Como boa brasileira, amo arroz – não só o arrozinho básico servido com feijão como também outros tipos de pratos com esse ingrediente, incluindo arroz doce, é claro. ;)
Por isso mesmo não consegui tirar essa receita da cabeça depois de assistir à Nigela prepará-lo: meu querido arroz combinado com frango e nuts em um prato único. Para mim, a receita é perfeita: deliciosa, fácil de fazer e econômica no quesito "louça para lavar". :D
Arroz com frango e açafrão
do Nigella Fresh
- xícara medidora de 240ml
500g de peito de frango, em pedacinhos de cerca de 2cm
¾ xícara (195g) de iogurte natural
suco de ½ limão siciliano
¼ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de filetes de açafrão
4 xícaras (960ml) de caldo de legumes
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2-3 colheres (sopa) de óleo vegetal de sabor neutro
500g de arroz basmati
raspas da casca e suco de 1 limão siciliano
50g de castanha de caju
50g de amêndoas fatiadas
25g de pignoli
1 macinho de salsinha fresca, picadinha
Tempere o frango com o iogurte misturado à canela, o suco de limão, o sal e a pimenta e deixe marinando por 1 hora. Aqueça o caldo de legumes e misture a ele o açafrão.
Em uma panela grande com tampa, em fogo médio, derreta a manteiga e 1 colher (sopa) do óleo e adicione o arroz, misturando até que os grãos estejam brilhantes, cobertos com a manteiga+óleo. Despeje o caldo (quente), junte o suco e as raspas de limão siciliano e, assim que começar a ferver, tampe e abaixo o fogo para o mínimo possível. Cozinhe assim por aproximadamente 10-15 minutos ou até que o arroz absorva todo o líquido e esteja cozido. Enquanto o arroz cozinha, retire o excesso de iogurte do frango com o auxílio de uma peneira. Aqueça o óleo restante em uma frigideira grande e frite os pedacinhos de frango até que dourem e estejam cozidos por dentro – faça isso em etapas, pois se você encher demais a panela com o frango líquido irá se formar no fundo da panela e o frango irá cozinhar em vez de fritar.
Quando o arroz estiver pronto, retire do fogo e solte os grãos com um garfo. Junte os pedacinhos de frango e misture. Em uma frigideira seca, em fogo médio, toste a castanha de caju, as amêndoas e o pignoli até que doure ligeiramente e estejam perfumados. Junte-os ao arroz e adicione também a salsinha picada. Acerte o sal (se necessário) e sirva imediatamente.
Rend.: 6 porções
Muito bom!! :)
ResponderExcluirHummmm delícia, Patrícia! Uma senhora libanesa me ensinou a fazer de forma mais simples, com menos ingredientes: frango, arroz comum, alho e a castanha de caju. A castanha ela dourava na manteiga: fica mais pesado mas fica delicioso também. Imagine então essa receita, com mais esses ingredientes deliciosos! Deve ficar muuuuito gostosa! valeu! bjos
ResponderExcluirQue bom aspecto! :D
ResponderExcluirArroz é essencial e variações são sempre bem vindas! parece delicioso!
ResponderExcluirPatrícia,
ResponderExcluirBlog maravilhoso! Layout simples, fotos lindas. Amei demais.
Costumo cozinhar todos os dias e faço arroz muitas vezes e este será o próximo
ResponderExcluirTodos vão gostar certamente
http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/
Oi Patricia...
ResponderExcluirTambém não resisti qdo vi esta receita num programa da Nigella e já fiz este arroz umas 3 vezes...realmente é delicioso e mega fácil de fazer!!
Eu ainda não conhecia esta receita, parece ser divina. Abraços
ResponderExcluirOla Patricia,
ResponderExcluirTenho acompanhado seu blog ha algum tempo e utilizei seu blog e alguns outros para criar meu cantinho tambem, o objetivo é um pouco diferente, mas tudo dentro do mundo das panelas!!
Espero que voce visite!
www.orchideahouse.blogspot.com
Ate mais
Fernanda Garcia
Oi Paty, bom dia ! Adorei esse prato ! Açafrão é muito delicioso e com frango e arroz fica perfeito ! Beijocas
ResponderExcluirNão sou muito de arroz se ele for simples e seco, mas assim eu como com prazer. Gostei da adição da canela, deve ficar uma delícia :)
ResponderExcluirTodos os posts, deliciosos até de lê-los. Sorry se não comento, mas é tudo tão corrido por aqui. Não foi intenção irrita-la, rs.
ResponderExcluirAs fotos são um caso a parte, parabéns pelo talento não apenas na cozinha, mas também na blogagem.
Pat, acha-se basmati fácil pra comprar no Brasil? Gosto muito de arroz também mas tenho evitado comer tanto quanto gostaria. Este tem um estilo pilaf.
ResponderExcluirAmei a receita. Como eu não tinha açafrão coloquei cúrcuma. Ficou muito bom. Adoro suas receitas.
ResponderExcluirTina, em alguns mercados dá pra achar sim. :)
ResponderExcluirTania, que bom que vc gostou, fico feliz! Obrigada por ter vindo aqui me contar.
Beijo!
Oi Patricia,
ResponderExcluirTenho que comentar que essa forma do seu bolo deixou ainda mais apetitoso...hummm
Apresentação é tudo!