Sou uma mocinha que fica obcecada com certas coisas de tempos em tempos – diretores, atores, música... E comida, é claro. Tive uma obsessão por Ralph Fiennes depois de assistir a “A Lista de Schindler” e procurei por todo e qualquer filme com ele – isso me levou a “Estranhos Prazeres”, da Kathryn Bigelow (que é infinitamente melhor do que “Guerra ao Terror”, na minha humilde opinião). Ah, lhes contei que eu tinha uns 17 anos na época? Então. ;)
Pode até parecer que ando em uma onda de bolos, mas tenho pensado incessantemente em barrinhas nos últimos tempos – culpa destas aqui. Tão irresistíveis – e fáceis de fazer, mesmo com as diferentes camadas – que uma busca por barrinhas fantásticas começou, e as da foto podem certamente fazer parte do Hall da Fama das barrinhas: ficaram tão gostosas que eu quase não as dividi com ninguém. :)
Barrinhas de granola e geléia de framboesa
do The Craft of Baking
- xícara medidora de 240ml
¾ xícara (168g) de manteiga sem sal, derretida e em temperatura ambiente
1 xícara (110g) de pecãs, grosseiramente picadas
1 ½ xícaras (210g) de farinha de trigo
1 ¼ xícaras (143g) de aveias em flocos – errei e usei 1 ½ xícaras (172g)
1/3 xícara (67g) de açúcar granulado
1/3 xícara (58g) de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara na hora de medir
½ colher (chá) de sal
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 xícara de geléia de framboesa
Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga uma forma quadrada de 20cm, forre-a com papel alumínio com sobras em dois lados opostos, formando “alças”; unte o papel com manteiga também.
Coloque as pecãs em uma assadeira de beiradas baixas e leve ao forno até que dourem levemente e fiquem perfumadas, cerca de 5 minutos. Retire do forno e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.
Em uma tigela grande, misture a farinha, a aveia, o açúcar granulado e o mascavo, o sal, o bicarbonato e as pecãs frias. Despeje a manteiga sobre os ingredientes secos e misture bem até incorporá-los totalmente. Transfira cerca de 2/3 desta mistura para a forma preparada e pressione bem, formando uma camada firme no fundo da forma. Com o auxílio de uma espátula, espalhe a geléia sobre a base. Salpique a massa restante sobre a geléia, cobrindo-a de maneira homogênea. Asse por cerca de 40 minutos, girando a forma na metade deste tempo, ou até que o topo das barrinhas esteja bem dourado e perfumado. Retire do forno e esfrie completamente na forma, sobre uma gradinha. Com o auxílio das “alças” de papel alumínio, remova da forma e corte em quadradinhos.
As barrinhas podem ser guardadas em um recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 semana.
Rend.: 16 unidades
Tem um aspecto delicioso!
ResponderExcluircara de nham nham, cara de saudável.
ResponderExcluireu só fiz barrinha de limão até hoje, e amei sobremaneira.
quero fazer essa agora. NHAAAM.
beijo
Que coisas mais fofuchas essas barrinhas ! Também quero ! rss Beijos
ResponderExcluirAcho que todos temos obsessões de tempos em tempos. Eu sou obsecada por limão e sapatos !rs
ResponderExcluirEssas barrinhas parecem incríveis! bjs
Ficaram lindas! Tenho que fazer! Bjss
ResponderExcluirÉ sempre uma delícia ver e ler esse blog!
ResponderExcluirHummm!!! Vou fazer!
ResponderExcluirSabe, sou parecida c/ vc neste aspecto de ficar obcecada...Fico procurando tudo a respeito do tema, do sabor, do que for!
rss
Beijos!
http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com/
Quem náo as tem que atire a primeira pedra!!!
ResponderExcluirAdorei a receita, muito gostosa com certeza.Tenha um excelente fim de semana. Um abraço, Marta.
ResponderExcluirPatricia, que se poderia dizer? Maravilhosas, comeria 14 delas agora mesmo, uma tentação, se tivesse todos os ingredientes corria agora mesmo pra fazer? Teria algo mais para falar?rsrs
ResponderExcluirbeijos
Você costuma brincar que poderiam ser sapatos, mas já pensou na nossa tristeza se assim o fosse? Além do que, depois de provar as de limão e pecã, só posso dizer que fico, ou melhor, ficamos, muitíssimo agradecidos pela sua nova obsessão. Além do que, convenhamos, são muito, muito lindas!!!
ResponderExcluirNossa, hoje estou muito inspirada; pobre Ebraim...bjs
Oi Patrícia!
ResponderExcluirTive um dia technicolor ontem e quero te agradecer. Teve o frango com basmati no almoço, biscoitos de berries e chocolate branco e, para finalizar, o maravilhoso bolo de laranja e coco, que tomamos com chá assistindo a um filme antes de dormir. Recebi elogios, mas disse que tudo eram artes de uma moça chamada Patrícia. Valeu!
Ah, como sobrou muito do frango com arroz (minha família é pequena), estou agora comendo-o frio, como salada, com molho de iogurte, pimenta e coentro. Continua delicioso!
Obrigada,
Lara.
Sabe que algumas coisa que preparo também tenho vontade de não dividir com ninguém, aí deixo a gordice de lado e libero os docinhos. Ficaram lindas as barrinhas, aveia deixa tudo com uma aparência tão bonita!
ResponderExcluirbeijão
Nunca tinha pensando em fazer minha própria barrinha. E é fácil, hein? Receita anotada ;)
ResponderExcluirVendo todas essas delícias dá até vontade de cozinhar. Parabéns.
ResponderExcluirwww.atelierartedecor.blogspot.com
Meninas, obrigada pelos comentários!
ResponderExcluirSá, se fossem sapatos seria péssimo pro meu bolso, tb. :)
Lara, querida, eu é que te agradeço! Fico tão feliz sabendo que você curtiu as receitas, que elas deram certo! Notícia boa, menina! Obrigada a você por vir aqui me contar.
Beijão!
Boa tarde, tudo bem?
ResponderExcluirPassamos conhecer seu blog e gostamos muito. Venha nos conhecer também,abraços
Oi!
ResponderExcluirAdoro o seu blog e passo diariamente e fico me deliciando com as receitas.... Fico sempre na duvida do que seria o açucar mascavo claro... Acabo sempre usando o normal!
Fernanda, é só comparar as marcas: algumas são mais clarinhas, outros mais escuras.
ResponderExcluirBeijo!