Estava vendo “Law & Order” outro dia e senti uma vontade enorme de comer um docinho (taí uma coisa que não acontece nunca, hein?). ;) Mas o episódio estava bem interessante – sem o Linus, o que é ruim, mas com o Benjamin, o que é bom – e eu queria algo rapidinho para voltar logo pro sofá. O resultado foi este crumble, ridiculamente simples e ah, tão delícia – e que tem cheiro e gostinho de torta de banana sem o trabalhão todo.
Crumble de banana
inspirado no sempre maravilhoso Modern Classics 2
- xícara medidora de 240ml
½ xícara (70g) de farinha de trigo
1 pitadinha de sal
1 ½ colheres (sopa) de açúcar refinado
1 ½ colheres (sopa) de açúcar demerara
1 pitadinha de canela em pó, ou a gosto
¼ xícara (28g) de aveia em flocos
50g de manteiga sem sal, gelada e picada
2 bananas
Pré-aqueça o forno a 180°C. Corte as bananas em rodelinhas e divida-as igualmente entre dois potinhos refratários com capacidade para 1 xícara (240ml) cada, levemente untados com manteiga. Reserve.
Coloque a farinha, o sal, os açúcares, a canela e a aveia em uma tigela média e misture. Junte a manteiga e, usando as pontas dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Espalhe esta farofinha sobre as bananas e leve ao forno por 30 minutos ou até dourar.
Sirva com creme de leite fresco ou sorvete de creme.
Rend.: 2 porções
Amei amei amei!!!! pena q acabei de tomar o café da manhã, mas não me escapa do lanche da tarde... hummmmmmm!
ResponderExcluirDELÌCIA!!! Vou fazer hoje mesmo!!
ResponderExcluirLindo domingo pra voce!
beijos...
O meu já está no forno, com pedaços de chocolate entremeados a farofa para a sobremesa de hoje!
ResponderExcluirDelícia, adoro crumbles mas de banana nunca provei! Ontem fiz de caqui, sabe que também ficou ótimo?
ResponderExcluirbjs
Adoro crumble, mas nunca fiz de banana, gostei da ideia e vou experimentar.
ResponderExcluirBeijos.
Ai Patricia, eu não conhecia o tal do crumble, conheci com vc e já adoro de paixão, já comecei a fazer os meus... adoro o fato de ser extremamente fácil!!!
ResponderExcluirBjão
Adorei! Vou experimentar quando tiver bananas muito maduras... Às vezes nem sei bem que lhes fazer... Obrigada pela receita! :)
ResponderExcluirCrumble de banana ainda não fiz mas sempre tem banana de sobra e bem madura, e a pitadinha de canela faz-me levitar :)
ResponderExcluirAdoro banana, é sempre bom ter opções, mas o crumble de maçã com maracujá ainda é imbatível pra mim.
ResponderExcluirPatrícia
Ficou lindo mesmo.. adoro banana por isso está aprovadissimo. beijo
ResponderExcluirHummm adorei a idéia! Valeu! bjos
ResponderExcluirOlá! Viajando de blog em blog encontrei o seu, que é uma delícia em todos os sentidos! Conhecí, gostei e agora vou passar todos os dias, pode ser pro café, rs?! Parabéns!
ResponderExcluirBjos
Oi, Patricia! Da última vez que fiz crumble, eu e meus convidados não parávamos mais de comer. Era um pouquinho do cumble, mais sorvete, até quase explodir de tanto comer. Fiz sua receita de aveia e maçã. The best!!!
ResponderExcluirAinda bem que deu um tempinho pra tirar a foto... ;)
ResponderExcluirPat, apesar do nome do meu blog eu raramente preparo crumbles. Mas já vi um de maçã com maracujá, agora esse com banana, vou acabar me rendendo a eles qualquer dia!
ResponderExcluirBeijos!
Ultimamente tenho gostado de tudo que é sobremesa de colher, com este frio, crumble fica no topo da lista. Amei o potinho de bolinhas!
ResponderExcluirbeijos
Patricia
ResponderExcluirSeu blog é muito bom! Fiz uma das suas receitas - o bolo de coco e laranja postado no dia 19 de maio e ficou ótimo! Obrigada por compartilhar suas receitas de uma forma tão bonita (não só pelas fotos lindas dos alimentos mas contando antes das receitas sobre coisas próprias - como, no caso do bolo testado, a sua "vontade de gritar" por causa de algumas coisas!)
Abraços pra você e tudo de bom!
rápido, com poucos ingredientes, pouca sujeira, é quente e leva banana; perfeito para esse tempo!
ResponderExcluirSerá que ficaria bom com um toque de rum? No início do ano fiz um de maçã, ameixas e especiarias, com um gole de vinho tinto; o melhor que já fiz... bj
Meninas, obrigada pelos comentários!
ResponderExcluirRosa, que comentário doce, obrigada! Alegrou o meu dia.
Beijo pra vc!
Sá, booze é sempre bom, viu? Em qualquer coisa. ;)
A primeira vez que comi crumble foi em um cruzeiro para as Bahamas....desde então, aprendi a fazer e é a sobremesa preferida aqui em casa.
ResponderExcluirOlá Patrícia,
ResponderExcluirConheci o seu blog por acaso um dia desses enquanto procurava fotos de comida pela net. O nome logo chamou atenção, sem falar nas fotos (uma mais linda que a outra). Achei o seu blog tão fofo que corri pra chamar minha irmã (gêmea) pra ver também. Nós iamos correndo as receitas e uma comentava e depois a outra. "olha que lindo", "deve ser ótimo". Sem falar nos comentários sobre cinema.
Nós adoramos cinema também. E a Priscila (é o nome da minha gêmea) falou "ela parece contigo. Cozinha, tira fotos e fala de filme". Tive que concordar em certo grau, pois não me considero uma cozinheira. Uma aventureira seria uma definição mais precisa.
Ela disse pra eu procurar o seu perfil e ver se você era uma chef ou algo assim. Qual foi nossa surpresa quando vimos seu nome: Patrícia. Ela abriu a boca surpresa: é o meu nome também! E vi que além do gosto por comida e filmes, temos um gosto comum por música, mas diferente de você, pra mim Silverchair fica em 1º lugar, é a minha banda preferida. Esse negócio de nome é muito engraçado.
Sobre cozinhar, eu prefiro cozinhar doces, mas estranhamentte prefiro comer salgados.
Já experimentei uma receita do seu blog. Foi o crumble de banana. Mas, como aqui em casa todo mundo adora banana frita, eu resolvi fritá-la antes e fiz todo resto igual. Ficou ótimo.
Virei fã do seu blog. Ótimo trabalho.
Patrícia Aires
ps: desculpe pelo texto tão grande só pra dizer que fiz o seu crumble com banana frita.
Oi, xará,
ResponderExcluirO seu comentário me deixou super feliz, viu? E eu estava mesmo precisando de um boost de humor. Obrigada pelo carinho!
Eu adoro Silverchair, mas é que as músicas dos Smiths me acompanham desde o final da infância até hoje, então o amor é mais enraizado. :)
Essa idéia de crumble de banana frita é simplesmente genial!
Não se desculpe - escreva o quanto quiser, sempre que quiser. Vou adorar.
Beijão pra vc e outro pra Priscila!
Tinham umas bananas sobrando aqui em casa e usei para fazer o crumble. Ficou uma delícia. Ainda lancei um creme de baunilha pq domingo é o dia nacional da gordice.
ResponderExcluirJuliano, que bom saber que você gostou da receita! E concordo: domingo é SIM o dia da gordice! :D
ResponderExcluirReceitinha mais do que aprovada!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Maila, que bom que vc gostou! Obrigada!
ResponderExcluir