Fui uma criança que adorava salada e agradeço minha mãe por isso – nunca fui a criança que empurrava as folhas de rúcula para o canto do prato, muito pelo contrário: eu era a criança que comia um tomate entre as refeições como quem como uma maçã. Mas um mundo completamente novo se abriu para mim quando comecei a colecionar livros de receita: foi aí que me dei conta de que as saladas que eu já amava poderiam ser ainda mais interessantes e deliciosas, e que eu poderia acrescentar frutas e queijos e castanhas a elas, tornando-as não somente mais saborosas como também mais nutritivas.
Esta salada linda, gostosa e super completa foi levemente adaptada do lindíssimo livro do Lucas Hollweg – livro esse que pretendo usar à exaustão.
Tente colocar um pedacinho de cada elemento nas garfadas, criando assim um bocado perfeito - bem ao estilo Rose Morgan. :)
Salada de batata-doce assada e queijo de cabra
um nadinha adaptada do lindíssimo Good Things to Eat (comprei o meu aqui)
- xícara medidora de 240ml
1 xícara de amêndoas inteiras, sem a pele
750g de batatas-doces
2 cebolas, descascadas e cortadas em 8 partes no sentido do comprimento
2 colheres (chá) de sementes de cominho
2 dentes de alho, ainda na casca
raspas da casca de 1 laranja
suco de ½ laranja
4 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano
4 xícaras de folhas de rúcula – aperte-as na xícara na hora de medir
200g de queijo de cabra macio, sem casca
Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as amêndoas em uma assadeira de beiradas baixas e toste até que dourem, mexendo uma ou duas vezes, 6-8 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente (mantenha o forno aceso).
Descasque as batatas-doces e corte em pedaços de 2cm. Coloque-as em uma assadeira, junte as cebolas, o cominho, o alho e as raspas da casca da laranja. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite, salpique com sal e pimenta e misture bem. Asse por 35-40 minutos, mexendo os ingredientes uma vez na metade do cozimento, ou até que as batatas-doces e as cebolas estejam macias. Deixe esfriar completamente.
Retire a polpa do alho da casca e coloque em uma tigelinha. Amasse bem com um garfo, junte o suco de laranja, de limão siciliano, sal, pimenta e misture bem. Acrescente 2 colheres (sopa) de azeite e misture bem.
Arrume as folhas de rúcula em 4 pratos e salpique com a mistura de batata-doce. Salpique com as amêndoas e arrume por cima pedacinhos do queijo de cabra. Regue com o molho e sirva imediatamente.
Rend.: 4 porções
Tem um aspecto muito saudável, gosto :D
ResponderExcluirbeijinho
Que receita linda!
ResponderExcluirBjo.
Adorei esta salada, parece deliciosa.
ResponderExcluirbjo
Bom dia Paty, tudo bem ? Que receita gostosa e prática. Boa mesmo ! Bjs
ResponderExcluirFicou super apetitosa. Em casa somos fãs de queijo de cabra.
ResponderExcluirbjs
Também fui e sou assim.. adoro ir à horta e pegar num tomate e comê-lo...
ResponderExcluirachei esta saladinha muito curiosa pois recentemente conheci a batata doce e adorei:)
bjus
Cila
Nossa, Pati, que salada inspiradora. Vou tentar fazer, se não igualzinha, parecida: como dizia aquele chef da Rede Mulher, "pega o conceito". Quando eu era criança também comia tomates com sal entre uma refeição e outra. E limões com sal também! Dos caipiras, como o do meu novo limoeiro/ex-pé-de-ponkã. É uma pena que a Nina não goste de saladas - ela não "entende" gostar de comidas cruas e acha que tudo é mato. Não é por falta de exemplo. =(
ResponderExcluiroláa,
ResponderExcluirsou como tu, também adoro saladas. sempre gostei =) agora com a chegada dos dias mais quentes é o que apetece. para além de saborosoas ainda têm a vantagem de serem refeições mt saudáveis ricas em nutrientes e vitaminas.
Nossa, Pat, deve ficar fácil preparar a garfada perfeita com essa receita. Vou fazer, com toda a certeza!
ResponderExcluirBeijos
Tem saladas que são uma refeição completa né? Adorei essa :)
ResponderExcluirUm beijo
Eu fiz! Ficou deliciosa mesmo. Super obrigada pela receita, Pat!
ResponderExcluirPat, passando pra te dar um oi! Estamos em épocas de aniversários por aqui e tá rolando festinha e churrasco direto..! coisa boa :)
ResponderExcluirbeijos!!
Tina, adorei essa de "pegar o conceito", ótima idéia! Já pensei em fazer essa salada usando beterrada assada no lugar da batata-doce.
ResponderExcluirPichuzinha comia até pedra quando era pequena e agora, depois de "adulta", resolver ficar fresca. Posso?
Neyara, querida, foi tão bom saber que vc fez a salada, amei! Beijão!
Fiz hoje de novo a salada de abóbora assada com rúcula. É uma das minhas preferidas! Esta aqui tá com uma cara ótima, mas não consigo gostar do queijo de cabra. Você poderia me dar uma sugestão para substituí-lo?
ResponderExcluirPatrícia
Oi, Patrícia! Que bom que vc gosta daquela salada, eu tb adoro!
ResponderExcluirHum, tem que ser um queijo de sabor mais marcante, pq a abóbora é meio adocicada. Ou vc pode usar um queijo mais suave mesmo, tipo o minas.