Hoje, Dia dos Namorados, lhes trago um risoto delicioso, nutritivo – minha mãe vivia dizendo que “beterraba faz bem pra saúde!” – fácil de fazer e profundamente vermelho: a cor da paixão. ;)
Sei que o queijo de cabra pode parecer um luxo aqui e que nem todo mundo gosta, mas tentem usá-lo nesta receita, se possível: fiquei boba com o quão perfeitamente seu sabor ácido complementa a doçura da beterraba.
Risoto de beterraba com queijo de cabra
do lindíssimo Good Things to Eat (comprei o meu aqui)
- xícara medidora de 240ml
4 xícaras (960ml) de caldo de legumes
250g de beterraba crua, descascada e ralada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho bem picadinhos
180g de arroz arbóreo
½ xícara (120ml) de vinho branco seco
sal e pimenta do reino moída na hora
125g de queijo de cabra macio, sem casca
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de cebolinha miúda picadinha (pique e depois meça)
Coloque o caldo em uma panela e leve ao fogo até começar a ferver. Junte a beterraba, abaixe o fogo para o mínimo possível (apenas para manter o caldo aquecido).
Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho somente até que fiquem macios, sem deixar dourar. Acrescente o arroz e misture para cobrir os grãos com o azeite. Adicione o vinho e misture até o líquido ser absorvido. Acrescente duas conchas de caldo, trazendo junto com ele pedacinhos de beterraba, e misture, mexendo, até que o líquido seja absorvido. Junte outra concha de caldo, misture até o líquido ser absorvido, e continue cozinhando assim até que o arroz esteja al dente. Misture a manteiga e metade do queijo, tampe a panela, retire do fogo e aguarde 3 minutos. Divida o risoto entre tigelinhas ou pratos, cubra com o queijo restante e uma polvilhada de cebolinha. Sirva imediatamente.
Rend.: 2 porções
Que lindo Patrícia! Vou fazer no final de semana, certeza! Bjos
ResponderExcluirMel
Mas que prato bonito. Bem vermelho mesmo.
ResponderExcluirQue lindo risotto =) fiquei apaixonadaaaaaaa!!que cor maravilhosa e k combinação de sabores fantástica=)
ResponderExcluirAcho que nunca vi uma foto de risoto mais divertido e apetitoso, muito lindo!
ResponderExcluirUma cor hipnotizante, que lindo :)
ResponderExcluirNossa dá muita agua na boca. Patricia. Pedi uma receita de trufa de blueberry. Vc tem como me orientar?
ResponderExcluirQue prato lindo! Esta cor vc conseguiu somente com a beterraba? Não se pode utilizar vinho tinto seco nesta receita?
ResponderExcluirAbraços
Micheli
Adorei a receita.. a cor é marcante e beterraba sempre deixa a comida mais saborosa.
ResponderExcluirMicheli, a cor é toda da beterraba! Acho que o vinho tinto pode dar certo sim, mas pode haver mudança no sabor.
ResponderExcluirAAaiii que loucura!!!
ResponderExcluirPreciso tentar isso que deve ser delicioso....
Tenho um bolo de beterraba que faz muito sucesso entre as amigas, que até marido não resiste, acho que esse risoto será igualmente irresistível!
Bjss
Vi
O vinho tinto escurece o arroz, não recomendo. Agora, a receita é ótima! sou maluco por risotto, cheguei em casa ontem meio tarde, tinha um caldo congelado e acabei fazendo este risotto, tks pela dica! abraços
ResponderExcluirWair, que bom saber que gostou da receita!
ResponderExcluirBj!
olá. sempre namoro as receitas do blog. ontem, recebi uma visita de última hora e lembrei desse risoto para o jantar. como não tinha tempo de ir ao mercado, fiz algumas adaptações com o que tinha em casa. coloquei vinho tinto, um pouco menos do que a receita pedia, e gorgonzola no lugar do queijo de cabra. felizmente, ficou uma delícia! e os convidados adoraram!
ResponderExcluirOi, Nathalia! Que notícia ótima - adorei saber que a receita deu certo e que o risoto fez sucesso, obrigada por me contar!
ResponderExcluirBj!