Preciso começar esse post dizendo que adoro tomates pelados enlatados – são um ingrediente ótimo e sempre tenho algumas latas na despensa. Mas apesar de usá-los para preparar molho de tomate o tempo todo não me parecia muito boa a idéia de transformá-los em sopa – por nenhuma razão, já que nunca na vida experimentara sopa de tomate enlatado. Por um momento pensei: “ai, meu D*us, estou me tornando o meu marido!” – aquele que diz detestar a comida antes mesmo de colocá-la na boca – e isso, meus amigos, NÃO VAI acontecer. :)
Foi então que fiz a sopa, a experimentei e me senti uma idiota por tê-la evitado por tanto tempo – ficou bem saborosa e reconfortante. Mas o elemento viciante desta refeição é o queijo-quente: as duas coisas que mais amo no mundo dos salgados, pão e queijo, divinamente combinados de um jeito crocante e delicioso. Estou em dívida eterna com a Barbara Lynch. :D
Sopa de tomate apimentada com queijo-quente crocante
adaptados do lindo e muito bem escrito Stir: Mixing It Up in the Italian Tradition
- xícara medidora de 240ml
Sopa:
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena, bem picadinha
½ colher (chá) de pimenta calabresa (ou a gosto)
2 x 400g de tomates pelados
pitada generosa de açúcar
7-8 galhinhos de tomilho fresco
1 ¼ xícaras (300ml) de água fervente
punhado bem generoso de manjericão fresco
sal e pimenta do reino moída na hora
2 colheres (sopa)s de crème fraîche ou creme azedo (sour cream), para servir
orégano seco, para servir
Queijo quente:
½ baguette
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (chá) de orégano seco + e um pouquinho mais para servir
1 xícara de um queijo que derreta bem, como Fontina ou Gruyère, ralado no ralador grosso
Comece preparando a sopa: aqueça o azeite em uma panela grande, de fundo grosso, em fogo médio. Junte a cebola e a pimenta calabresa e refogue, mexendo ocasionalmente, até a cebola amaciar. Junte os tomates, cortando-os com a colher, seguidos do açúcar, o tomilho e a água e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 30 minutos. Acrescente o manjericão, tempere levemente com sal e pimenta do reino e deixe esfriar um pouquinho antes de processar ou bater a sopa no liquidificador (faça isso em etapas se necessário). Passe a sopa por uma peneira fina, pressionando os sólidos com a concha para extrair o máximo de líquido possível (conselho da Barbara Lynch: “guarde o que sobrar na peneira – fica ótimo em crostini ou com beringela assada”). Mantenha a sopa em fogo baixo enquanto prepara o queijo quente.
Pré-aqueça o forno a 200°C. Separe duas assadeiras grandes, de beiradas baixas, de maneira que uma possa ser posicionada sobre a outra. Forre uma delas com papel manteiga.
Com o auxílio de uma faca serrilhada, corte a baguette em fatias de pouco mais de 5mm de espessura (leve o pão ao freezer por alguns minutos para facilitar o corte). Coloque as fatias na forma forrada com papel manteiga.
Derreta a manteiga em uma panelinha e salpique com o orégano. Pincele metade das fatias de pão com a manteiga e coloque- as de volta na forma forrada com o lado pincelado com manteiga virado para baixo (em contato com o papel). Divida o queijo igualmente entre estas fatias de pão e cubra com as fatias restantes, formando pequenos sanduíches. Pincele o lado de cima dos sanduíches com a manteiga restante. Cubra todos os lanchinhos com um pedaço grande de papel manteiga e coloque a outra assadeira por cima dele. Leve ao forno até que os sanduichinhos dourem bem, fiquem crocantes e o queijo derreta, cerca de 15 minutos. Retire do forno e remova-os do papel manteiga.
Transfira a sopa para tigelas e cobra com um pouco de crême fraîche e uma pitada de orégano. Sirva com os sanduichinhos.
Rend. 2 porções
Humm Patricia essa sopinha parece-me tão apetitosa e reconfortante que vou assim a modos que... aconchegadinha só de olhar para ela,
ResponderExcluirbeijinhos e obrigada por mais uma deliciosa partilha!!
Morri de vontade de jantar essa sopinha :-)
ResponderExcluirBeijo, bom final dde semana, lindona.
Nossa, salivei com cada palavra deste post, com as fotos literalmente fiquei com a boca cheia d´água.
ResponderExcluirQue delícia deve ter ficado
Bjo
Fê
Aspecto delicioso! Gosto muito de fazer mas coloco ovo ;)
ResponderExcluirPaty
ResponderExcluirEsse post me lembrou aquela outra sopa que você fez, mas o motivo principal também era o acompanhamento, que eram umas omeletinhas lindas e deliciosas. Com certeza vou fazer, mas por causa do queijo quente !
Beijos
Angelica
Estamos em sintonia hoje :)Bom fim de semana. beijos
ResponderExcluirQue rica esta sopa, debe estar deliciosa.
ResponderExcluirOi Paty, tudo bem ? Adoro tomate e ainda mais em forma de sopa ! Hummm... delícia ! E o queijo quente deve ficar divino mesmo com essa sopa. Parabéns ! Bjs
ResponderExcluirMal posso esperar por poder comer queijo novamente. Tomate posso comer se for muito maduro, essa sopa é perfeita!
ResponderExcluirNossa fiquei com água na boca :P
ResponderExcluirUm beijo,
Queila
Sopa no fogão, mais uma receita para nova fase vegetariana. Diminuí um pouco a pimenta para não reclamarem, e coloquei um pouco de aipo, vamos ver no que dá. Abraços !
ResponderExcluirnossa, Pat, esse queijo-quente ficou muito apetitoso! bjs
ResponderExcluirNossa maravilhoso as coisas que faz... adorei seu blog, quando o meu tiver pronto vou colocar o seu blog , como meu favorito, até porque vc é muito generosa em dividir as coisas boas que descobre com nós.
ResponderExcluirObrigada.
bjs
Rose
conhece este site: http://www.howtoeatacupcake.net/ está desativado pq a dona montou uma padaria. mas tem várias receitas legais de tortas, bolos, pão e cupcakes. dá uma olhada.
ResponderExcluirOI Elane...
ResponderExcluirobrigada pelo dica.
Rose
Patricia, a sua sopa ficou ótima e fez o maior sucesso aqui em casa (post no futuro). Pequenas mudanças provocadas pelo acervo no momento , e um tiquinho de Jerez colocado na sopa na hora de servir. Tks por uma receita ótima, bonita e muito muito prática. Araços
ResponderExcluirNão consigo imaginar dupla mais perfeita! Sempre tenho estes tomates também...vou testar. Obrigada pela dica!
ResponderExcluirWair, que notícia ótima, menino! Adorei saber que a receita deu certo contigo e que agradou. Um beijo!
ResponderExcluirOi Patricia...
ResponderExcluirSou nova nesses blogs, a gente precisa pedir permissão pra colocar um blog que achamos interessante, no caso no meu blog?
obrigada
Rose
Oi, Rose - você quer dizer colocar o link para o blog? Ou está falando de uma receita?
ResponderExcluir