Ameixas são uma das minhas frutas preferidas e geralmente como todas antes de conseguir preparar alguma receita com elas. Mas desta vez as ameixas estavam azedas demais – mesmo para o meu paladar cítrico – e se tornaram esta galette ótima: a massa, super flocosa, é uma delícia e segura bem os sucos da fruta sem ficar encharcada, e as ameixas, macias e perfeitamente doces, ganham um “tchan” com as sementes de baunilha – uma combinação perfeita. Geralmente sou bem controlada com os doces que preparo mas desta vez comi duas fatias enormes de galette de uma vez só. :S
Se sou controlada com a comida – pelo menos, de vez em quando – não posso dizer o mesmo dos meus filmes favoritos: assisti a "Ilha do Medo" pela terceira vez ontem à noite. :D
Galette de ameixa e baunilha
do sempre lindo e delicioso Rustic Fruit Desserts
- xícara medidora de 240ml
Massa:
1 ¾ xícaras (245g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar cristal, de preferência orgânico
¼ colher (chá) de sal
¾ xícara (168g) de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos pequenos
3 colheres (sopa) de água gelada, mais se necessário
1 colher (chá) de suco de limão ou limão siciliano espremido na hora
Recheio:
¾ xícara (150g) de açúcar cristal, de preferência orgânico
1 fava de baunilha, aberta no sentido do comprimento, sementinhas raspadas com as costas da faca
1 colher (sopa) de amido de milho
1 pitada de sal
6 ameixas, sem os caroços e cada uma delas cortada em oito fatias – aproximadamente 675g depois de descaroçadas
creme azedo (sour cream)*, crème fraîche ou sorvete de baunilha para servir
Prepare a massa: coloque a farinha, o açúcar e o sal na tigela do processador de alimentos e leve ao freezer por 10 minutos ou até os ingredientes gelarem bem.
Coloque a tigela no processador e pulse para combinar os ingredientes. Acrescente a manteiga e vá pulsando até obter uma farofa grossa. Em um copinho, misture a água e o suco de limão e vá adicionando ao processador enquanto pulsa – pulse até que a massa comece a se formar; ela não estará homogênea mas se juntará ao ser pressionada na palma das mãos – se for necessário, acrescente um pouquinho de água gelada e pulse. Transfira a massa para uma superfície levemente enfarinhada e forme um disco com ela. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora (a massa bem embrulhada pode ser mantida na geladeira por até 3 dias ou congelada por até 3 meses).
Forre uma assadeira grande com papel alumínio.
Prepare o recheio: em uma tigela grande, junte o açúcar e as sementes de baunilha e esfregue-os com as pontas dos dedos. Acrescente o amido de milho e o sal e esfregue todos os ingredientes juntos com as pontas dos dedos. Separe 2 colheres (sopa) desta mistura e reserve. Junte as ameixas à tigela e misture bem para cobrir todas as fatias de fruta com a mistura de açúcar.
Abra a massa entre duas folhas de papel manteiga levemente enfarinhadas até obter um círculo de 32-35cm de diâmetro. Salpique a mistura de açúcar reservada no centro do círculo de massa deixando uma borda de 5cm. As ameixas soltaram suco, por isso, levante cada fatia de fruta da tigela e vá arrumando sobre a massa, formando um círculo sobre a mistura de açúcar. Regue as ameixas com 1 colher (sopa) do líquido restante na tigela – mais do que isso pode empapar a sua massa. Dobre as laterais da massa sobre o recheio.
Coloque a galette na geladeira por 20 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200°C.
Asse a galette por 30 minutos; abaixe a temperatura do forno para 180°C e asse a torta por mais 20-25 minutos ou até que a massa doure e o recheio esteja borbulhando – se a massa começar a dourar rápido demais cubra-a com um pedaço de papel alumínio, de maneira frouxa.
Deixe a torta esfriar por 30 minutos antes de servir.
A torta pode ser mantida por até 2 dias em temperatura ambiente coberta com um pano de prato seco.
* creme azedo (sour cream) caseiro: para preparar 1 xícara de creme azedo, misture 1 xícara (240ml) de creme de leite fresco com 2-3 colheres (chá) de suco de limão ou limão siciliano em uma tigela. Vá mexendo até que comece a engrossar. Cubra com filme plástico e deixe em temperatura ambiente por 1 hora ou até que engrosse um pouco mais (geralmente faço o meu na noite anterior e deixo sobre a pia – com exceção de noites extremamente quentes – tampadinho com filme plástico; na manhã seguinte o creme fica bem espesso – leve à geladeira para ficar mais cremoso ainda)
Rend.: 8-10 porções
Parece minha mãe! Ela acaba com todos os pêssegos e ameixas antes de pensar em preparar alguma coisa. Essa galette me lembrou umas receitas que eu assistia em um canal pago (que foi tirado do Brasil), que tinha a Martha Stewart e o John Barricelli. Por sorte encontrei o site, que ainda existe.
ResponderExcluirSe interessar é o :
http://www.pbs.org/everydayfood/baking/
Está mesmo muito bonita. Fiquei com o olhar fixado na foto a tentar imaginar o sabor. Adorei!
ResponderExcluirBeijinhos
Tenho sonhado em fazer galettes. Como são lindas! Ah, adorei a massa também. Parece simples de fazer!
ResponderExcluirBeijos!
TAMBÉM ADORO AMEIXAS, COMIA MUITAS QUANDO ESTIVE GRÁVIDA DO MEU FILHO, ELE CLARO ADORA AMEIXAS.
ResponderExcluirESSA GALETTES FICOU LINDA E CLARO QUE É DELICIOSA .
BOA SEMANA
BJS
pois, pois, eu bem conheço esses ataques de goludice :)
ResponderExcluirAdorei a tua sugestão, vou guardar a receita para quando as ameixas aparecerem por estes lados...
Beijinho*
Que delícia essa galette =D
ResponderExcluirEu vi uma receita de galette pela primeira vez aqui no seu blog e me encantei pelo jeito charmoso que fica essa torta, mas até hoje não tive coragem de experimentá-la...
Acho que depois dessa receita de hoje não terei mais desculpas =D
Beijos
Lari
a foto diz tudo - ficou magnifica e super saborosa de certeza :)
ResponderExcluirPat, eu preciso planejar para fazer sobremesas com frutas, se não como tudo mesmo.
ResponderExcluirA galette ficou tão linda, com uma cor vibrante, imagino a combinação com a baunilha, humm!
beijos
Gente, que delícia!!!
ResponderExcluirParabéns!
Bjux
doces com fruta são difíceis de resistir... E ficou tão delicada! Bjs
ResponderExcluirSou tão fã de ameixas quanto você, e geralmente as azedinhas acabam em compota. Esta é uma boa opção, além de linda :)
ResponderExcluirPat
ResponderExcluirAdoro o seu blog, é super organizado e o melhor: suas receitas são maravilhosas, engordo só de olhar essas fantásticas gostosuras. Parabéns.
Quero saber se vc. por acaso tem uma receita de pannacotta (panna cotta) de pina colada.Copiei quase todas as sua receitas, mas to com muita vontade de fazer 01 de pina colada.
Obrigada e um grande abraço
Vivi, nunca fiz esse sabor de panna cotta, até tenho a receita em um dos meus livros mas ainda não a testei.
ResponderExcluirKatia, obrigada pelo link! Tenho um livro do John Barricelli e adoro! Enviei um email para ele quando comprei o livro, ele respondeu, super fofo.
Pat
ResponderExcluirMuito obrigada pela rapidez da resposta.
Estarei torcendo muito para que você resolva testa-la, e depois coloca-la no blog.
Abraços
Vivi
Nossa, estava hoje de manhã reclamando de como as ameixas estavam azedas!! Receita salvadora, minha galette já está no forno!
ResponderExcluirobrigada!