leite.
Asse por 30-35 minutos ou até que a massa esteja dourada – as fatias de banana podem escurecer um pouco, mas não se preocupe pois você vai cobri-las com o caramelo.
No final do tempo de forno, prepare o caramelo: coloque o açúcar e a água em uma panelinha eleve ao fogo médio, sem mexer – apenas girando a panela ocasionalmente – até obter um caramelo bem dourado. Retire do fogo e junte o creme de leite – cuidado pois a mistura vai borbulhar e espirrar. Misture bem e então derrame metade do caramelo em uma jarrinha (mantenha a caldinha aquecida). Junte a mistura de passas e rum ao caramelo restante na panela e misture bem.
Assim que a torta sair do forno, regue as bananas com a mistura de caramelo com passas (se for necessário, reaqueça-o antes de despejá-lo sobre a torta)
Sirva a torta morna com o caramelo restante e sorvete de baunilha.
Rend.: 2 porções
17 comentários:
Nossa!! Fiquei com uma vontade enorme de provar :)
Não conhecia essa receita, mas agora está anotadíssima :)
Bjs!
Adoro seu blog e entro aqui sempre que tem novidade! Talvez vc já tenha falado sobre isso alguma vez, desculpe-me se estiver te forçando a se repetir, mas suas fotos são tão bonitas que não resisti e vou perguntar: que câmera vc usa? E lente, alguma em especial? Um bj grande!
Oi Paty
Sua massa de galette parace que ficou tão macia, aminha sempre fica mais quebradiça. Tá com uma cara ótima.
Patrícia, essa receita está realmente divina, adorei! Obrigada por compartilhar. Adoro seu blog, apesar de comentar pouco. Confiro todas as receitinhas!
Beijos, Vivian
Vim conhecer esta cozinha e fiquei fã. Adorei o que vi por cá.
Beijinhos
Pat, fica com uma cor linda, tudo dourado! Gostei da combinação! bjo!
Que receita mais apetitosa! E que blog bonito... As fotos e apresentação da receita são lindas! Parabéns pelo capricho!
irresistivel esta receita...o caramelo por cima completa a tentação dos sabores!!!
http://deliciasdaisa.blogspot.com/
Oi pat, nossa já estava há um tempo procurando uma receita assim mas que desse certo hehe. Uma perguntinha, da pra nao colocar creme de leite no recheio? É porque tenho intolerância a lactose...
Ah e tenho mais uma duvida, nas receitas em inglês a medida cups, é quantas gramas? Beijoos
Eu fico triste com os livros que tenho e nunca usei :(
Besteira, né.
Mas ficou lindona a galette, adorei a combinação de sabores!
beijos
Deve ser bom de dar raiva!!!
Rita, eu uso a massa da Donna Hay, é ótima!
Rita, a info que vc quer está em "sobre", no menu do blog.
Vanessa, se vc tem intolerância a lactose não vai poder fazer a massa porque leva manteiga. Quanto à substituição dos ingredientes, não sei te dizer, só testando pra descobrir.
Obrigada por responder pat, na verdade a manteiga nao me da tantooo problema... Mas o creme de leite nem pensar :( beijooos
Ps: posso usar as tuas medidas xícaras para converter cups? Tnks
Oi Patricia! Fiz essa receita e ficou ótima! Obrigada por compartilhar. Um beijo, Renata.
Renata, que notícia boa, menina! Amei saber!
xx
Oii Pat, estou querendo fazer uma Galette para o final de massa, gostaria de saberbqual massa ficou melhor, esta ouna de Figo? Vi que sao super parecidas mas a manteiga muda ne? Beijoos
Oi, Vanessa, as duas são ótimas.
Postar um comentário