Estes brownies são chamados de “everyday brownies” mas isso não quer dizer que vocês possam comê-los todos os dias – isso seria bom, não? ;) Vocês também podem fingir não terem lido o meu post e consumir os brownies diariamente – quem sou eu para julgá-los?
Por alguma razão as gotinhas de chocolate foram parar no fundo da forma, porém posso assegurar que isso não fez muita diferença no sabor – irritou a mim, a cozinheira, porém não me lembro de ninguém ter dito algo sobre isso ao provar os brownies. ;)
Brownies para o dia-a-dia da Nigella
do lindo e delicioso Nigella Kitchen: Recipes from the Heart of the Home
- xícara medidora de 240ml
¾ xícara (68g) de cacau em pó, sem adição de açúcar, peneirado
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
10 colheres (sopa) - 140g - de manteiga sem sal
1 ¾ xícaras (306g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
4 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
170g de chocolate ao leite, em pedacinhos pequenos (ou use 1 xícara de gotas de chocolate)
açúcar de confeiteiro, para polvilhar (opcional)
Pré-aqueça o forno a 190°C; unte levemente com manteiga uma forma de 32,5x22,5cm, forre com papel alumínio deixando sobras em dois lados opostos, formando “alças” – unte o papel com manteiga também*.
Em uma tigela média misture o cacau, a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo brando. Junte o açúcar e, ainda em fogo baixo, misture com uma colher de pau para unir os ingredientes.
Junte a mistura de farinha à panela e mexa para incorporar tudo – trata-se de uma mistura seca e não vai ficar muito homogênea neste estágio.
Retire a panela do fogo.
Em uma tigelinha, bata os ovos e a baunilha levemente com um garfo. Despeje a mistura na panela e misture bem. Junte o chocolate picado e rapidamente despeje a massa na forma preparada, espalhando-a com uma espátula. Asse por 20-25 minutos ou até que o brownie pareça firme, escuro e seco na superfície mas ainda esteja molinho por dentro – um palito inserido no centro do brownie deve sair com um tiquinho de massa ainda úmida.
Transfira a assadeira para uma gradinha e deixe esfriar completamente antes de cortar. Polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
Os brownies podem ser preparados até 3 dias antes de servir e duram um total de 5 dias se guardados em um recipiente hermético.
* fiz exatamente a receita acima usando uma forma de 20x30cm
Rend.: 20 pedaços
Patrícia,
ResponderExcluirDá até p/ sentir o "molhadinho" da massa!
Falar em brownie num dia chuvoso e chatinho como este é até pecado!
Adorei a receita e as fotos, como sempre!
Bjão
Ficaram com um aspecto optimo.. e sim pra estes lados n podem mesmo ser comidos todos os dias :) Adorei a receita no entanto. beijos
ResponderExcluirnossa, que estranho as gotinhas terem ido para a base! "Mistérios da cozinha", que invariavelmente irritam o cozinheiro, mas não fazem a menor diferença para quem come... Voc~e consegue se segurar ou solta um "era para eles terem ficado no meio"??? Às vezes tenho de morder os lábios para ficar calada! :x Ah, que papo louco,ficaram lindos e suculentos!!! bjs
ResponderExcluirFicaram lindos demais Patricia, aprecio imenso
ResponderExcluirbeijinhos e obrigada pela partilha!!
BOA TARDE, DEVE ESTAR BOM DEMAIS!
ResponderExcluirDuvido que as gotinhas no fundo tenham atrapalhado, mas quem sabe passá-las na farinha, como fazemos com uvas passas? Sei lá, só uma dica...
ResponderExcluirAi que delicia!!! Adoro e esses estão com um aspecto hiper delicioso!!! Tenho que experimentar!
ResponderExcluirO que interessa é que as gotas de chocolate estejam lá :)
ResponderExcluirpodemos comer todos os dias - melhor podemos ver todos os dias, hehehehehe
ResponderExcluiradorei muito bons de certeza
boa noite
paula
Pat
ResponderExcluirque lindos!!! que vontade rsrs
sobre as gotinhas acontecia comigo direto com os cupcakes mas vi uma dica no blog da Sam fofurices pra colocá-las no freezer 30 minutinhos antes de acrescentar a massa e funcionou, fica aí a dica ;-)
Nunca consigo brownies altinhos e gorduchinhos assim. Ficaram uma lindeza ;)
ResponderExcluirbeijos
Faço sempre quando posso esse brownie da Nigella...aprendi com ela e foi o primeiro doce que eu fiz, praticamente hehehe super fácil, rápido e uma delíciiiaa!
ResponderExcluirbeijãozão*
Eu bem os comia todos os dias se pudesse!Gosto muito das receitas da Nigella por serem rápidas e fáceis de confeccionar. Os teus ficaram com um óptimo visual, mesmo com as pepitas no fundo. Aposto que ninguém deu por isso! Mas há uma coisa de que não gosto muito: usar papel de alumínio em contacto com a massa do bolo. Acho que não é muito saudável. pelo que tenho lido. Obtém-se o mesmo resultado usando papel vegetal próprio, que já não precisa de ser untado (Glad, Vileda, etc.).
ResponderExcluirGostei dessa, "duram 5 dias" em recipiente hermético. Na minha casa nem 3, (he,he)!Bjs. Bombom
Simplesmente delicioso! Nao da tempo nem de ter culpa,por comer uns pedaços a mais.Obrigado pela receita.
ResponderExcluirMonica, que boa notícia, menina! Amei saber que a receita deu certo pra vc!
ResponderExcluir